CARNAPAUXIS 2017: Mascarado Fobó é no Bloco Unidos do Morro

CARNAPAUXIS 2017: Mascarado Fobó é no Bloco Unidos do Morro

O Bloco Unidos do Morro diferencia-se dos demais pela quantidade de foliões vestidos de Mascarados Fobós, figura típica do Carnapauxis, o qual saiu pelas ruas de Óbidos nesta segunda-feira, dia 27, e arrastou milhares de mascarados até a Praça da Cultura, onde rolou muita maisena e diversão durante o percurso.

No Carnapauxis, o Mascarado Fobó se tornou o símbolo maior. Com toda a sua indumentária composta por capacete colorido, a máscara confeccionada artesanalmente, a bexiga de boi, o dominó (roupa tipo macacão de florão), o referee e o elemento essencial, a maisena que é usada na “batalha de pó”, travada entre os brincantes dos blocos, numa bela e colorida imagem. Atualmente, muitos foliões estão trancando as máscaras de papel por máscaras de plástico, o que quebra, até certo ponto, a tradição da vestimenta original do Mascarado Fobó.

O objetivo principal do Mascarado Fobó é brincar bastante durante o carnaval e não se “manjar”, ou seja, não ser reconhecido pelos outros foliões, pois caso isso aconteça será desmascarado – “manjado”. Se o mascarado chegar ao final da brincadeira sem ser “manjado”, no outro dia ele repete o dominó, caso contrário tem que escolher outro dominó e outra máscara. Acontece muitas vezes do mascarado não ser “manjado” durante todo o carnaval, isso é motivo de orgulho para o brincante, pois aprontou todas e não foi reconhecido.

O Bloco Unidos do Morro entrou no corredor da folia por volta 19:00h chegando a Praça da Cultura por volta da 21:00h horas, onde uma multidão se formou, transformando a Praça da Cultura num local de alegria e muita diversão.

Clique aqui para ver o histórico do Bloco Unidos do Morro

O Carnapauxis continua nesta Terça (09) com o Bloco da Virgens, bloco de homens vestidos de mulheres, representante do Bairro de Santa Terezinha.

www.chupaosso.com.br

Fotos de João Canto (1 e 2), Odirlei (3 e 4)  e Vander N Andrade (5 e 6)

FOTOS...

 

 

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS