Os Barquinhos do Círio de Sant´Ana

Os Barquinhos do Círio de Sant´Ana

Por João Canto. 

O Círio Fluvial de Sant'Ana, celebrado em Óbidos, no Pará, é uma tradição que remonta a 1935. Naquele ano, a imagem de Senhora Sant’Ana foi transportada em um barco enfeitado com flores de taxizeiro no segundo domingo de julho, até a residência do casal Seixas Marinho. Ao longo do dia, os moradores da região costeira reverenciavam a Santa, depositando suas súplicas e ofertas. Ao cair da tarde, a procissão fluvial retornava à cidade, onde uma cena mágica aguardava: centenas de barquinhos com velas acesas, flutuando nas águas do Rio Amazonas, iluminavam a chegada da procissão.

Barquinhos soltos no remanso em frente a Cidade de Óbidos, tradição durante o Círio Fluvial

Quase um século depois, essa tradição continua viva. Todos os anos, milhares de barquinhos, construídos por devotos de Sant'Ana, são soltos no remanso do Rio Amazonas, em frente à cidade de Óbidos. Com velas acesas e protegidas por papel celofane colorido, os barquinhos formam círculos, seguindo a correnteza do rio. Esse espetáculo de luzes e cores enriquece a celebração do Círio de Sant'Ana, criando um visual deslumbrante que encanta moradores e visitantes.

Centenas de barquinhos são feitos durante o Cirio de Sant´Ana

A Construção dos Barquinhos

As bases das barquinhas são feitas com aninga, uma planta herbácea macrófita aquática da família das aráceas. A aninga, que forma as ilhas aluviais conhecidas como aningal nos rios amazônicos, é uma planta biodegradável que flutua nas águas. Esta característica faz dela um material ideal e sustentável para a confecção dos barquinhos.

Barquinho é feito com aninga, papel selofane e vela.

Um exemplo recente dessa bela tradição pode ser visto na foto do dia 10 de julho de 2022, quando aconteceu o Círio de Sant'Ana. Naquela tarde magnífica, os barquinhos iluminados enfeitaram as águas do Rio Amazonas, mantendo viva a tradição do povo obidense e proporcionando um espetáculo visual inesquecível.

Fotografia feita durante o Círio de Sant´Ana de 2022, em um final de tarde magnífico.

O Círio de Sant'Ana, seja em sua forma terrestre ou fluvial, completará 170 anos em 2024, desde que foi realizado pela primeira vez em 1854. O Círio Fluvial, especificamente, completará 86 anos, uma vez que não ocorreu em alguns anos, como durante a pandemia.

Essa celebração é mais do que uma tradição religiosa; é um símbolo da fé, da cultura e da identidade do povo de Óbidos. A persistência dessa prática ao longo dos anos demonstra a profunda devoção dos obidenses a Sant'Ana e a capacidade de manter viva uma tradição que ilumina tanto as águas do Rio Amazonas quanto os corações daqueles que participam e assistem a essa magnífica procissão.

TODAS AS FOTOS...

www.obidos.net.br - Texto e fotos de João Canto

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar