BLOCO UNIDOS DO MORRO

BLOCO UNIDOS DO MORRO

O Bloco Unidos do Morro iniciou-se dentre um grupo de amigos, encabeçado por Gracildo Feitosa Batista, Pedro Paulo Picanço de Amorim e Nilson Andrade da Rocha no Carnaval de 1994, numa forma de brincadeira, em uma disputa de virgens. E o bloco mais caracterizado do nosso carnaval, faz o arrastão de seus foliões fantasiados de dominós, máscaras, bexigas, refiris e capacetes.onde o objetivo é não ser reconhecido pelos outros fólios, pois caso isso aconteça, o foliões será “manjado” (desmascarado), tendo então, que retirar a máscara, porém continua a brincar o carnaval, tomando banho de maisena, trigo, talco, entre outros.

O nome “Unidos do Morro” tem origem do antigo nome do bairro, devido as ladeiras nele existente lembrarem a corcova de um camelo, a união existente entre os amigos e a solidariedade dos comunitários do bairro, hoje atual bairro de Fátima.

O “Unidos do Morro” apresenta-se na segunda-feira gorda de carnaval e tem destaque para sua organização em alas, como: porta estandarte, comissão de frente, baianas, frevo, figuras lendárias com Miguel Venâncio, Canela de Vidro, Macacão e Bicho Folharal, tendo também o maior número de mascarados fobós que é ícone do Canarpauxis e um número de brincante com aproximadamente 10.000 pessoas.

Hoje o Bloco Unidos do Morro trabalha o resgate da cultura obidense e também o lado sócio cultura através de projeto sócias que vem almejar a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e famílias do bairro tais como: projeto Criança Feliz que é realidade. O Bloco possui sua sede própria situada na rua Tiradentes nº 268 bairro de Fátima.

www.obidos.net.br – Fotos de João Canto

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar