Círio Fluvial de Sant´Ana emociona o povo obidense

Círio Fluvial de Sant´Ana emociona o povo obidense

O Círio Fluvial de Senhora Sant’Ana, padroeira dos obidenses, um dos mais tradicionais da região do oeste do Pará, este ano saiu do município vizinho de Curuá, neste domingo, dia 08, seguindo pelos lagos e igarapés e depois Rio Amazonas, passando pela Comunidade de Santo Antônio, no Pará de Baixo, até a cidade de Óbidos.

A romaria de transladação de Óbidos para Curuá aconteceu no sábado, dia 07, em uma carreata que saiu de Óbidos pela por volta da 07h, parou em 21 comunidades até chegar na matriz de São Raimundo Nonato, em Curuá, por volta das 20h, onde foi celebrada uma missa.

No domingo, dia 08, a Círio Fluvial que saiu da cidade de Curuá, iniciou com uma missa celebrada pelo Padre Davenir, onde agradeceu a hospitalidade dos curuaenses,  que lotaram a igreja de São Raimundo Nonato para se despedir de Sant´Ana. A imagem de Sant´Ana saiu da igreja de São Raimundo Nonato por volta das 10:30h, seguiu em procissão até o cais do porto, onde foi conduzida pelo pelo BM Josimar Josivaldo IV até a comunidade de Santo Antônio, já no município de Óbidos, onde muitas embarcações já esperavam, que se juntaram as que vieram de Curuá e seguiram para Óbidos, chegando no Cais do Porto, por volta das, por volta da 20h.

Milhares de fiéis se concentraram na orla da Cidade de Óbidos esperando pela Imagem de Senhora Sant´Ana, que chegou em uma Balsa, especialmente ornamentada para o evento, a qual foi recebida Por dom Bernardo e entregue a Dom Orani Tempesta, que estava presente no Círio, o qual a ergueu à população, depois foi colocada na Berlinda e seguiu em procissão até a Praça de Sant´Ana, onde foi celebrada uma missa campal.

Nas ruas por onde a procissão terrestre passou, a população obidense devotos de Sant´Ana se mobilizou, e de alguma forma, procuraram mostrar a sua devoção por sua padroeira, ornamentando as ruas, montando altares em suas residência e fazendo suas homenagens. A emoção era visível nas pessoas que acompanharam a procissão,  fazendo suas orações, seus pedidos, agradecendo as graças alcançadas, cantando ou rezando silenciosamente.

Em fim, de alguma forma a população católica obidense despertou para a importância das tradições culturais do Círio de Senhora Sant´Ana, e mais um ano renovou a sua fé em Sant´Ana, se mobilizou e mostrou que é possível fazer um belo Círio.

A Festividade de Sant’Ana prosseguirá até o dia 26 de julho com uma vasta programação, tanto cultural, quanto religiosas.

www.obidos.net.br

Fotos do Círio de João Canto(02 e 03), Odirlei Santos (04),  Fotos de Curuá de Vander N Andrade (01, 05 e 06)

 FOTOS....

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar