Lixo na Barreira de Óbidos continua se acumulando

Lixo na Barreira de Óbidos continua se acumulando

No final de julho em Óbidos, dia 29, demos uma volta na barreira por trás das Barracas da Festividade de Sant´Ana e registrarmos algumas imagens que  mostram uma quantidade  de lixo muito grande despejado na mata da barreira e imediações, em sua maioria embalagens plásticas, copos descartáveis, garrafas pets, latas e outros.

O lixo jogado naquele lugar se espalha por entre a mata por uma longa área. Não se sabem quem depositou o lixo naquele local, mais podemos afirmar que a consciência ambiental de quem o fez, é nula. Os órgãos competentes deveriam fazer uma visita no local para a retirada do lixo, pois se não o fizerem, lá permanecerá no mínimo por 40 anos, tempo que certos  plásticos levam para se decompor, podendo causar danos irreversíveis ao meio ambiente.

Esta já é a quarta matéria que publicamos neste site sobre o problema do Lixo na Barreira, e desta vez notamos o lixo se espalha pela praça do estreito.

O problema do Lixo Plástico

Segundo o Instituto Gea, até a metade do século XX o lixo não significava um problema. A maior parte dele era formada por materiais orgânicos, como restos de frutas e verduras, assim como de animais, e tudo isso é degradável pela ação da natureza. O lixo era menor e facilmente transformado pelo próprio Meio Ambiente em nutrientes para o solo.

Com o passar dos anos, o modo de vida dos habitantes do planeta foi mudando. As pessoas das áreas rurais migraram para as cidades e a população das cidades cresceu consideravelmente. Com isso a população começou a consumir muito mais, o resultado é que passou a fazer parte da vida cotidiana do mundo moderno a compra de alimentos e outros produtos em embalagens plásticas ou enlatados, prontos para o consumo.

Assim, chegaram as embalagens plásticas, o leite longa vida, os vegetais já lavados e em sacolas plásticas, as cubas plásticas de ovos, os copos descartáveis, as garrafas pets, isopores, enfim o mundo dos plásticos entrou em nossas vidas e junto vieram os problemas. Tudo isso passou a significar também montanhas de lixos não biodegradáveis. E o que é pior, são materiais que a natureza custa muito - quando consegue - degradar e incorporar novamente ao ciclo da vida.

Pesquisas apontam que os plásticos são danosos ao meio ambiente por diversas razões: muitos dos elementos químicos que participam de sua fabricação são perigosos (propileno, etileno, fenol, benzeno, poliestireno), além de colocarem para as indústrias o problema de gerar um destino seguro para os detritos tóxicos poluentes do ar e dos cursos d’água. Os resíduos da indústria do plástico foram considerados pela Agência de Proteção dos Estados Unidos (EPA) como os mais agressivos à vida no planeta.

www.obidos.net.br

FOTOS....

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar