Reabertura do Matadouro Municipal de Óbidos é discutido em Audiência Pública

Reabertura do Matadouro Municipal de Óbidos é discutido em Audiência Pública

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 20 de março, no Centro de Formação Dom Floriano, uma Audiência Pública promovida pelo Ministério Público, em Óbidos, que tem a frente a promotora de justiça Lilian Regina Furtado Braga, idealizadora da audiência, que teve como objetivo debater a possibilidade de reabertura do Matadouro Municipal, interditado há vários anos.

O Matadouro encerrou seu funcionamento em 27 de março de 2013, em virtude de vários problemas, pois o mesmo não atendia os preceitos mínimos de higiene e condições sanitárias, exigidas pela legislação, fatos estes denunciados junto ao Ministério Público Estadual e Federal.

Segundo a Promotora, Lilian Braga, desde que o Matadouro foi fechado houve alguns diálogos feitos com o MP, verificando a necessidade da reabertura do Matadouro, por conta da das dificuldades dos pequenos produtores ribeirinhos abaterem seus animais. Referente a isso promotora informou: “Ocorre que temos alguns problemas de ordem legal, alguns óbices que já foram apontados no momento da interdição, que deveriam ser observados. A preocupação hoje do MP é o enfrentamento desses óbices e se nós temos mesmo alternativas para eles. Alternativa técnica que resolva o problema, como por exemplo: a proximidade com o Rio Amazonas, a proximidade com o aeródromo, com o lago (Geretepaua), se está afetando ou não o lençol freático, entre outros. São preocupações que não deve ser somente do MP, mas de toda população obidense”, comentou a promotora.

Isomar Barros comentou que o encontro foi muito produtivo, principalmente por conta da presença das pessoas que estão envolvidos nessa atividade. Sobre o projeto técnico do Matadouro, comentou: “O que nós sabemos é que no governo passado foram dados alguns encaminhamentos, inclusive com projeto técnico, projeto ambiental e que por algum motivo alheio ao meu conhecimento foi paralisado. Agora precisamos retomar esse projeto e verificar junto aos órgãos ambientais se os relatórios apresentados na administração passados ainda estão valendo e ver a possibilidade de reabertura ou não do Matadouro Municipal. Precisamos ter a exata noção e a segurança de que é viável e necessário a reabertura do matadouro e por isso vamos agilizar e reavaliar esse projeto, discutindo sempre com a comunidade e o Ministério Público”, informou Isomar.

Geovani Giordando, Presidente do Sindicato Rural de Óbidos, comentou: “Nós temos que ter algo palpável pra ver se é possível ou não a reabertura do Matadouro, mas isso só podemos dizer a partir do momento que nós tivermos um parecer técnico dos órgãos do meio ambiente, se pode ou não pode, para que se possa fazer as adaptações do Matadouro”.

O Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Preto, foi enfático em afirmar que é a favor da reabertura do Matadouro, pois é uma questão de logística para o pequeno produtor, pois segundo ele, os ribeirinhos têm que trazer o animal até a cidade e fretar um carro para levar até o frigorífico para ser abatido, uma vez que o frigorifico está há 19 km do rio Amazonas. “É uma questão de viabilidade para o pequeno criador que são os ribeirinhos. Então essa questão vai além, pois é a vida do ribeirinho. Já basta o sofrimento que eles têm nesse período de enchente, no dia-a-dia deles, e na hora de tirar o proveito em abater uma ou duas reses que ele criou com tanta dificuldade, ainda vai enfrentar toda essa maratona para chegar até o frigorifico, pra depois essa carne chegar ao consumo do povo obidense”, comentou o Vereador Preto.  

Referente aos encaminhamentos da Audiência Pública, a promotora Lilian informou que a Prefeitura deverá apresentar aos órgãos ambientais uma proposta técnica para viabilizar ou não a reabertura do Matadouro Municipal, pois segundo ela, será o órgão ambiental que irá dizer se está tudo de acordo com a legislação ou não.

A audiência contou com a presença da Promotora, Lilian Braga,  vice-prefeito Isomar Barros; presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos de Souza; Secretário de Meio Ambiente Celso Rodrigues; Tatiane Hage, coordenadora da ADEPARÁ; Presidente do Sindicato Rural de Óbidos,  Giovanni Giordano, Sivaldo, dono do “Frigorífico dos Amigos”, onde são abatidos os animais atualmente, marchantes, Advogado Camilo Canto, entre outras pessoas.

www.chupaosso.com.br

Fotos de Odirlei Santos

FOTOS....

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar