Sespa confirma o envio de mais 4 mil doses de vacina contra febre amarela para Óbidos

Sespa confirma o envio de mais 4 mil doses de vacina contra febre amarela para Óbidos

Equipes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), continuam empenhadas no trabalho de prevenção à febre amarela, no interior do município de Óbidos, no oeste do Pará. Até o início desta semana 35 comunidades foram imunizadas, a prioridade são as localidades que estão na região de fronteira com os municípios de Alenquer, Curuá e Oriximiná.

Após a confirmação de quatro mortes na região, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está executando um plano emergencial, que inclui a vacinação em massa, o combate ao mosquito transmissor da doença e o atendimento e orientação médica às populações do Baixo-Amazonas.

No último sábado (1), representantes da Sespa estiveram em Óbidos para acompanhar os trabalhos e garantir apoio no combate a propagação da doença. Bernardo Cardoso, diretor do Departamento de Controle de Endemias da Sespa, se encontrou com o prefeito Chico Alfaia e garantiu o envio de mais 4 mil doses da vacina. “Nós vamos disponibilizar mais 4 mil vacinas para Óbidos e a pouco eu garanti ao prefeito Chico Alfaia que não faltará vacina. Nós temos vacina pra continuar fazendo o trabalho dentro daquilo que é possível, com prioridade para os moradores da zona rural”, afirmou.

A equipe da secretaria estadual de saúde esclareceu as dúvidas da população durante entrevista concedida à Rádio Comunitária Sant’Ana FM, para desmistificar alguns mitos sobre a febre amarela.

O médico veterinário Fernando Esteves e o diretor do departamento de controle de endemias, reuniram com os médicos que atuam na rede municipal de saúde e repassaram informações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido para controlar a doença e as características dos casos encontrados na região. A estratégia da Sespa é disseminar informações sobre a febre amarela entre os profissionais para ajudar a prevenir a doença, garantindo maior controle vetorial.

O prefeito Chico Alfaia, agradeceu a atenção do Governo do Estado com Óbidos e garantiu que o município - mesmo não tendo registrado nenhuma morte - está empenhado em ajudar a manter sob controle à febre amarela na região. “É um apoio extremamente necessário que nós já vínhamos solicitando. A vinda da equipe do doutor Bernardo em Óbidos nos tranquiliza e nos dá a certeza de que Óbidos evitará casos de febre amarela, em razão do que acertamos hoje aqui para continuarmos com as ações de combate a essa doença. No que depender da administração municipal não mediremos esforços”, garantiu.

FONTE: Ascom/PMO

 

Por: Érique Figueirêdo, com foto de Odirlei Santos 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar