29º Festival do Jaraqui encerra com escolha da Rainha

29º Festival do Jaraqui encerra com escolha da Rainha

O 29º Festival do Jaraqui, promovido pela Associação Cultural Obidense – ACOB em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, encerrou neste domingo, dia 05, com um uma série de atrações que movimentou a orla da cidade de Óbidos durante todo o dia.

O povo obidense e visitantes que prestigiaram o Festival, puderam se deliciar com o Jaraqui preparado de várias formas, assado, frito, caldeirada, no tucupi, etc, e se divertir com as atrações durante todo dia com muita música: Banda Show Energia e outras atrações como Davi Assayag.

Antes do encerramento do evento, houve a escolha da Rainha do Festival, onde três candidatas concorreram ao título, todas vestidas com trajes típicos, procurando enfatizar a importância desse peixe ao povo obidense. Assim ficou a classificação: A representante da Quadrilha Brincando de São João, Brenda Florenzano, foi a grande vencedora, coroada Rainha do Festival do Jaraqui 2015; Luciane Pinto, representando a Escola Felipe Patroni foi a 2ª colocada e Eliane dos Santos, Explosão Junina, a 3ª colocada.

O Jaraqui

O Jaraqui (Prochilodus ) se tornou Peixe símbolo de Óbidos, através do projeto de Hugo Ferrari. O Jaraqui tem o tamanho médio de aproximadamente 25 centímetros, pode pesar até 400 gramas, sendo um dos peixes mais consumidos na região amazônica. Óbidos é privilegiado, pois fica localizado na parte mais estreita do Rio Amazonas, comumente chamado de “Garganta do Amazonas”, por onde os cardumes obrigatoriamente passam durante a piracema, geralmente no mês de maio e junho, ocasião em que acontece a pesca e é realizado o Festival do Jaraqui.

www.chupaosso.com.br

FOTOS...

 

 



 

Fotos de Odirlei Santos


 






Fotos de Vander N Andrade

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar