ÓBIDOS: Terminal Hidroviário de Passageiros

ÓBIDOS: Terminal Hidroviário de Passageiros

Grande parte dos estudos orçamentários brasileiros é eminentemente técnica, em que a Constituição Federal previu três peças no ciclo orçamentário, o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), cada uma delas com funções bem definidas. Subsidiariamente, porém, a Lei de Responsabilidade Fiscal fortaleceu as instituições orçamentárias desenhadas na CF.

Historicamente, o processo de elaboração do orçamento brasileiro tem alternado situações em que o Congresso efetivamente participa e define onde e como os recursos públicos são distribuídos e outras nas quais ele tem pouca ou nenhuma influência direta. Atualmente, o papel orçamentário mais visível dos congressistas consiste na proposição de emendas que visam ao direcionamento de recursos federais para suas bases eleitorais.

Há o instituto da "Audiência Pública" em que a população se manifesta acerca das demandas direcionadas ao seu município e suas prioridades.

Confesso, entretanto, que não entendo da parte técnica relacionada à infraestrutura, tais como, elaboração de projetos, orçamentos e estudos de viabilidade. Mas como amazônida, tenho minha leiga opinião que, como no futebol, todos são "técnicos" e podem emitir suas opiniões.

Acerca da interminável obra do "Terminal Hidroviário de Passageiros" de Óbidos, houve essa preocupação de analisar todas as variáveis de viabilidade? Foi levado em conta o fenômeno da cheia, vazante e correnteza do rio Amazonas? Apesar da frente da cidade já ter sido prejudicada com a construção de vários "caixotes", eis que surge mais um em frente ao Mercado Municipal, fechando assim a cidade com uma "muralha de concreto"?

Acredito, portanto, que vai ser difícil reverter esse caso até pelo tempo e o valor investido na obra. Espero que futuras gerações, a meu sentir, não nos culpem por tamanha aberração paisagística, por exemplo, caso as edificações permaneçam intactas por muito tempo. Enfim, respeito todas as opiniões opostas.

Por Otávio Figueira

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar