CARNAPAUXIS 2019: Bloco Unidos do Morro fez a festa do Mascarado Fobó 

CARNAPAUXIS 2019: Bloco Unidos do Morro fez a festa do Mascarado Fobó 

Fundado oficialmente no carnaval de 1997, no Morro do Camelo, situado no bairro de Fátima, o menor bairro de Óbidos, foi onde se originou e deu o nome ao bloco “UNIDOS DO MORRO”, que saiu nesta segunda feira (4). Organizado em alas, trouxe para o corredor da Folia, alas das Baianas, do frevo, do Miguel Venâncio e Sr. Waldir Matos, do frevo e centenas de Mascarados Fobós, que é a marca registrada do bloco.

O Bloco Unidos do Morro diferencia-se dos demais, pela quantidade de foliões vestidos de Mascarados, cujo objetivo principal é não se “manjar”, ou seja, não ser reconhecido pelos outros foliões pois caso isso aconteça será desmascarado – “manjado”. Se o mascarado chegar ao final da brincadeira sem ser “manjado”, no outro dia ele repete o dominó, caso contrário tem que escolher outro dominó e outra máscara. Acontece muitas vezes do mascarado não ser “manjado” durante todo o carnaval, isso é motivo de orgulho para o brincante, pois aprontou todas e não foi reconhecido.

Este ano o Unidos do Morro trouxe para a avenida o tema: "O Mascarado Fobó, a Estrela do Morro no Carnaval da Paz". Trouxe como Porta Estandarte a jovem Iandra Mara Ferreira Siqueira Moraes, 23 anos, veio fantasiada de “A Bela Mascarada”, representando a magia e o melindro do Fobó. 

Outro destaque foi a Rainha representada pela jovem Maria Eduarda Alves Gato, 18 anos de idade, veio simbolizando o Oxalá, significando a Paz no Candomblé. 

A fantasia da rainha tem características que evoluem para a pomba, pássaro que representa a paz. A fantasia transcende da escuridão para a luz, em um mix de cores.

O diferencial do Unidos do Morro este ano foi a apresentação de Davi  Assayag, que se apresentou em um dos trios durante o percurso e também no palco do Carnapauxis, o qual muito bem recebido pelos foliões que nessa noite lotaram a Praça da Cultura.

O Bloco Unidos do Morro entrou no corredor da folia por volta 18:30 chegando a Praça da Cultura por volta da 20:30 horas, onde uma multidão se formou transformando a Praça da Cultura num local de alegria e muita diversão.

BLOCO UNIDOS DO MORRO: Histórico

O Carnapauxis continua nesta terça (8) com o Bloco da Virgens, bloco de homens vestidos de mulheres, representante do Bairro de Santa Terezinha.

www.obidos.net.br  - Fotos de João Canto, Vander N Andrade e Odirlei Santos

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar