Incêndio que iniciou na Barreira se alastrou por terrenos próximos

Incêndio que iniciou na Barreira se alastrou por terrenos próximos

Devido a forte estiagem que está atingindo o oeste do Pará, por conta do verão amazônico, a pastagens e o mato ficam secos e muitas vezes acontecem incêndio provocado pelo homem, outras pela própria ação da natureza. E não é preciso muito para iniciá-lo, apenas uma fagulha, ou mesmo o calor do sol em condições específicas, pode deflagrar um incêndio.

Em Óbidos, registramos neste domingo, dia 27, um incêndio que iniciou na Barreira por volta das 11h, nas proximidades da Oficina e Fábrica de Gelo, no porto de cima, e se espalhou rapidamente por terrenos nas proximidades da Rua Alexandre Rodrigues de Souza, e quase atingiu algumas residências.

Segundo informações, Odirlei Santos, o Sr. Iranildo, proprietário da Fábrica de Gelo, o Sr. Sabá e o Sr. Dionísio, proprietários da Oficina, juntamente com alguns moradores das proximidades, se empenharam ao máximo para apagar o incêndio e evitaram que se alastrasse. Segundo Odirlei, o fogo atingiu os fios de alta tensão, mas não chegou a causar maiores prejuízos, ficando somente nos quintais das residências.

O Vice-Prefeito, Every Aquino, prefeito em exercício, esteve no local do incêndio, o qual comentou que entrou em contato como os responsáveis pelos carros pipas, os quais informaram que os carros pipas estão inoperantes, um está jogado na garagem da Secretaria de Infraestrutura e o outro que era alugado para a Prefeitura foi desmontado. “Nós ficamos de mãos atadas para ajudar, pois até o comércio está fechado para comprarmos mangueira e pegar água da rede da Cosanpa. Óbidos não tem bombeiro na cidade, mas precisa ter um carro pipa funcionando para um momento desse poder socorrer quem quer que seja. Nós estamos aqui impossibilitados de socorrer vocês...Hoje no exercício da prefeitura é que a gente percebe o quanto estamos carentes de uma administração séria voltada pra esse povo. É essa minha revolta, é num momento desse que a gente quer ajudar e não tem como ajudar”, comentou Every.  

Nivaldo Aquino, Presidente da Câmara Municipal que também esteve no local, comentou: “Neste momento, como o Município se encontra, você acaba não encontrando nenhum equipamento mais, a maioria está sucateado. Uma situação dessa é preocupante, pois a prefeitura tem que estar preparada para essas situações.  O Legislativo vai cobrar do executivo para se adaptar a essas situações, pois Óbidos não está preparado para um incêndio de maiores proporções”.

“Já pensou se fosse uma situação mais grave, um incêndio em uma residência, não será com uma mangueirinha dessa que vai se apagar o incêndio. O executivo tem que se preparar e pode ter certeza que nós vamos cobrar”, garantiu Nivaldo.

Como evitar os incêndios?

1 - não jogar pontas de cigarro acesas próxima a qualquer tipo de vegetação;

2 – não queimar folhas ou resto de madeira quando limpar um terreno;

3 - é proibido o uso de fogo em terrenos, áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais,

4- se puder, apagar o fogo rapidamente para evitar que o vento espalhe as chamas, o que poderá causar incêndios de maiores proporções. Caso não consiga, informar imediatamente os órgãos competentes de sua cidade.

www.chupaosso.com.br

Fotos de Odirlei Santos

 FOTOS....

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar