Distrito do Flexal terá médica permanente na Unidade Básica de Saúde

Distrito do Flexal terá médica permanente na Unidade Básica de Saúde

Integrante do programa Mais Médicos do Governo Federal, Alessandra Sales aceitou o desafio de trabalhar na região mais populosa do interior do município de Óbidos, o Flexal. 

Os moradores do Distrito do Flexal, localizado a 97 km da sede do município de Óbidos, oeste do Pará, recepcionaram com festa a médica que irá trabalhar na Unidade Básica de Saúde (UBS), Nazaré Venâncio Ribeiro. Além de trabalhar no distrito a profissional irá residir na localidade para facilitar os atendimentos.
                                                                                                    

O prefeito Chico Alfaia, acompanhando da primeira-dama Antonieta Barros, da secretária de saúde Melina Braga e dos vereadores Rylder Alfonso Ribeiro e Rubinho Souza, estiveram no distrito para acompanhar a chegada da profissional, que veio para Óbidos por intermédio do programa Mais Médicos do Governo Federal.           

Os funcionários da Agência Distrital, sob a coordenação do assessor Francisco Pereira, reuniram moradores e servidores que atuam nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social, para receber a médica que trabalhará no distrito. Alessandra Sales de 27 anos é brasileira natural de Itaituba, radicada no estado de Rondônia. A médica estudou durante sete anos em Cuba e foi recrutada pelo programa mantido entre os dois países, que visa a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

Os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, moradores e demais lideranças da região, deram as boas-vindas a médica. “Essa é uma luta de muito anos dos moradores do distrito do Flexal. Como representante dessa região me alegro em ver o olhar atencioso que a atual gestão está tendo com nossa população, e vamos dar total apoio a doutora para que ela possa desenvolver bem o seu trabalho”, disse o vereador Rylder Ribeiro.

O prefeito Chico Alfaia destacou a importância do feito inédito, que garante atendimento médico para uma das regiões mais populosas do interior do município. “Essa conquista é de todos, principalmente dos moradores deste distrito que há anos clamavam pela vinda de um médico para cá. Isso só foi possível porque tivemos a compreensão da doutora Alessandra, que aceitou o desafio de trabalhar no Flexal. Esperamos que o povo abrace essa profissional e a trate bem. Do que depender da nossa gestão ela terá todo o suporte que precisar”, garantiu o prefeito.

Além da chegada da médica, a unidade de saúde que passou por reforma no mês passado, recebeu reforço no estoque de medicamentos da farmácia básica, possibilitando o tratamento de algumas doenças de baixa complexidade. “A vinda da doutora Alessandra qualificará os serviços ofertados pela nossa unidade básica de saúde, por isso tivemos a preocupação de reforçar a nossa farmácia básica para garantir não só o atendimento médico, mas medicamentos às pessoas que procuram atendimento aqui. Com a permanência dela no Flexal poderemos desenvolver diversos projetos na área da saúde, e melhorar os que já são desenvolvidos pelos nossos profissionais”, explicou Melina Braga, secretária de saúde.

Antes, para buscar atendimento os moradores se deslocavam de moto para a cidade de Curuá, que faz fronteira com o distrito. Com a chegada da médica, a UBS do Flexal passará a ofertará consultas quatro vezes por semana para os moradores do distrito e adjacências. “Me sinto feliz pela forma que fui recebida e prometo me doar para atender dentro das minhas possibilidades, às necessidades do povo do Flexal. É o meu primeiro trabalho desde que me formei e sinto que esse desafio será muito importante para o meu crescimento profissional e para os moradores desta região”, falou a médica Alessandra Sales. 

FONTE: Ascom/PMO

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar