O Cacaulista, livro de Inglês de Souza, foi produzido em vídeo por alunos do São José

Watch the video

O Cacaulista, livro de Inglês de Souza, foi produzido em vídeo por alunos do São José

Alunos da Escola São José, em Óbidos, turma 202, turno da manhã, produziram um vídeo baseado no livro de Inglês de Sousa (1853-1918), “O Cacaulista”, para participarem de um concurso literário através de vídeos, segundo os alunos, idealizado pelo professor Daniel Bentes.

Segundo os alunos, o objetivo da produção dos vídeos é mostrar as obras literárias e "dizer" que os jovens de hoje ainda prestigiam obras de grandes escritores e também a divulgação dos trabalhos produzidos.

Os vídeos que irão participar do concurso buscam mostrar as obras literárias do autor obidense, os quais estão sendo produzidos por alunos do ensino médio de Óbidos.

Alunos participantes:

Luiza Helena, Daiandra Eduarda, Fabíola Paula, Tainá Suelem, Nathali, Lilian, Helen Thaís, Bianca Cibely, Lizama, Thiago, Edilvan, Jean, Rodrigo, Rony, Patrício, Iuly.

O Cacaulista

O Cacaulista, primeiro romance de uma série pensada por Inglês de Sousa, Cenas da Vida do Amazonas, desenvolve seu cenário na floresta amazônica. O autor teve que enfrentar dificuldades de transposição do eixo narrativo para as regiões do interior, destacando o  rio-mar (Amazonas). Nas linhas iniciais, lemos: "algumas milhas acima da cidade de Óbidos, à margem do Paranamiri".  

O Realismo

O Realismo tratado nas obras de Inglês de Sousa, segundo Barreto, se distingue não tanto pela descrição do ambiente natural, como nos romances clássicos do Naturalismo, mas fundamentalmente pela reconstituição do modo de vida dos habitantes das margens do rio Amazonas.  A todo instante há passagens pormenorizadas do modo de vida amazônico oitocentista: os costumes, a rotina doméstica, as tarefas de subsistência, a sociabilidade, as relações de conflito e acomodação entre diferentes segmentos sociais, os preconceitos raciais, as manifestações folclóricas, as particularidades do linguajar regional, as crenças e práticas religiosas, as superstições e crendices populares, as regras de etiqueta, os padrões de civilidade, o lazer, as festas, etc.

www.chupaosso.com.br

Fotos e Vídeo cedidos pelos alunos da Turma 202.

FOTOS....

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS