Escolas de Óbidos prestam homenagens ao Dia da Consciência Negra

Escolas de Óbidos prestam homenagens ao Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. Nesse sentido, as Escolas de Óbidos prestaram homenagens a esse dia, em um primeiro momento pela Associação Menino Jesus, no dia 22 de novembro, e o segundo momento aconteceu na escola Raimundo Cardoso, que homenageou a data no dia 25 de novembro.

Nessas Escolas foram realizadas várias atividades como: palestras, que discutiram a história, o preconceito racial sofrido pelo negro, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e discriminação, tratando-se também de temas como beleza negra, moda, capoeira, culinária, entre outras atividades.

Dia da Consciência Negra

A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga.

O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes (Nova Escola).

www.chupaosso.com.br

Fotos de Vander N Andrade.

 

FOTOS...

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS