3º Festival de Música das Escolas de Óbidos está com inscrições abertas

3º Festival de Música das Escolas de Óbidos está com inscrições abertas

Alunos legalmente matriculados nas escolas da rede municipal e estadual de ensino, em Óbidos, podem se inscrever até o dia 25 de setembro de 2017, para participar do 3º Festival de Música das Escolas do Município de Óbidos (Fememo), que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de outubro, na Praça de Cultura. O evento integra a programação de comemoração dos 320 anos do município, celebrado no dia 2 de outubro, organizado pelas secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo.

O festival foi criado com o objetivo de revelar e valorizar os talentos musicais existentes nas escolas da rede pública existentes no município. Élia Amazonas, coordenadora do Setor de Arte e Música da secretaria de educação, destaca o grande envolvimento das escolas que escolhem seus representantes no festival por meio de seletivas realizadas nos próprios educandários. “As mobilizações iniciam nas próprias escolas que promovem uma espécie de pré-festival para fazer a escolha dos seus candidatos. Essa seletiva envolve toda a comunidade escolar e estimula nossos alunos a ingressarem no mundo da música”, destacou.

As disputas serão divididas em duas categorias. A Categoria A será destinada aos alunos na faixa etária de 7 a 12 anos de idade, matriculados nas escolas que atendem o Ensino Fundamental Menor. Na Categoria B disputam os alunos com faixa etária entre 13 a 16 anos de idade, matriculados nas escolas que atendem o Ensino Fundamental Maior até o 1º ano do Ensino Médio.

“A divisão por categoria torna o processo de avaliação justo e permite que os candidatos tenham mais tranquilidade no momento das suas apresentações, oportunidade em que são avaliados pelo corpo de jurados. Esse momento gera uma expectativa muito grande, então, temos que ter esse cuidado com os nossos alunos”, disse Élia.

Cada educandário terá direito de inscrever até dois representantes por categoria. Os interessados devem procurar a direção das suas respectivas escolas, que já estão de posse do regulamento do 3º Fememo.

Prazo

As inscrições devem ser confirmadas até o próximo dia 25, na Coordenação de Arte e Música da Semed. Na ocasião, além das informações dos candidatos, devem ser entregues a letra e cifra das composições que passarão por uma avaliação antes do início dos ensaios com a banda base do festival, programados para o período de 2 a 9 de outubro.

A semifinal será realiza nos dias 10 e 11, e a final no dia 12 de outubro. Não serão aceitas inscrições após a data limite estipulada pelo regulamento.

Avaliação

Os critérios de julgamento serão: afinação, melodia, letra, interpretação e qualidade vocal; sendo irrevogável a decisão dos jurados. Não será permitida músicas de duplo sentido, cunho pejorativo e/ou que não condizem com a faixa etária do candidato, podendo este ser desclassificado.

FONTE: ASCOM/PMO

Por: Érique Figueirêdo

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar