O obidense Célio Simões foi eleito para a Academia Paraense de Letras

O obidense Célio Simões foi eleito para a Academia Paraense de Letras

O obidense Célio Simões, advogado e escritor, foi eleito no dia 26 de outubro, o mais novo imortal da Academia Paraense de Letras (APL). Dos 31 imortais que votaram, Célio teve 22 votos e seu concorrente, teve 5 votos e houve 4 votos em branco. Célio ocupará a Cadeira de nº 26 que pertenceu ao jornalista e crítico Acyr Castro.

Célio comentou sobre sua eleição para a APL: “Caro amigo, minha eleição para a Cadeira n. 26 da Academia Paraense de Letras foi no dia 26 de Outubro, por coincidência, data do aniversário da Fátima. Eu estava em minha residência com as pessoas da família que foram parabenizá-la, quando uma comissão de acadêmicos chegou lá para dar a notícia de que eu fora eleito”, informou Célio.

Já foram membros da Academia Paraense de Letras os seguintes obidenses: Augusto Corrêa Pinto Filho, Raimundo Nogueira e Ildefonso Guimarães e agora Célio Simões.

Célio Simões

Célio Simões de Souza, idealizador e primeiro presidente da Academia Artística e Literária de Óbidos -AALO, é escritor, advogado graduado pela UFPa e pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Foi Coordenador da Escola Superior de Advocacia, professor na UNAMA, Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Juiz do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PA e membro da Advocacia Consultiva da União. É membro da Academia Paraense de Jornalismo e da Academia Paraense de Letras Jurídicas. Recebeu Medalha de Prata em concurso literário da Revista TROFÉU (SP). É co-autor da obra “Rio Amazonas – Um Abraço Apertado”. Sua patrona é sua tia, a professora Cora da Silva Simões, que dedicou toda a vida ao magistério em Óbidos. Célio também foi homenageado pela Ordem do Mérito Advocatício, concedida pela OAB/PA; Ordem do Mérito Eleitoral, concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará e a Comenda Jus et Labor, outorgada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8a. Região (Pará e Amapá).

www.obidos.net.br

Fotos...



Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar