Reinaugurados ambientes revitalizados do Museu Integrado de Óbidos

Reinaugurados ambientes revitalizados do Museu Integrado de Óbidos

O Museu Integrado de Óbidos está situado à Rua Justo Chermont, 607, cuja a inauguração aconteceu em  2 de outubro de 1985, e tem como objetivo recuperar o patrimônio, preservar e dinamizar a cultura regional e manter um núcleo museológico.

Nos últimos anos o Museu vem se mantendo com grande dificuldade, sem receber recurso do poder público, conta apenas com a doação de algumas pessoas. A cada ano, a arrecadação está cada vez menor e insuficiente para fazer a manutenção da entidade. Com isso, o telhado, o forro, a pintura e os espaços se deterioram e precisaram de intervenção para que não acontecesse o pior: o fechamento do Museu.

Nesse sentido, o atual Diretor do Museu integrado de Óbidos, o Jornalista Ronaldo Brasiliense, encampou uma campanha pra recuperação do Museu que estava em péssimas condições, para a qual, alguns obidenses contribuíram. O prédio ganhou reformas no telhado, forro, pintura interna e reorganização dos ambientes que foram repaginados, com informações através de Banners dos referidos ambientes.

Assim, na noite desta quarta-feira, dia 10, a direção do Museu Integrado de Óbidos, preparou um coquetel e reuniu os obidenses para reinaugurar os ambientes restaurados e a abertura do Museu para visitação pública, que estava fechado para realização das obras.

Durante o evento, Brasiliense iniciou sua fala bastante emocionado, agradeceu ao público presente e falou das reformas que foram feitas e outras que infelizmente ainda faltam ser feitas. Falou que espera ajuda da sociedade obidense para concretizar esse grande projeto, pois o Museu não possui renda própria, por isso, não pode pagar se quer, um funcionário para receber os visitantes. Comentou também que tem uma grande preocupação com as instalações elétricas e teme que aconteça o pior, como o que aconteceu no Museu Nacional no Rio de Janeiro.

Portanto, esperamos que cada obidense ou amigo de Óbidos adicione a sua contribuição a esta obra, pois o Museu Integrado de Óbidos já se tornou um monumento obidense, paraense e brasileiro, pois ajuda a contar e preservar a história de Óbidos, assim como serve de fonte de pesquisa para muitos pesquisadores contarem a história de Óbidos e da região.

www.obidos.net.br – Fotos de Vander N Andrade

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar