Em Óbidos, cinco pacientes foram notificados com suspeita da Doença de Haff

Em Óbidos, cinco pacientes foram notificados com suspeita da Doença de Haff

A Secretaria de Saúde de Óbidos, divulgou nesta segunda-feira, dia 07, um comunicado informando que registrou 5 pacientes notificados em virtude dos sintomas característicos da Doença de Haff, caracterizada por sintomas de rabdomiólise (urina escura, fraqueza e dores musculares) associado ao consumo de pescados de água doce, devido a uma toxina que induz a essa condição e, consequentemente, ao desenvolvimento da enfermidade.

Veja o Comunicado na íntegra:

COMUNICADO

O município de Óbidos, até o momento, registra 5 pacientes notificados em virtude dos sintomas característicos da Doença de Haff, caracterizada por sintomas de rabdomiólise (urina escura, fraqueza e dores musculares) associado ao consumo de pescados de água doce, devido a uma toxina que induz a essa condição e, consequentemente, ao desenvolvimento da enfermidade.

A Doença de Haff é considerada rara, e estudos apontam para a infecção a partir do consumo das espécies: pirapitinga (Piaractus brachypomus), tambaqui (Colossoma macropomum) e pacu (Piaractus mesopotamicus).

O aumento no número de notificações resultou em 3 casos compatíveis para a doença, um caso descartado e outro em análise. Todos os casos passaram por um processo de investigação epidemiológica em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A Vigilância em Saúde recomenda que, caso apresentem sintomas como: fraqueza, dor muscular, dor de cabeça, dormência, urina escura, iniciados de 2 a 12 horas após o consumo de peixe, a pessoa busque imediatamente por atendimento médico, evitando o tratamento em casa.

A Secretaria de Saúde, ressalta que tem realizado o trabalho de orientação em feiras, mercados e restaurantes, quanto às medidas necessárias a serem adotadas no sentido de evitar o surgimento de novos casos suspeitos de Haff, mas que não está proibida a venda das espécies citadas neste comunicado.

SEMSA

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar