Jovem da seleção de Óbidos ganha chance de teste na base do Ituano por meio de projeto social

Jovem da seleção de Óbidos ganha chance de teste na base do Ituano por meio de projeto social

No mês de novembro, o volante Marcos Paulo, 18 anos, viajará para o interior de São Paulo fazer testes no Ituano. O jogador é natural de Óbidos, no oeste do Pará, e disputa a Copa Oeste defendendo a seleção local - a equipe está nas semifinais da competição. A chance foi resultado do projeto social "Academia do Futebol STA", promovido pelo ex-jogador do Galo de Itu, Santana Silva.

Marcos Paulo, ou Marquinhos, chamou a atenção defendendo as cores da seleção de Óbidos e foi escolhido para fazer parte do projeto de Santana, que além do Ituano também já defendeu o São Bento-SP no início dos anos 2000 e jogou na base de São Francisco e São Raimundo, de Santarém. Natural de Óbidos, o ex-meia de 38 anos se prepara para acompanhar o atleta nesta oportunidade em seu ex-clube.

-Encontramos este caminho para levar talentos da região para fazer testes na base do Ituano, a partir de um contato com o Vinicius (Bergantin), que é técnico do profissional. Estamos levando o Marcos Paulo, um volante-meia muito talentoso. Nada é garantido, lá é outra realidade, mas o jogador já está sendo preparado – destacou Santana Silva.

Marcos Paulo e Santana devem viajar no dia 12 de novembro para Itu, no interior de São Paulo, onde passarão três semanas neste período de testes do atleta.

O projeto

A “Academia do Futebol STA” é um projeto social que dá seus primeiros passos no município de Óbidos. O projeto ainda não tem uma sede fixa, que deve ser inaugurada em março ou abril de 2019, mas algumas ações, como a ida de Marcos Paulo para os testes no Ituano, já são realizadas com os jovens atletas participantes.

O projeto tem parcerias com escolas, universidades e instituições de ensino técnico e cursos profissionalizantes e já conseguiu bolsas parciais e integrais para os participantes estudarem. Outro ponto importante da Academia será a preocupação com o futuro dos atletas. O projeto tem parceria com duas instituições em Manaus, no Amazonas, e levará alguns jovens que se formarem no ensino médio à capital amazonense, oportunizando a eles o primeiro emprego.

-Apesar do projeto não ter sido completamente levantado, estou há mais ou menos um ano arrumando parcerias para lança-lo oficialmente. A prioridade do projeto é a educação, vamos trabalhar muito a evasão escolar. O aluno que não alcançar a média estipulada vai se afastar da escolinha até se recuperar no colégio – explicou o ex-jogador.

Quando inaugurada, a academia ensinará os fundamentos táticos e técnicos do futebol de campo. No entanto, o projeto já promoveu um curso de futsal, com noções de defesa, ataque e transição, que foi ministrado pelo ex-jogador Maurinho dos Santos em Oriximiná e Óbidos, nos meses de julho e agosto, respectivamente.

FONTE: G1/Gloesporte/Santarém

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar