Biografia de Bella Pinto de Souza

Biografia de Bella Pinto de Souza

BELLA PINTO DE SOUSA é paraense nascida em Óbidos, no Baixo Amazonas. Isso por si só explica a sua sensibilidade e o seu amor por tudo o que diz respeito à Amazônia.

Deixando a sua cidade natal, aos dez anos de idade, partiu em direção a Belém, onde conquistou, sucessivamente, o bacharelado em Ciências Contábeis e as licenciaturas plenas em Pedagogia e em Didática e Fundamentos da Educação, além de cursos de especialização em diversas áreas voltadas para o estudo da cultura amazônica.

Com tal bagagem, Bella só podia estar profissionalmente ligada à educação e à cultura exercendo atualmente a função de Técnica Cultural na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Porém foi no Museu Paraense Emílio Goeldi que iniciou seus trabalhos na área da Pedagogia. Como bolsista do CNPq elaborou material de difusão científica, entre os quais se destacam: A Árvore Falante, Peixe e Pesca no Pará, Domingos Soares Ferreira Penna: sua contribuição para o conhecimento da Amazônia, O Negro no Brasil, Dia de Índio, Trabalhadores do Mar e Ver-o-Peso: Embarcações Artesanais da Amazônia.

Por tudo isto e por nunca esquecer suas origens interioranas é que não surpreende o fato de Bella, estar nas letras com: Cachimbinho: Um Menino da Amazônia, Uerê, o Pequeno Guerreiro Pauxis, Amazônia Patrimônio Nosso de Cada Dia, O Rapto do Curumim, A Jóia do Pescador Aprendiz, A Menina e A Fofolete Azul, Um Anjo Que Por Aqui Passou. Em linguagem fácil, didática, os livros nos remetem à cultura amazônida.

Walcyr Monteiro
Primeira publicação: 13 de maio de 2011

Imagens dos Livros

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS