Comunidade do Arapucu realiza evento da Folia de São Tomé

Comunidade do Arapucu realiza evento da Folia de São Tomé

Arapucu é uma comunidade próxima da cidade de Óbidos e há mais de 100 anos realiza a Folia de Santos. Este ano a Folia de São Tomé realizou um evento que iniciou na sexta-feira, dia 06 de janeiro, com a ladainha e consagração dos foliões, a partir das 18 horas, em seguida foi servido jantar aos presentes.

Dia 07, pela manhã, foi feito o levantamento do mastro e em seguida a folia realizou a bênção das roças da comunidade. Ao meio dia foi servido o almoço e em seguida continuou as visitações nas roças. Ao final da tarde realizada a derruba do mastro, em seguida foi rezada a ladainha de São Tomé e feita a distribuição dos alimentos que estavam no mastro, para as pessoas ali presentes. Em seguida foi servido o jantar, terminando assim a parte religiosa.

Dia 08 aconteceu o encerramento do evento com a parte social, onde a comunidade e visitantes puderam participar de um minitorneio e a animação musical ficou por conta de Foguinho e Seus Teclados.

O evento contou com a participação Pró-Reitora de Pesquisa Extensão da UFOPA-Santarém, Raimunda Costa, que parabenizou a comunidade pela tradição e prometeu colocar um grupo de estudo e extensão na comunidade voltada área da cultura arapucuense, o grupo que fará parte desse estudo são os acadêmicos de pedagogia regular da UFOPA-Óbidos: Francerlei Brito dos Santos, Renata Souza dos Santos e Tonia Maria Oliveira da Silva.

 

Com informações e fotos de Francerlei Santos

www.chupaosso.com.br

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar