Escola Duque de Caxias em Óbidos poderá ser fechada e pais questionam

Escola Duque de Caxias em Óbidos poderá ser fechada e pais questionam

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 8, no Auditório da Casa da Cultura, em Óbidos, uma reunião onde a Secretária de Educação do Municipio, Profa. Ananilva, anunciou o fechamento da Escola Duque de Caxias, através de um ato administrativo, sob muito protestos dos pais dos alunos, que são contrários a tal decisão.

O anuncio do fechamento da escola Duque de Caxias causou muitas discussões na sociedade obidense e durante a reunião. Segundo informações, caso a Escola seja fechada, os alunos serão remanejados para as escolas José Veríssimo e Escola José Tostes, no Centro da Cidade.

A decisão final será dada na próxima quarta-feira, dia 11, quando haverá outra reunião, onde estarão presentes representantes de várias entidades: “Na quarta-feira (8) o conselho da escola e representantes dos pais, vamos sentar com os pares e juntos vamos discutir essa situação do Duque de Caxias, pra que agente possa afinar o que vamos fazer em 2018 com relação aos espaços e esclarecer bem a população. Nós temos uma situação das três escolas do centro da cidade, que não têm toda demanda. Tem toda uma situação envolvendo o nome Duque de Caxias, mas precisamos fazer essa análise técnica de como ficarão as escolas do centro da cidade”, comentou Ananilva.

Quanto a possibilidade de rever a decisão de fechar a Escola, Anailva comentou: “Tudo é possível em ser revisto, mas hoje está pesando muito a situação do Município. Tudo que foi dito aqui levaremos em consideração, mas deixo muito claro que a discussão não partiu do gestor pra SEMED, partiu de uma conversa técnica com os conselhos, com as representações do sistema de educação para definição de como seria o funcionamento das escolas no centro da cidade”.

Os pais dos alunos da escola reclamaram que não foram ouvidos para a tomada de decisão, quanto a isso Ananilva informou: “Nós podemos ter pecado em relação a isso, mas repito, o tempo, as questões que a SEMED está envolvida, essa análise que fizemos pesou muito para o Duque de Caxias, mas chegamos na sexta-feira nesse veredito em relação as três escolas, pois a demanda vem reduzindo muito nesses últimos anos”.

Lailton Farias, pai de aluno, falou sobre o possível fechamento da Escola: “A reunião foi positiva a nosso favor. Acredito que as pessoas que tomaram essa decisão de acabar com a escola Duque de Caxias este ano, na próxima reunião que acontecerá na quarta-feira, será repensado essa decisão tomada pelo governo. Infelizmente não foi uma decisão acertada do governo. Nós lamentamos muito o governo não ter chamado a comunidade Duque de Caxias pra conversar, a secretária de educação não ter reunido e ter a preocupação de chegar com a comunidade, reunir para tomar uma decisão”.

Lailton informou que tal decisão pegou todos os pais de surpresa: “Foi um baque pra todos nós. Estamos na esperança que o governo possa recuar, rever sua decisão e que agente possa ter um tempo pra conversarmos com nossos filhos e os servidores possam ter um tempo de transição. Se precisa fazer que não seja este ano, de uma hora pra outra, praticamente as escondidas, só ficamos sabendo realmente hoje de acabar com a escola. Acredito que na reunião podemos ter uma decisão favorável a comunidade Duque de Caxias ”.

Melinda Savino, mãe de alunos da Escola, informou que os pais não foram escutados e comentou: “Nós formos pegos de surpresa. Hoje (7) de manhã eu confirmei a matrícula de meus filhos e as 10:30h soube que tinha esta reunião para tratar sobre assunto da escola. Até então pensei que era pra “tratar”, era ver como ficaria. Não, vimos que a escola está praticamente fechada. Esperamos que realmente a comunidade duque de Caxias seja escutada. A escola tem hoje um dos maiores IDEBs do município, isso tem que contar. Temos problemas de infraestruturas, mas nos temos estudo, então, temos que levar em consideração isso”.

Melinda informou que 90% das salas de aula foram climatizadas com ajuda dos pais de alunos, não foi dinheiro do governo. “Os pais se envolvem na escola, os pais cooperam com a escola. Por que de manhã estava tudo bem e agora não está? Por que não fomos escutados? Isso pra nós é triste”, lamentou Melinda.

Duque de Caxias

A escola Duque de Caxias foi fundada em 1970 e este ano (2018) completará 48 anos de existência e já formou muitas gerações cidadãos obidenses, hoje inseridos no mercado de trabalho. Em 2017 a escola tinha cerca de 230 alunos distribuídos em turmas, em média, com 20 alunos, do ensino básico. Segundo o IDEB, a escola apresentou um dos melhores índices nos últimos anos: 2011: 5,3; 2013: 5,6; e em 2015: 5,8, sempre acima da meta.

www.obidos.net.br -> Fotos de Vander N Andrade

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar