BIOGRAFIA: Prof.  Edithe Carvalho Vieira

BIOGRAFIA: Prof.  Edithe Carvalho Vieira

Edithe Carvalho Vieira (in memoriam) nasceu no dia 20 de novembro de 1940 e faleceu em 11 de outubro de 2017. Filha do casal Antônio Gomes de Carvalho e Ester de Jesus Carvalho. É escritora, poeta e professora. Descobriu sua vocação para a poesia e literatura aos 12 anos. Sua primeira obra foi à poesia “Limão, Limãozinho”, em seguida, escrevia redações sobre a Amazônia e a Primeira Eucaristia.

Professora Edithe como é carinhosamente chamada pela sociedade obidense, possui o nível superior em Letras e Literatura. No decorrer de sua vida profissional, assumiu diversos cargos públicos, tais como: Diretora, Vice-Diretora de escolas, Supervisora, Professora de Jardim, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura; Secretaria de Trabalho; dirigiu o Circo Cultural; Presidente da Associação Cultural Obidense – ACOB; fundadora da Associação dos Professores; Correspondente Literária da Academia Paraense de Letras; agraciada com o titulo de Grande Benemérita da Academia Artística e Literária de Óbidos e fundadora do Teatro Amador Pauxis.

Professora Edithe já tem obra publicada, como: “Amazônia: contos, lendas, ritos e mitos”, (2010). Livro este que esta sendo utilizado na Universidade de Berlin, na Alemanha e na Universidade de São Paulo. Escreveu coletâneas de poesias e contos. Participou na Feira Pan Americana, em Belém e da Feira Livre em Santarém.

Segundo a escritora, tudo o que escreve se identifica, se transporta para dentro da obra.

Seu último trabalho, Amazônia: contos, lendas, ritos e mitos, 2012, foi apresentado em Belém; Santarém; Óbidos; Berlin, Capital da Alemanha; Paris, capital da França e em São Paulo.

Deixou como mensagem a equipe de alunos da 8ª série que a entrevistaram no ano de 2012; “Ler muito, aproveitar bastante a leitura e nunca dizer eu não posso, porque o potencial para quem ler muito é interpretar bem a leitura. Vida é uma coisa que se tu tiveres, tens vida para ti e para dar para as outras pessoas que te rodeiam. E esta vida se resume em uma só palavra que é Deus”.

Amazônia: contos, lendas, ritos e mitos, 2012

Neste livro, Edithe Carvalho, que é obidense, recorre à profundeza dos mitos da Amazônia para realizar, em forma de contos, o resgate de uma cultura mítica de importância crucial para entender a psicologia dos povos da floresta. Além disso, toca com essas mitologias as finas cordas de um problema muito atual: a degradação das matas e dos rios dessa região que já foi considerada o pulmão do mundo, sem a qual a ecologia e a biosfera praticamente se inviabilizam.

O modo como a autora narra a presença das entidades míticas e os encantamentos no cotidiano do povo amazônida é o de uma pessoa incluída, vivente das mesmas perplexidades que se abatem sobre os personagens desse mundo mágico e complexo, porque é ela própria uma cidadã das matas, dos lagos, dos igapós onde esses seres irreais sobrevivem, para muito além da imaginação daqueles que, como nós, vítimas da extrema racionalidade da civilização urbana, só conseguem vê-los como lendas e crendices.

Reminiscência da Óbidos que Conheci

O outro livro que a Prof. Edith presenteou os obidenses foi Reminiscência da Óbidos que Conheci, no qual  consta as memórias da autora de seus cinco ou seis anos até os sessenta e nove anos.

Por Prof. Carlos Vieira

FOTOS...

www.obidos.net.br - Fotos de João Canto