Evento de sensibilização marca a abertura da campanha “Outubro Rosa” em Óbidos

Evento de sensibilização marca a abertura da campanha “Outubro Rosa” em Óbidos

A Secretaria Municipal de Saúde de Óbidos (Semsa), abriu oficialmente as ações alusivas à campanha “Outubro Rosa”, com uma ação de sensibilização para chamar a atenção da população para a importância da prevenção ao câncer de mama. O evento foi realizado no auditório da Casa da Cultura, na noite da última terça-feira (3).

A programação levou informação ao público presente sobre os cuidados e as formas de prevenção do câncer de mama. Uma Palestra ministrada pela doutora Alessandra Sales, do programa Mais Médicos do Governo Federal, deu dicas de como diagnosticar a doença, a importância do autoexame e as características do câncer de mama.

“Essa campanha tem como objetivo principal sensibilizar e orientar a população de que precisa sim ser detectado precocemente o câncer de mama para garantir um tratamento eficaz, ele é um dos que mais crescem no Brasil infelizmente, então nós queremos alertar a população sobre os perigos dessa doença e suas formas de prevenção, e o mês de outubro é a oportunidade para isso”, ressaltou Melina Braga, secretária de saúde.

Além de instruir, o evento estimulou o público a participar das ações que serão desenvolvidas ao longo do mês. Uma delas é a realização de exames clínicos das mamas em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. A orientação é que os usuários procurem a UBS mais próxima de sua residência e solicite o exame.

“Essa demanda será livre, então as pessoas podem procurar as unidades e solicitar o exame. O Hospital Regional do Baixo Amazonas nos disponibilizou onze vagas para os casos que necessitem ser referenciados e caso isso ocorra, nós já estamos preparados para tomar todas as ações necessárias”, disse Melina.

Em parceria com uma empresa que atua no ramo de perfumaria e cosméticos, foram sorteados durante o evento de lançamento, brindes entre os participantes. Além da programação nas unidades de saúde, uma carreta no próximo dia 27 de outubro, deverá levar para as ruas da cidade o alerta à população sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mana.

Casa da Cultura

O prédio da Casa de Cultura localizado no centro de Óbidos, recebeu iluminação especial e foi ornamentado com o símbolo da campanha contra o câncer de mama, para sensibilizar a população a aderir as ações do outubro rosa.

FONTE: ASCOM/PMO

Por: Érique Figueirêdo –  Fotos: Mauro Pantoja

FOTOS....

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar