Em Óbidos, mais de 500 mulheres foram atendidas pelo “Corujão do Outubro Rosa”

Em Óbidos, mais de 500 mulheres foram atendidas pelo “Corujão do Outubro Rosa”

Todas as UBS’s da cidade ofertaram atendimentos médicos e exames no período noturno.

As mulheres obidenses atenderam ao chamado da campanha Outubro Rosa e compareceram às Unidades Básicas de Saúde dos bairros. A ação aconteceu na quarta-feira (19) em horário especial, como parte do projeto “Corujão”, que ofertou atendimentos e realizou exames das 18h às 22h.

A mudança no horário de atendimento foi uma estratégia adotada para beneficiar as mulheres que trabalharam durante o dia, e não tem como buscar pelos serviços no período normal de atendimento das unidades.

A ação, que integra a campanha de combate ao câncer de mama, mobilizou dezenas de profissionais da rede municipal de saúde, para atender a grande demanda.

A secretária de Saúde, Ana Elza Tavares, disse que a experiência foi positiva e será estudada a possibilidade de realizar novos atendimentos nesse horário.

“Ficamos surpresos com a grande procura nas nossas unidades de saúde, nessa primeira experiência do Corujão. E pelo movimento que nós tivemos, certamente realizaremos outras ações nesse horário”, ressaltou a titular da pasta.

As mulheres atendidas passaram por triagem (peso, temperatura e pressão arterial), exame de Glicemia Capilar, coleta de PCCU (exame preventivo do câncer de colo do útero), exame clínico das mamas, testes rápidos para ISt’s, vacinação e atendimento odontológico.

A dona de casa, Arenilda Paiva, recebeu atendimento na UBS Helena Ribeiro, no bairro São Francisco, e destacou a importância da Prefeitura disponibilizar os atendimentos em um horário acessível para todas as mulheres.

“Muitas mulheres não têm tempo para vir mais cedo, e esse horário ficou ótimo pra gente tá aqui todas presentes. Eu inclusive fiquei surpresa ao chegar aqui e ver todas essas mulheres, foi muito acertada essa medida”, disse.

O prefeito Jaime Silva, visitou todas as unidades e conversou com as mulheres que procuraram por atendimentos.

“Estamos buscando melhorar a saúde do município, o Corujão foi uma estratégia muito importante da Semsa para que as nossas mulheres fossem contempladas, principalmente para aquelas que trabalham durante o dia e não podem ir até às unidades. Ver o sorriso de cada mulher hoje aqui, nesta ação, nos dá a certeza de que estamos avançando e no caminho certo”, destacou.

Atendimentos

Segundo a Secretaria de Saúde, mais de 500 mulheres passaram por algum dos sete serviços disponibilizados no “Corujão” da campanha Outubro Rosa.

Coleta de PCCU: 175; Testagem rápida para IST’s: 102; Exame clinico das mamas: 178; Consulta médica: 105; Atendimento odontológico: 72; Pressão Arterial: 528; Temperatura: 528; Peso: 528.

FOTOS....

FONTE:Informações e fotos Comunicação/PMO

Comentários  

0 #1 Hugo Jr. Ferrari 21-10-2022 14:39
Quero parabenizar essas mulheres guerreiras que se cuidam dessa doença tão terrível que é o câncer de mama e de útero o melhor remédio é à prevenção quando diagnosticado elas correm atrás
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar