Hospitais de Alenquer, Juruti e Óbidos recebem investimentos do Estado para ampliar atendimentos

Hospitais de Alenquer, Juruti e Óbidos recebem investimentos do Estado para ampliar atendimentos

Os municípios da margem esquerda do Rio Amazonas - Alenquer, Juruti e Óbidos - ganharam um importante reforço na área da saúde. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) garantiu recursos que asseguram às entidades que administram os hospitais Santo Antônio (Alenquer), 9 de Abril (Juruti) e Santa Casa de Misericórdia (Óbidos) oferecer atendimento especializado de média, e em alguns casos, de alta complexidade à população desses municípios.

Os documentos que garantem o repasse de recursos foram assinados em duas etapas. A primeira ocorreu na sede do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, em Santarém, na quinta-feira (30), oficializando o repasse na ordem de R$ 4.740.022,50, por meio de termo de fomento (o primeiro do estado do Pará) para o Hospital Santo Antônio de Alenquer, administrado pela Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição.

O fomento é determinado por termo de referência assinado em março deste ano pelo governador Simão Jatene e tem por objeto realizar a reforma e ampliação para implantação de 10 leitos de UTI adulta tipo II, central de material esterilizados, central de abastecimento farmacêutico, lavanderia, nutrição e dietética, central de gases e aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

"Constituímos esse termo de fomento para construção de uma UTI para 10 leitos, remodelar toda a parte de nutrição e lavanderia e ampliar a abertura de novos leitos em Alenquer nas especialidades que já estão fechadas, entre elas a ortopedia", explica o secretário de Estado de Saúde, Vítor Mateus.

Juruti e Óbidos

Nesta sexta-feira (31), no município de Juruti, foram assinados outros dois documentos. Em Juruti, para a contratação de serviços de saúde já prestados à comunidade pelo Hospital 9 de Abril na Providência de Deus, construído pela mineradora Alcoa, como parte da Agenda Positiva assumida com o município. Ele hoje é administrado pela Associação e Fraternidade São Francisco, na Providência de Deus.

O titular da pasta estadual de Saúde, Vítor Mateus, explica que em Juruti a ideia é tornar o hospital apto para ofertar atendimentos e receber verba pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). "Nós estamos contratualizando serviços para o SUS, que vai atender a população de Juruti, Terra Santa e Faro. A gestão continuará sob responsabilidade da entidade filantrópica, nós estamos contratando serviços para manter a excelência que ele já tem na oferta de endoscopia, cardiologia e cirurgias eletivas, para dar referência para essa região no Baixo Amazonas", argumenta Vítor Mateus.

Em março deste ano, a equipe do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas esteve em Juruti visitando as instalações. Na avaliação do secretário regional, Olavo das Neves, o Hospital 9 de Abril tem todas as condições de ampliar os serviços já ofertados.

"Essa é uma forma de levar saúde para mais próximo do usuário, em especial nos municípios que possuem muitas vezes dificuldades de acesso ao polo Santarém, uma vez que dependem de transporte fluvial, com acessos que chegam a demandar 8, 12 ou 18 horas. Com esse programa de interiorização e investimentos nos três municípios que estão sendo beneficiados nesse momento [Alenquer, Óbidos e Juruti], nós teremos a oportunidade de estar mais próximo e, também, desafogar o Hospital Municipal, além do Regional do Baixo Amazonas, ambos em Santarém", observa Olavo das Neves.

Em Óbidos, o investimento do Estado refere-se à obra da Santa Casa de Misericórdia Dom Floriano, administrada pela Associação de Caridade da Santa Casa. "Em Óbidos o investimento está constituído de uma obra que está paralisada e houve um pleito para que a gente pudesse financiá-la. É um recurso de R$ 3,6 milhões para sua conclusão sabendo que já estão assegurados os equipamentos, que inclusive já se encontram no hospital aguardando sua conclusão para que possam ser operacionalizados", observa o secretário.

Os recursos garantem à Santa Casa de Óbidos a reforma e ampliação física, com oito leitos para internações, seis salas de imagenologia (USG, endoscopia, mamografia, Raio X, audiometria, ecocardiograma, eletroencefalograma e colonoscopia) três PPP (Pré-Parto, Parto e Puerpério), centro cirúrgico com duas salas e uma sala de parto e urgência e emergência no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Óbidos.

FONTE: Agência Estado

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar