Ação sustentável promove troca de Garrafas PET por mudas de plantas em Juruti

Ação sustentável promove troca de Garrafas PET por mudas de plantas em Juruti

Mais de 1.700 mudas de árvores frutíferas e ornamentais foram distribuídas para a população.

Trocar garrafas pet por mudas de plantas de árvores frutíferas ou ornamentais. Este foi o objetivo da ação sustentável desenvolvida em Juruti, no oeste do Pará, na quarta-feira (5). O evento reuniu a comunidade na Praça da República, centro da cidade, onde mais de 1.700 mudas foram distribuídas e o material plástico arrecadado foi repassado para a Cooperativa de Catadores de Juruti (Catajur).

A atividade, que fez parte da programação de aniversário do município que completa 140 anos, foi promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a mineradora Alcoa e a Catajur.

Árvores frutíferas e ornamentais foram distribuídas para a população, parceria Prefeitura e ALCOA

Para Denuza Soares, que integra a cooperativa, a iniciativa foi aprovada, uma vez que foi a oportunidade ideal para obter novas plantas para sua residência. “É uma parceria muito boa que nos apoia nessa caminhada, que pretendemos aprimorar cada vez mais. Para mim é muito importante cultivar plantas e proteger a natureza que vem fazer parte do nosso meio ambiente. Tenho minhas plantinhas em casa e vejo o cultivo delas como uma forma de amor”, ressalta.

De acordo com a secretária municipal de meio ambiente, a troca de garrafas por mudas visa o incentivo do plantio ampliando a cobertura verde do município, além de contribuir com a retirada de resíduos sólidos do meio ambiente para que tenham a destinação adequada. “A gente busca nessas ações, a arrecadação de materiais recicláveis e promover a doação e plantio de mudas, o que favorece um ambiente mais sadio para todo mundo e tivemos ampla participação da comunidade, onde 1700 mudas foram doadas rapidamente”, destaca Nayme Lopes.

População de Juruti recebeu doação de árvores frutíferas em troca de garrafas

Para a educadora ambiental da Alcoa, Sabrina Batista, o objetivo é incentivar o plantio de mudas para que as famílias possam cultivá-las em suas casas ou sítios, fomentando o cuidado com o meio ambiente.A ação foca principalmente em árvores ornamentais e frutíferas em parceria com o poder público.

“As mudas são fruto do trabalho realizado por comunidades cadastradas que nos fornecem as mudas frutíferas, ornamentais e florestais. Recebemos essas mudas destinadas para as nossas áreas de reabilitação e para essas ações junto à comunidade como forma de fomento a preservação”, enfatiza Sabrina. 

Uma das beneficiadas pela ação foi Nelma Bentes. As mudas recebidas por ela serão destinadas para sua casa na cidade, como também para o seu sítio, que fica localizado na região do Jará. “Gosto muito de plantas e algumas delas a gente não consegue comprar ou ter acesso. Tenho bastante em casa e preciso de plantas também, principalmente frutíferas para reflorestar. Agradeço a oportunidade e sempre que tiver esse tipo de ações eu pretendo participar e dar apoio.”

FONTE: Comunicação/ALCOA

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar