Tomou posse na IHGP o obidense Otávio do Canto

Tomou posse na IHGP o obidense Otávio do Canto

Em cerimônia solene realizada no dia 15 de março de 2017, em Belém do Pará, o obidense Luiz Otávio do Canto Lopes, tomou posse no Instituto Histórico e Geográfico do Pará – IHGP, ocupando a cadeira de nº 64, que tem como patrono Leandro Tocantins.

A presidente do IHGP, Anaíza Vergolino, deu posse ao novo membro, o qual recebeu a medalha, o diploma de integrante do IHGP, assinou o livro de posse e fez seu discurso como novo integrante do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

A cerimônia de posse aconteceu no auditório do IHGP, onde os integrantes do instituto e convidados estiveram presentes, como o conterrâneo Célio Simões, que também é membro do IHGP.

Otávio do Canto

Otávio do Canto é Filósofo, graduado em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Especialista em Política Científica e Tecnológica para a Amazônia no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA, especialista em Ciências do Ambiente, Mestre em Geografia Agrária e Doutor em Desenvolvimento Rural no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Federal do Pará. Atualmente, lotado no Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia do Núcleo de Meio Ambiente (PPGEDAM/NUMA/UFPA. Tem experiência em Geografia da Amazônia, com ênfase em Populações; Conflitos Ambientais; Ordenamento do Território e Desenvolvimento Rural.

Obras de Otávio Canto

DO CANTO LOPES, L. Otávio, NASCIMENTO, Ivete; COLEHO, A. ; LOPES, P. R. do C . Patrimônio do nosso meio. Barcarena: Açaí, 2012. v. 1. 133p.

DO CANTO LOPES, L. Otávio; ROCHA, C. A. M. . Ambiente: ecologia para a escola básica. Belém: Distribel, 2002.

DO CANTO LOPES, L. Otávio. Várzea e Varzeiros da Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG, 2007. v. 1. 168p .

DO CANTO LOPES, L. Otávio; VENTURIERI, A. (Org.). São Luiz do Tapajós uso do território na Amazônia. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2007.

DO CANTO LOPES, L. Otávio. “Mineração na Amazônia: assimetria, território e território socioambiental". Belém - Pará.

www.chupaosso.com.br

Fotos cedidas por Otávio do Canto

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar