Prefeitura de Óbidos decreta Situação de Emergência no Município

Prefeitura de Óbidos decreta Situação de Emergência no Município

A Prefeitura Municipal de Óbidos decretou Situação de Emergência Nível I no Município, conforme Decreto nº 0256, de 24 de março de 2017, em virtude do alto índice de precipitação pluviométrica que provocou o surgimento de enxurradas e com isso crateras se formaram em vários bairros da cidade, ocasionando perigo para os moradores que residem próximo as áreas afetadas.

A decretação de emergência considera o relatório para delimitação de áreas de alto risco de movimentação de massas e relevo com aclives e declives encaminhados à coordenadoria de Defesa Civil do Município pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM, assinado pelos Geólogos Renê Luzardo e Sheila Teixeira, que consideraram as áreas atingidas um risco “muito alto”.

Segundo o relatório da Defesa Civil, devido as fortes enxurradas, provocaram muitos danos no município como: “casas destruídas e danificadas, pontes destruídas e danificadas, ruas destruídas e danificadas pelas fortes chuvas no município e causaram grandes enxurradas nas áreas urbanas e rural”, um dos motivos da decretação de emergência.

Outro fator que embasa a decretação de emergência é que o “...o município não dispões de recursos materiais e financeiros para continuar a responder com grande eficiência aos danos causados pelo evento adverso para estabelecer a ordem social que foi abalada por tal desastre”, entre outros que constam no decreto.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil do Município de Óbidos, Ary Franco, durante o período intenso do período de chuvas, causaram grandes desastres no Município, o que fez a Defesa Civil Municipal pedir apoio a Defesa Civil Estadual, a qual atendeu a solicitação e foi a Óbidos avaliar a situação e através de seus relatórios técnicos, embasaram a decretação de situação de emergência. “Vamos continuar fazendo nosso trabalho de mapeamento, pois a Defesa Civil tem o papel de proteger a vida, antes, durante e depois dos desastres. Então vamos continuar nosso trabalho de prevenção tanto na cidade quanto no interior para evitar ou minimizar outros problemas de desastres. Estamos de plantão 24 horas para dar o apoio necessário para quem precisar”, informou Ary.

O Coordenador da Defesa Civil do Estado, Sr. Riler, comentou que o Município de Óbidos já tinha um mapeamento geológico feito desde 2012 pela CPRM, que é um Órgão do Governo Federal que trata de problema de ordem geológica, o qual orientou a defesa civil local que esse relatório seja atualizado, pois já tem cinco anos. Informou também que: “... após a decretação de emergência, o Município não pode parar, ao contrário ele tem que continuar buscando mecanismos de resposta, pois a partir do momento que ele decreta situação de emergência, ele está afirmando que as medidas que ele estava tomando anteriormente, não estavam resultando em muitos pontos positivos, e assim que decreta situação de emergência, ele está pedindo ajuda”, informou o coordenador da Defesa Civil Estadual.

O Processo de decretação de Estado de Emergência está sendo finalizado pela Defesa Civil e encaminhado para Brasília, Ministério de Integração, que deverá dar uma resposta ao Município, em breve.

Situação de emergência: situação de alteração intensa e grave das condições de normalidade em determinado município, estado ou região, decretada em razão de desastre, comprometendo parcialmente sua capacidade de resposta.

Clique aqui para ver a matéria sobre as áreas atingidasafetadas pelas chuvas.

 www.chupaosso.com.br

Fotos de Odirlei Santos

Confira do decreto na integra...

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar