Diversidade integrada inova no ambiente de trabalho

Diversidade integrada inova no ambiente de trabalho

Capacitações abordam potencial de viabilizar ambientes diversos, inclusivos e com equidade para equipes no Programa MRN pra Todos.

Nesta sexta-feira (21), Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, uma experiência que está sendo desenvolvida em Porto Trombetas, Oriximiná (PA), busca ampliar boas práticas relacionadas aos conceitos de Diversidade, Equidade e Inclusão para tornar mais plural e inovador o ambiente de trabalho na Mineração Rio do Norte (MRN). “Acreditamos que, a partir de um novo olhar, temos potencial para a construção de um ambiente inclusivo, colaborativo e plural, fortalecendo a cultura diversa e inclusiva”, declara Luciane Mello, gerente de Desenvolvimento de Pessoas da empresa.

Implantado em março deste ano, o MRN pra Todos, é o programa que está viabilizando essa jornada para estruturar este ambiente mais diverso, inclusivo e equitativo na empresa. Entre as iniciativas recentes que estão engajando lideranças estão uma pesquisa com diretores e gerentes e capacitações sobre estes temas, realizadas entre os meses de abril e maio. Esta pesquisa será finalizada entre maio em junho. Serão entrevistados diretores e gerentes, a fim de que se tenha uma percepção de como o tema de diversidade e inclusão perpassa em todas as áreas e pessoas dentro da MRN.

Em junho, será iniciado o censo de Diversidade & Inclusão. “Por meio do censo é possível descobrir o que os empregados da MRN pensam e identificar aqueles que têm maior afinidade e uma conexão natural com determinados assuntos e que gostariam de participar do processo de mudança. É o principal instrumento para estruturação do comitê de Diversidade e Inclusão, a estrutura de Governança do Programa MRN pra Todos, que tem como objetivo propor, colocar em prática, monitorar as ações com foco em diversidade e inclusão para todos os eixos, como gênero, gerações, raça e etnia, LGBTQI+, pessoas com deficiência”, relata Carina Coelho, analista de Controles Internos, que faz parte da equipe que coordena o programa.

As capacitações envolveram empregados, entre lideranças integrantes do grupo de trabalho do projeto e profissionais da área de Recursos Humanos com o objetivo de sensibilizar para a criação de um ambiente de trabalho acolhedor, para que todas as pessoas sejam ouvidas, respeitadas e valorizadas por suas contribuições. “Através desta jornada de capacitação focada no tema de DEI – Diversidade, Equidade, Inclusão, temos um propósito de desconstruir vieses, fortalecer a cultura de não discriminação, abraçar todas as diferenças e adaptar oportunidades para todos os públicos. O despertar da consciência gera reflexões para construir caminhos que ampliam a inclusão e o pertencimento da diversidade nas organizações, fortalecendo MRN para Todos”, assinala Mello.

Pertencimento - Neste mês de maio e em junho serão realizados novos treinamentos, abordando temas como a Importância da Inclusão e Diversidade e princípios chave de sucesso, Panorama atual, conceitos-chave e tendências atuais: gênero e sexualidade; Panorama atual, conceitos-chave e tendências atuais: raça e etnia, pessoas com deficiência e gerações e o papel do líder na mudança e liderança inclusiva. “Esperamos que estas capacitações despertem a consciência, gerem reflexão e construa caminhos para ampliar a inclusão e o pertencimento da diversidade em nossa empresa, fortalecendo MRN para Todos”, completa a gerente de Desenvolvimento de Pessoas da empresa.

Para o Gerente da Área de Mineração, Bruno Prado, foi importante envolver as lideranças da empresa na capacitação, pois elas poderão repassar os conhecimentos e colocar em prática os temas abordados entre suas equipes. “Quando a gente está capacitada, engajada e envolvida, eu acho que fica mais fácil para a gente desdobrar e fazer esse assunto permear e ganhar presença nas outras áreas da empresa como as operacionais”, comenta.

Depois de participar da capacitação, Prado pontua que começou a renovar o olhar sobre os espaços físicos e processos para avaliar o quanto sua área está preparada para receber talentos da diversidade. “Tenho motivado nossa equipe a se adaptar a esses novos conceitos, além de cuidar para que atitudes de preconceito ou assédio não aconteçam no dia a dia e, caso aconteçam, sejam tratadas com a devida relevância. Fizemos um treinamento sobre o código de conduta da MRN com todos os operadores. Também divulgamos e incentivamos que, quando sentirem necessidade, eles façam uso de nossos canais de ouvidoria”, afirma.

Para criar um ambiente propício à inclusão e interação de talentos da diversidade, o Gerente da Área de Mineração acha fundamental incentivar e dar voz a esses públicos internamente. “Eles têm que se sentir parte do negócio porque nós respeitamos as diferenças e integramos as pessoas em um espaço para ouvir opiniões distintas. Assim, passamos a inovar mais, percebendo que, a partir destas diferenças, a gente colhe o melhor de cada um e faz o melhor para a MRN”, conclui. 

FONTE: Comunicação/MRN

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar