No coração do Carnapauxis, uma dos melhores carnaval de rua do Estado do Pará, um bloco especial encanta e contagia foliões de todas as idades. O Bloco Mirim Unidos do Umarizal, fundado em 20 de fevereiro de 1998, é uma das mais belas expressões da cultura carnavalesca de Óbidos. Criado pela Sra. Eliete Salgado Vieira, com o apoio da Comunidade e da Prefeitura Municipal de Óbidos, através da Secretaria Municipal de Cultura, o bloco tem como principal objetivo inserir as crianças na folia, garantindo um espaço seguro e divertido para os pequenos brincantes.
Carinhosamente chamado de Bloco Mirim, ele é formado exclusivamente por crianças de diversos bairros, principalmente dos bairros de Lourdes e Cidade Nova, que são os mais próximos da concentração do bloco. Durante o desfile, os pequenos foliões enchem as ruas com cores, fantasias e máscaras, espalhando alegria e vivacidade por onde passam.
A tradição do Carnaval da rua Antônio Fernandes, popularmente conhecida como Umarizal, remonta ao ano de 1990, quando a comunidade decidiu criar um espaço para que as crianças também pudessem aproveitar a festa. Desde então, o bloco vem crescendo e conquistando cada vez mais adeptos. No ano de sua fundação, em 1998, o Bloco Mirim Unidos do Umarizal se apresentou ao som da música "Os Mascarados", composta por Rosimar Vieira Teixeira, um hino que marcou a história do bloco.
Com uma energia contagiante, o Bloco Mirim tradicionalmente se apresenta nas quintas-feiras de Carnaval, reunindo muitos foliões mirins em seu cortejo. O grande destaque fica por conta das crianças vestidas de "Mascarado", um símbolo do Carnapauxis que reforça a identidade e a tradição do evento.
Mais do que um bloco de Carnaval, o Unidos do Umarizal é um exemplo de como a cultura pode ser passada de geração em geração, preservando a história e fortalecendo os laços comunitários. Com o apoio da comunidade e dos órgãos públicos, o Bloco Mirim segue firme em sua missão de proporcionar às crianças um Carnaval inesquecível, repleto de magia, tradição e alegria.
Galeria de Fotos....
http://www.obidos.net.br/index.php/carnapauxis/blocos/890-bloco-mirim-historico#sigProIdc9a5f89dba
www.obidos.net.br - Pesquisa e Fotos de João Canto - Fonte: Museu Integrado de Óbidos