ÓBIDOS ONTEM E HOJE: Museu Integrado de Óbidos

ÓBIDOS ONTEM E HOJE: Museu Integrado de Óbidos

Por João Canto. 

A criação do Museu Integrado de Óbidos surgiu com a necessidade de recuperar e preservar a história e o patrimônio cultural do município de Óbidos. 

Em 18 de novembro de 1983 a turma de Licenciatura em Letras da Unidade Avançada do Campus da UFF José Veríssimo fundou a Associação Cultural Obidense (ACOB), que tinha como objetivo recuperar, preservar, dinamizar o patrimônio cultural regional e manter um núcleo museuológico.


Museu de Óbidos inaugurado em 2/10/85. Foto do livro Caderno de Arquitetura de Óbidos

Até 1985 o prédio pertencia a Família Maranhão, foi então que PMO efetivou a desapropriação, quando o prefeito da época efetuou o pagamento. Nesse período, o prédio foi repassado para ACOB. O prédio que está situado na Rua Justo Chermont, 607, Bairro Central, onde funcionava a antiga sede do Mariano Futebol Clube, foi reformado e mobilhado e ACOB foi transferida para o prédio, quando foi implantado o Museu Integrado de Óbidos, o qual foi inaugurado em 2 de outubro de 1985.


Museu Integrado de Óbidos abriga a Associação Cultural Obidense (ACOB)

Nesses 35 anos de existência, o Museu vem mantendo um excelente acervo e já passaram pela presidência da ACOB obidenses de várias áreas do conhecimento, entre eles: Dona Chaguita, Maurício Mamoy, Lúcia Pantoja, Edith Carvalho, Ana Maria Chocron, Clélia Guerreiro, Cleonice Barros, Jorge Ary Ferreira, Haroldo Tavares e atualmente está na presidência o jornalista Ronaldo Brasiliense.

Museu Integrado de Óbidos (2007). Foto: Maurício Arruda

Museu Integrado de Óbidos (MIOB) é mantido com extrema dificuldade pela Associação Cultural Obidense (ACOB) e conta com ajuda de poucas famílias obidenses que contribuem mensalmente com a entidade, valores que não cobrem as despesas totais do Museu.  

Museu Integrado de Óbidos (2020). Foto: João Canto 

Você pode contribuir com o Museu Integrado de Óbidos para mantê-lo de portas abertas. Para isso é só entrar em contato pelo telefone 093 991732480 e falar com o Secretário Geral da ACOB pra saber como proceder.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar