Serviço de fonoaudiologia garante atendimento especializado às crianças, em Óbidos

Serviço de fonoaudiologia garante atendimento especializado às crianças, em Óbidos

O Centro de Referência Especializado de Óbidos, da Unidade Básica de Saúde Jofre de Cohen, no bairro Santa Terezinha, vem fazendo há alguns anos o atendimento especializado às crianças recém-nascidas, como o teste da língua, avaliação auditiva, entre outros exames, como forma de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças durante nos primeiros anos de vida de bebês, de 0 a 9 meses de idade.

Judite Carvalho, fonoaudióloga do Centro Especializado, informou que estão realizando avaliação auditiva comportamental, que tem como objetivo detectar precocemente perda auditiva nos bebês; quanto ao teste da linguinha, são feitas observações se o freio da língua do bebê está adequado para o bom desenvolvimento, tanto da alimentação, quanto para o desenvolvimento da fala. “Nós realizamos essa avaliação precocemente para que o bebê não tenha prejuízo nem na alimentação e nem na fala”, comentou Judite.

“Se caso o bebê falhar na avaliação auditiva, nós temos uma parceria com o centro auditivo em Santarém, com isso nós podemos encaminhar o bebê e lá eles realizam outros testes de média complexidade que a gente não tem aqui, aí o paciente pode ser protetizado com aparelho auditivo precocemente, para que ele possa desenvolver a fala”, informou Judite.

Quanto ao teste da linguinha, quando é observado um problema, os bebês são encaminhados para realizarem a cirurgia, que é a frenectomia, para que ele possa se alimentar, sugar bem e não tenha prejuízo na fala.

Judite orientou as mães, que o bebê ao nascer, deve ser observado se eles estão sugando bem durante a amamentação, e também, levá-los na unidade de saúde para que eles façam os exames necessários para essa idade, o que poderá detectar precocemente algum problema que o bebê possa ter, e com isso fazer o tratamento necessário.  

“Quanto mais precocemente a criação for diagnosticada é melhor. A perda auditiva nem se fala, pois chegou criança aqui que foi diagnosticada com seis anos e que não falava nada. Foi feito o tratamento, a criança já está falando, mais tem caso que não consegue mais reverter pois foi detectado muito tarde”, alertou Judite.

A Unidade Básica de Saúde Jofre de Cohen, no bairro Santa Terezinha, está aberto para receber as crianças recém-nascidas e fazer os exames necessários para essa faixa-etária.

www.chupaosso.com.br

Fotos de Odirlei Santos

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar