UFOPA encerra Encontro e Seminário com premiação dos melhores trabalhos

UFOPA encerra Encontro e Seminário com premiação dos melhores trabalhos

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2019, a Universidade Federal do Pará – Campus Óbidos, realizou o I Encontro de Formação de Pedagogos e o I Seminário de Iniciação Científica, que contou, entre outras parcerias, com a colaboração da Academia artística e Literária de Óbidos – AALO, na premiação dos três melhores trabalhos da categoria de comunicação oral.

A programação começou com a solenidade de abertura, na segunda-feira, 11, com apresentação da Banda de Música Manuel Rodrigues e a conferência sobre "Currículo multirreferenciado e formação de pedagogos(as): epistemologias diversas e diálogo intercultural", proferida pelo professor Dr. Genylton Odilon da Rocha, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

No dia 12, pela manhã, houve uma mesa-redonda onde foi socializado o tema "A pesquisa no processo de formação de professores na Amazônia", com a participação dos professores: Dr. Anselmo Alencar Colares (Ufopa), Dra. Raimunda Costa (Ufopa) e Dr. Salomão Antonio Mufarrej Hage (UFPA). A mesa foi moderada pela professora Dra. Marilene Castro de Barros (Ufopa). Na mesma manhã houve palestra pronunciada pela professora Dra. Eliana da Silva Felipe (UFPA), com o tema "Políticas Públicas para a Educação Superior: o papel da Universidade no contexto atual".

À tarde do dia 12, ocorreram as atividades de minicursos e oficinas e, no dia13, realizaram-se sessões de comunicação oral/relatos de experiências e apresentação de pôsteres de trabalhos, nas dependências do Campus da Ufopa em Óbidos.

O evento encerrou na noite do dia 13, com um Luau Literário e Cultural, com apresentação de artistas locais, divulgação de livros de autores regionais e premiação dos melhores trabalhos apresentados, onde a Academia Artística e Literária – AALO, premiou os seguintes da categoria de Comunicação Oral:

Título: Educação na Amazônia brasileira: análise historiográfica da escolarização popular no município de Óbidos-PA, no início da presença franciscana ao final da primeira República.

Autores: Jander Farias da Silva e Josimar dos Santos Rocha

Título: O pedagogo e seu campo de atuação: entre a firmação e a profissão.

Autores: Sônia Maria Soares de Lima e maria Antônia Vidal Ferreira

Título: Experiência de monitores em Pedagogia da Alternância na Casa Familiar de Campina em Carauariam.

Autor: Werlison Silva de Sousa

Os três trabalhos premiados na categoria Pôsteres, teve como parceiro o CIB – Centro Educacional, os quais foram:

Título: Os conselhos escolares como mecanismo de democratização da gestão escolar.

Autores: Dion Lennon Garcia Pereira; Leandra Vieira Siqueira e Renan Maurício Vieira Souza

Título: Pedagogo social: o profissional da educação além dos muros da escola

Autores: Ana Célia Franco Câncio e ênoly Maria da Rocha Pinheiro

Título: A importância do brincar na educação infantil

Autores: Isla Eliziário Alves e Janete Cristina Marcião Gomes

Com informações da Prof. Marilene Castro

www.obidos.net.br  - Fotos de Odilei Santos

AS FOTOS.....

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar