Em Óbidos, Coordenadores pedagógicos discutem Base Nacional Comum Curricular

Em Óbidos, Coordenadores pedagógicos discutem Base Nacional Comum Curricular

Aprovada pelo MEC em dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular norteará os currículos da educação Infantil e o ensino fundamental das redes de ensino das Unidades Federativas nos próximos anos. O documento serve de referência para todas as escolas do país, públicas e particulares. Irá  orientar também pais e professores sobre os direitos de aprendizagem dos estudantes na educação básica, estabelecendo uma formação comum.

A base prevê, por exemplo,  que a alfabetização ocorra nos dois primeiros anos do ensino fundamental, quando a criança tem entre 7 e 8 anos, diferente da legislação anterior. O ensino fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

Nesse contexto, coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Óbidos, iniciaram nesta segunda-feira, dia 15, na Escola Inglês de Souza, ministrado por professores da UFOPA, um curso de capacitação para aprofundar seus conhecimentos sobre Base Nacional Comum Curricular, que orientará todas as atividades pedagógicas do município nos próximos anos.

A capacitação envolve cerca de 40 profissionais da área pedagógica do município de Óbidos, os quis debaterão, em dois dias, as mudanças que deverão ser implementadas na educação municipal, por conta da aprovação da Base Nacional Comum Curricular.

Ronilson Vieira, técnico pedagógico da SEMED, comentou sobre a capacitação: “Apesar de nós ainda termos um tempo para nos adequar a Base Nacional Comum Curricular, nós já estamos dando os primeiros passos. Nós entramos em parceria com a UFOPA e temos duas professoras que estão trazendo esse debate”.

Ronilson informou que haverá a necessidade de ampliar essas discussões nas várias modalidades de ensino em toda rede municipal: “Temos que ter momentos de discussão dessa base por segmento: educação infantil, fundamental, anos iniciais, anos finais, para que possamos nos apropriar do que diz a nova base nacional”, comentou.

www.obidos.net.br è Fotos de Odirlei Santos

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar