Comunitários de Oriximiná participam de segunda etapa do curso de Agentes Ambientais

Comunitários de Oriximiná participam de segunda etapa do curso de Agentes Ambientais

Acordos de pesca, Lei de Crimes Ambientais, mediação de conflitos e poluição dos rios e lagos foram os temas escolhidos pelos alunos para o segundo módulo do curso de Agentes Ambientais Comunitários que é ministrado para integrantes de 17 comunidades do município de Oriximiná, na região da Calha Norte. O objetivo do curso é capacitar os comunitários para que eles possam identificar e buscar soluções para os problemas ambientais de suas comunidades no que se refere aos impactos e danos ambientais causados pelo homem.

O módulo foi realizado pelo Programa Territórios Sustentáveis em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Mineração de Oriximiná, Unidade Integrada de Defesa Ambiental (Unidas) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio/PA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio do Fundo Dema e Fundo Amazônia. 

Participaram da segunda etapa da capacitação em agentes ambientais comunitários moradores de comunidades do entorno da Flona Saracá-Taquera, rio Trombetas e da sede municipal de Oriximiná. “Essa capacitação vem atender as demandas dos próprios comunitários, em relação a conhecimentos como a resolução de conflitos relacionados à questão de pesca predatória e invasão de lagos, e trazer estes temas foi muito oportuno, primeiro, por se tratar da realidade deles e, segundo, porque aprenderam que é possível buscar soluções mais qualificadas e menos conflituosas para os desafios enfrentados diariamente nas comunidades”, Renan Moura.

A atividade faz parte do eixo Gestão Ambiental que atua no apoio direto às Secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Faro, Terra Santa e Oriximiná. O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) que atua nos eixos Gestão Pública, Capital Social, Desenvolvimento Econômico e Quilombolas e que conta com o apoio financeiro da Mineração Rio do Norte.

Fonte: Territórios Sutentáveis


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar