Universidade multicampi e ações afirmativas da Ufopa estão entre as prioridades da Chapa Novos Rumos

Universidade multicampi e ações afirmativas da Ufopa estão entre as prioridades da Chapa Novos Rumos

O matemático  Hugo Alex Diniz e a geofísica Aldenize Ruela Xavier foram eleitos para a reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para um mandato de quatro anos que inicia em abril de 2018. Eles venceram a consulta pública ocorrida na terça-feira, 5 de Dezembro, em que disputaram a reitoria com outras quatro chapas.

Numa breve explanação durante a primeira coletiva concedida depois de eleitos eles destacaram os compromissos assumidos durante a campanha. “Temos um compromisso com toda a população da região Oeste do Pará. A Ufopa vai se conectar com todos os setores da sociedade e nós vamos juntos levar a universidade para o espaço de relevância local, regional, nacional e até mesmo internacional que a Ufopa merece e tem potencial para estar”, ressaltou Hugo Alex Diniz.

Aldenize Xavier reiterou o processo democrático por que passou a universidade. “A Ufopa passou,  nos últimos meses,  por um processo de construção de ideias ímpar. Isso por meio das cinco chapas discutindo quais os caminhos que a universidade vai percorrer nos próximo quatro anos. Todo esse o material produzido durante essas rodas de conversa, durante essas discussões com essas equipes precisam ser capitalizados e vir juntos para construirmos a universidade que de fato a gente precisa para a região Oeste do Pará”.

O reitor eleito reconheceu os avanços conquistados pela universidade nos últimos quatro anos na gestão da Reitora Raimunda Monteiro a quem agradeceu as felicitações recebidas. Ele reafirmou dois de seus compromissos de campanha: a Gestão Multicampi e a consolidação e ampliação das ações afirmativas. “Outro avanço importante foram as ações afirmativas implantadas na universidade, um processo importantíssimo de inclusão daqueles que historicamente não tiveram acesso à universidade. Nós continuaremos avançando nessa direção”.

Infraestrutura – Outro desafio a ser enfrentado nos próximos quatro anos.  “Quando falamos em infraestrutura o que é mais visível é a física, mas nós temos também a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI). Nosso  parque computacional precisa ser renovado. As ferramentas de TI serão fundamentais para executar o que nós planejamos para a universidade. A infraestrutura de bibliotecas é o nosso maior desafio. Precisamos  consolidar bibliotecas em todos os seis campi da Ufopa de fora da sede”.

Transição - Hugo e Aldenize assumem a reitoria em abril de 2018 mas já estão trabalhando no planejamento da transição. “Vamos solicitar ao Consun a criação de um grupo de trabalho para que,  professora Aldenize e eu, estejamos a partir de janeiro, dedicados integralmente à preparação da gestão que começa em abril”, informou Diniz.

Como é escolhido o reitor de uma universidade federal -  Estão aptos a votar professores, técnicos administrativos em educação e estudantes de graduação e pós-graduação. Mas esta não é uma eleição tradicional na qual os eleitos são empossados automaticamente. É o Conselho Universitário (Consun), instância máxima de deliberação,  que homologa o resultado da consulta pública. Na Ufopa a reunião está marcada para a quarta-feira, 20 de dezembro. Nesta reunião será elaborada uma lista tríplice como os nomes do reitor e vice eleitos e mais outro indicado pela Chapa vencedora. Esta lista será enviada, até o dia 29 de janeiro de 2018, para o Ministério da Educação (MEC) que por sua vez enviará à Presidência da República cuja atribuição é nomear os novos gestores da Ufopa, a exemplo do que ocorre em outras universidades públicas brasileiras.

SERVIÇOS

O professor Hugo Alex Diniz da chapa NOVOS RUMOS vencedora da Consulta Pública na disputa à Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) estará  em Óbidos, nesta quarta-feira, 13. 

LOCAL: Campus da Ufopa, em Óbidos .
Hora: 9h30
Assunto: Consolidação dos cursos da Ufopa no campus de Óbidos

Informações: Lenne Santos


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS