ÓBIDOS: Missa marca envio de dois jovens para Alemanha

ÓBIDOS: Missa marca envio de dois jovens para Alemanha

A Diocese de Óbidos — oeste do Pará e Diocese de Würzburg — Alemanha, destacam-se com mais uma etapa do “Programa Internacional de Voluntários”. O programa consiste em um intercâmbio para jovens brasileiros e alemães que manifestam o interesse em compor o grupo de voluntários que realizam uma experiência missionária de um ano em ambos os países.

Essa parceria entre as Igrejas irmãs de Óbidos e Würzburg já existe desde 2012, mas, em decorrência da pandemia da Covid-19, o projeto não vinha sendo executado desde 2020.

Com a retomada do programa, foram selecionados 10 jovens de diferentes municípios que compõem o território diocesano de Óbidos para concorrerem a duas vagas para o intercâmbio juvenil. No final da seleção, a coordenação do “Programa Internacional de Voluntários” escolheu: Daniela Machado, 19 anos, do município de Óbidos — Paróquia São Francisco e Santa Clara, e Gabriel Gonçalves, 22 anos, da cidade de Faro — Paróquia São João Batista. Ambos atuam junto a juventude em suas respectivas paróquias, seja com trabalhos pastorais ou sociais. A seleção dos candidatos foi feita nas cidades de Faro, Juruti, Alenquer, Oriximiná e Óbidos.

Com os olhos na Alemanha, a dupla está levando na bagagem, além de sonhos pessoais, a responsabilidade de serem os embaixadores da cultura local na Europa. Por isso, a Igreja de Óbidos, realizou na noite da última quarta-feira, 29, a missa de envio dos missionários, presidida por Dom Bernardo Bahlmann — Bispo diocesano, celebrada na matriz São Francisco e Santa Clara na cidade de Óbidos. Na oportunidade, Daniela e Gabriel se despediram dos familiares e amigos agradecendo por todo apoio que receberam.

O “Programa Internacional de Voluntários” entre as Dioceses de Óbidos e Würzburg, é uma excelente maneira de construir pontes através das fronteiras e promover a compreensão e a apreciação de diferentes culturas, proporcionando à juventude dos referidos países, uma oportunidade ímpar para ampliar seus horizontes. À medida que o mundo se torna mais interconectado, iniciativas como essa, se tornarão cada vez mais importantes na criação de uma sociedade mais harmoniosa e tolerante.

FOTOS ....

Por: Francisco Garcia
Fotos: Mauro Naian

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar