Menu

  • HOME
  • Pra Você
  • Fotografias
  • Videos
  • Contatos

Menu serviços

  • Equipe do Site
  • Publicidade.

Menu Site

  • Home
  • Artigos
  • Noticias
  • Óbidos
    • Sobre Óbidos
    • Óbidos: ontem e hoje
    • Culinária
    • Educação
    • Arquitetura
    • Museu Contextual
    • Museu Integrado
  • Cultura
    • Artes
    • Biografias
    • Folclore
    • Lendas
    • Literatura
    • Musica
    • Poesia
  • Carnapauxis
    • Blocos
    • Notícias
    • Histórico
  • Esporte
  • Festas
  • Entrevistas
  • Mídias
    • Audios
    • Fotografias
    • Pra Você
    • Vídeos
    • Publicidade
  • Turismo
    • Óbidos
    • Dicas de Turismo
Obidos.Net.Br Obidos.Net.Br Obidos.Net.Br
  • Home
  • Artigos
  • Noticias
  • Óbidos
    • Sobre Óbidos
    • Óbidos: ontem e hoje
    • Culinária
    • Educação
    • Arquitetura
    • Museu Contextual
    • Museu Integrado
  • Cultura
    • Artes
    • Biografias
    • Folclore
    • Lendas
    • Literatura
    • Musica
    • Poesia
  • Carnapauxis
    • Blocos
    • Notícias
    • Histórico
  • Esporte
  • Festas
  • Entrevistas
  • Mídias
    • Audios
    • Fotografias
    • Pra Você
    • Vídeos
    • Publicidade
  • Turismo
    • Óbidos
    • Dicas de Turismo
Pesquisar por:
Pesquisar somente:

Total: 8223 results found.

Página 217 de 412

SANT’ANA 2021:  Dia da Procissão dos Motoristas e outros eventos da Festividade

Neste sábado, dia 25, penúltimo dia da Festividade de Senhora Sant´Ana, vários eventos da programação aconteceram. Logo pela manhã, aconteceu a celebração da missa presidida pelo Bispo da Diocese de Óbidos, Dom Bernardo, auxiliado por vários padres da Diocese, sendo que nesse evento, aconteceu a posse de novos membros da Congregação Mariana.

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId6875b7eda3

Fotos_da_Congregação Mariana

Neste dia, aconteceu também a missa de Batizados, em que novos membros da comunidade católica obidenses receberam a bênção do batismo.

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProIdab46d9c958

Fotos_do_Batismo

Por volta das 12 horas, aconteceu o tradicional Leilão de Animais da Festividade de Sant´Ana, sendo que este ano bateu o recorde de arrecadação R$ 460.620,00.

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId09e0712ac2

Fotos_do_Leilão_de Animais

As 19h aconteceu a  tradicional Procissão dos Motoristas que teve início na sede da Associação dos Taxistas de Óbidos – ATO, cujo tema foi: "Saciai os vossos filhos, ó Senhor!".

A Procissão (carreata) dos Motoristas iniciou sede da Associação dos Taxistas de Óbidos – ATO,  percorreu várias ruas da cidade até chegar à Catedral de Sant´Ana, onde aconteceu a missa diária, que foi transmitida ao vivo pelas redes sociais e teve como celebrante o Padre Domingos, com a participação de outros padres da Diocese.

  • Click to enlarge image IMG_1108.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId8f0bf3af38

Fotos_da_Procissão dos Motoristas

Logo após a missa, no Cliper de Sant´Ana, por volta das 09h30 aconteceu  o Leilão, com vários prêmios, quadros, bolos e outros. Destacamos no leilão, a imagem de Senhora Sant´Ana, feita em madeira, doada pela Sra. Ondina Ferreira e família, que foi arrematada por 14 mil reais pela própria família e doada novamente para a Santa Casa de Óbidos. Colocada em leilão novamente, foi arrematada por 14 mil reais. Depois aconteceu a apresentação de Amaury Savino e Banda, logo após aconteceu o tradicional bingo.

www.obidos.net.br  - Fotos de Vander N Andrade

Criado em 2021-07-26 13:52:30

Leilão de animais da Festividade de Sant´Ana 2021 arrecadou mais de 460 mil reais

Durante a Festividade de Sant´Ana acontecem vários eventos, um desses eventos é o Leilão de Animais, um dos mais esperados pela população obidense, principalmente os pecuaristas de Óbidos, o qual ocorreu no Cliper de Sant´Ana neste domingo, dia 25, começando por volta de 12h e terminou as 18h.

Segundo os organizadores do evento, este ano foi leiloado 101 animais, sendo que o valor arrecadado foi de R$ R$460.620,00 (Quatrocentos e sessenta mil, seiscentos e vinte reais)

O animal leiloado com maior valor foi uma novilha doada por Nádia Canto e família que foi arrematada primeiramente por Diego Canto no valor de R$ 12.000,00, que foi doada novamente. Neste novo leilão a novilha foi arrematada por Enio no Valor de R$ 10.000,00, a qual foi doada novamente. Pela terceira vez foi leiloada, desta vez foi arrematada por André Canto por R$ 10.200,00, a qual foi doada novamente. Pela quarta vez foi leiloada e arrematada por Marco Aurélio por R$ 7.800,00, totalizando R$ 40.000,00 ( Quarenta mil reais)

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProIdee362228ba

Fotos_do_Leilão_de Animais

Durante o Leilão, as pessoas arremataram alguns animais, doaram para serem leiloados novamente em favor da Santa Casa de Misericórdia, com o intuito de ajudar o Hospital que presta serviços de saúde à população obidense.

O Leilão contou com o empenho dos leiloeiros Duzinho, Márcio Pinto, Jorge e Mário Jorge, para conseguir os maiores lances nos animais e com certeza conseguiram, e também da comissão organizadora do leilão que conseguiram uma arrecadação recorde e mobilizar a população para participar de um dos maiores leilões do oeste paraense, que este ano voltou a ser presencial, entretanto foi transmitido AO VIVO pelas redes sociais da Diocese de Óbidos e deste site.

Senhora Sant´Ana agradece!

www.obidos.net.br

 

 

Criado em 2021-07-25 23:17:54

Caminhada dos Romeiros de Oriximiná é recebida em Óbidos

A Caminhada dos Romeiros de Oriximiná – Óbidos, realizada por oriximinaenses em homenagem a Senhora Sant´Ana, que saiu da cidade de Oriximiná chegou em Óbidos na manhã deste domingo, dia 25, por volta da 08h, os quais forma recepcionados na Catedral de Sant´Ana, por Dom Bernardo.

Os peregrinos chegaram em Óbidos muito emocionados e emocionaram as pessoas que foram até a Catedral recepcioná-los. Foram recebidos com muitos aplausos e receberam muitas palavras de boas vindas.

Pela  4ª vez os peregrinos  oriximinaenses enfrentaram vários desafios como: o cansaço, a fadiga, os perigos da estrada e percorreram cerca de 80km em estrada não pavimentada e que apesar das dificuldades enfrentadas, conseguiram alcançar seus objetivos, que foi chegar em Óbidos e homenagear Senhora Sant´Ana, que está em festa.

www.obidos.net.br - Fotos de Vander N Andrade

FOTOS....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProIdf481f951e0

Criado em 2021-07-25 22:06:24

Projeto de Óbidos revela talento de Manaus para o Grêmio FC

Santana Silva, ex-jogador com passagens por clubes como São Raimundo, Ituano FC, e Sao Bento Sorocaba, usou a tecnologia em tempos de crise de saúde global para identificar, avaliar e revelar um talento do futebol, Ruan Davi, 8 anos, que reside em Manaus e que interessou a oito clubes brasileiros..

A respeito da descoberta Ruan Davi, talento do futebol, Santana Silva, conhecido em Óbidos por Santaninha, comentou: “Recebi um vídeo básico, peguei e mandei ao Vasco, que me respondeu positivamente. Entrei em contato com o pai e solicitei mais material de treinamento. Assistia a jogos pelo Facebook aos finais de semana, eram baixados e editados para produção de um material que pudesse explorar mais e melhores recursos cognitivos, técnicos e táticos. A partir daí enviei a outros clubes que também se interessaram e retornaram o contato. Vasco e Flamengo estavam agendados para teste em outubro, mas o grêmio se antecipou com uma proposta interessante”, informou Santana.

Santana Silva partiu de Óbidos ao encontro da família de Ruan Davi em Manaus e juntos seguiram para Porto Alegre. O atleta interessou ao Grêmio, antes do prazo final e hoje, segue no clube. Seu responsável o acompanha.

“Continuo recebendo vídeos de vários lugares: Santarém, de cidades da região, e também do Amazonas. Faço trabalho de observação técnica analítica e a Internet tem facilitado minhas avaliações. Hoje conto com 10 atletas sendo monitorados”, comentou Santana

PROJETO EM ÓBIDOS

O ex-jogador e hoje agente de futebol é mentor de um projeto dinâmico e inédito na região voltado para crianças e adolescentes, mas por conta da pandemia e do espaço estar em reforma, as atividades estão paralisadas.

“O projeto está parado em termos, mas o trabalho com gestão de eventos esportivos, realização de cursos de qualificação esportiva, inclusão de alunos em escolas técnicas de profissionalização, ações sociais de solidariedade à comunidades carentes e a busca em identificar e revelar talentos sempre continuaram. O projeto é múltiplo, diversificado, existem várias frentes de atuação. Ele é formação, mas também é gestão”,  finalizou Santana.

Com informações de fotos Santana Silva

www.obidos.net.br

 

Criado em 2021-07-25 11:08:55

Amistoso beneficente entre amigos do futebol obidense da década de 80 aconteceu na AABB

Aconteceu neste sábado, dia 24, na Sede Campestre da AABB um jogo amistoso beneficente, entre os amigos do futebol obidense da década de 80, sendo que os atletas arrecadaram produtos de primeiras necessidade e na oportunidade, doaram à  Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, os quais foram entregues ao Bispo Dom Bernardo.

Os atletas fora divididos em duas Equipes, a Azul e a Branca, sendo que no final do amistoso a equipe Branca venceu o amistoso pelo seguinte placar:  Equipe Branca 5 X 2 Equipe Azul.

www.obidos.net.br – Fotos Carlinho Pinheiro

  • Click to enlarge image 00.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProIdbcbbae0e40

Criado em 2021-07-24 21:37:21

Em Óbidos, 30.964 doses de vacina contra  covid-19 já foram aplicadas

A Secretaria Municipal de Saúde – Semsa divulgou nesta  sexta-feira, dia 23 mais um  boletim sobre a vacinação contra covid-19 em Óbidos.  Segundo o Boletim, 30.964 doses já foram aplicadas na população obidense, sendo que tomaram a 1ª Dose 19.883, que corresponde a 58,28% do público alvo e a 2ª Dose já foram aplicadas 11.081 doses, que corresponde a 32,48% da população estimada para receber a vacinação, ou seja, 34.116 pessoas.

Nesta sexta, também foi divulgado o Boletim Semanal de casos de covid-19 em Óbidos, sedo que, foram registrados 32 casos confirmados, com um Óbidos. No total já foram confirmados 6.558 casos,  com 6.068 pessoas recuperadas, 131 Óbitos e ainda tem 4 pessoas internadas no Hospital Dom Floriano.

www.obidos.net.br

Criado em 2021-07-24 11:42:38

SANT´ANA 2021: Noite dedicada a Catequese e Apostolado da Oração

Na noite desta sexta-feira, dia 23, a Festividade de Sant´Ana foi dedicada a Escola Bíblica Catequética e o Apostolado da  Oração e teve como tema "Senhor, o tu tens palavras de vida eterna!’’

A procissão deste dia saiu da Sala da catequese, Bairro do Centro, percorreu algumas ruas até a Catedral de Sant´Ana, onde aconteceu a missa. Logo após a missa, a programação cultural aconteceu no Cliper, com atração musical, leilões e bingos.

Os Notários e Convidados deste dia foram: Escola Bíblica Catequética, Apostolado da Oração, Comunitários da Comunidade Rural, Feirantes, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Servidores da SEMAR Sindicato Rural de Óbidos.

www.obidos.net.br - Fotos de Vander N Andrae

FOTOS...

  • Click to enlarge image festa (1).jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId583f15aa9e

  • Click to enlarge image festa (24).jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId6552d3a29f

Criado em 2021-07-24 11:19:27

Prefeitura de Óbidos intensifica limpeza no centro comercial da cidade

A Prefeitura Municipal de Óbidos por meio da Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura, está realizando a limpeza das áreas atingidas pela cheia do Rio Amazonas no centro comercial de Óbidos.

Segundo a SEURBI, a ação está sendo realizada a medida em que as águas vão baixando.

"A limpeza pública tem sido um dos marcos do nosso Governo, serviços de capina, roçagem, poda, coleta do lixo e outros, estão ocorrendo periodicamente, para que a cidade possa estar limpa e bem cuidada", enfatizou o Prefeito Jaime Silva.

Fonte: Comunicação/PMO

FOTOS....

  • Click to enlarge image limpeza (1).jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId90b8241e13

Criado em 2021-07-23 09:44:50

Compromisso com a humanização na saúde da Amazônia

Hospital de Porto Trombetas, sediado em Oriximiná, comemora 36 anos de atividades no oeste do Pará

A vocação e o compromisso pelo atendimento humanizado em saúde movem 184 profissionais como a técnica de Enfermagem Regilene Costa no Hospital de Porto Trombetas (HPTR), localizado no distrito de Porto Trombetas, município de Oriximiná (PA). Aproximadamente 750 mil atendimentos foram realizados nesta região nos 36 anos de atividades do HPTR, que serão comemorados nesta sexta-feira, dia 23 de julho. “Eu sou apaixonada pela minha profissão. Escolhi cuidar incondicionalmente das pessoas, visando o bem-estar, sua integridade e dignidade. Vê-las voltando para casa com a saúde restabelecida, ativa em mim um sentimento de compaixão e solidariedade”, declara Regilene Costa, que nasceu em Prainha e há 24 anos trabalha neste hospital.  

Em sua trajetória, Regilene conta que viu e vivenciou muitas situações que serviram como aprendizado e crescimento profissional e que ela acredita que também contribuíram para o fortalecimento e a credibilidade do HPTR. “É muito gratificante fazer parte de uma empresa que busca melhoria contínua pela qualidade na assistência dos pacientes, criando novos processos, aperfeiçoando o sistema de gestão, buscando certificações e capacitando profissionais”, comenta.  

  • Click to enlarge image mrn (0).jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProIdb51b93bb54

Fotos_do_Hospital de Porto Trombetas

Mantido pela Mineração Rio do Norte (MRN) e gerenciado pela Pró-Saúde, o hospital tem mais de 25 especialidades, entre presenciais e telemedicina, realizando atendimentos ambulatoriais, de urgência, cirurgias e internações. O HPTR também acompanha as mudanças na região nesses 36 anos, evoluindo na qualidade profissional, técnica e de infraestrutura para atender os desafios da saúde na região. “Crescemos com tecnologias, pessoal, treinamento e especialistas. Nossos principais desafios são conseguir atender as comunidades de Porto Trombetas, quilombolas e ribeirinhas de Oriximiná, considerando as especificidades de saúde, região e logística com as compras de materiais”, pontua Diogo Abreu, gerente do Departamento de Saúde da MRN. 

Infraestrutura - Entre as 25 especialidades estão pediatria, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia, sendo que estas disponibilizam atendimento 24 horas. Entre os 184 funcionários, 24 são médicos.  O HPTR tem 22 leitos de internação e realiza exames de análises clínicas, patologia e diagnóstico por imagem. Paralelamente, realiza atendimentos ambulatoriais de medicina do trabalho, oftalmologia, puericultura e diversas especialidades fornecidas via telemedicina. 

Superação na pandemia

O maior desafio foi trabalhar de forma intensa na linha de frente da prevenção e combate ao novo coronavírus, sendo referência de assistência à saúde para as comunidades da região do Porto Trombetas e Alto Trombetas. “Além do atendimento hospitalar, participamos da campanha de prevenção junto ao comitê de crise e à equipe da MRN. Fizemos testagem e isolamento em massa, tratamento imediato em todos os pacientes que nos procuraram, contratamos equipe exclusiva e criamos uma unidade exclusiva de Covid-19. Disponibilizamos ainda uma UTI móvel para a retirada de pacientes graves e críticos, entre outras ações, conduzidas bravamente no cenário da pandemia. Atualmente, também estamos vacinando alguns grupos como prioritários, gestantes, comorbidades e lactantes, entre outros, em um posto, montado no Cineteatro de Porto Trombetas”, conclui Abreu.   

Entre os pacientes que receberam tratamento e tiveram rápida recuperação no HPTR estão a empreendedora Luciana Castro Marinho e o esposo dela, o policial militar Benedito Ferreira Borges, que foram diagnosticados com o novo coronavírus no início de 2021. “Começamos a sentir os sintomas, mas não queríamos acreditar que era Covid-19, pois tivemos esta doença quando começou a pandemia. Fomos atendidos no dia 10 de janeiro e retornamos para casa para fazer o tratamento. No dia 15, começamos a sentir sintomas mais intensos da doença. Por isso, fomos para o hospital, onde ficamos internados por 11 dias. Ficamos debilitados e desanimados, mas o acompanhamento e o tratamento foram maravilhosos e nos deram força para acreditar que a gente ia se recuperar. Só tenho a agradecer aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e a equipe de higienização. Com certeza, o acolhimento, a atenção e os cuidados destes profissionais fizeram a gente vencer esse vírus”, relata Marinho. 

Certificação de boas práticas

Uma das importantes conquistas foi o selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem, recebido em novembro de 2019, que certifica as boas práticas e as resoluções atreladas à prática da assistência de enfermagem do hospital. Atualmente, a equipe do HPTR trabalha para obter uma nova certificação, desta vez internacional, relacionada à segurança do paciente. A Comissão de Humanização também é um dos diferenciais que contribuem para o HPTR ser considerado referência em média e baixa complexidade nesta região.  

“Os atendimentos valorizam especificidades como as de comunidades quilombolas, respeitando ao máximo a privacidade, a forma de viver e conviver. Também temos diversos projetos como Grávidas de Trombetas, Crescendo Juntos, A Hora do Soninho, entre ações e campanhas que somam com esta humanização do hospital”, assinala o gerente do Departamento de Saúde da MRN.     

Mais conforto para os comunitários

Entre os recentes investimentos na ampliação de atendimento está o Odontomóvel, que, a partir deste mês de julho, contará também com o serviço de extração, além de restauração e limpeza, que já são ofertados, e passa a ficar em ponto fixo ao lado do Ambulatório da Feirinha de Porto Trombetas, para atender com maior conforto e comodidade o público das comunidades quilombolas Boa Vista, Alto Trombetas 1 e Alto Trombetas 2. “Com isso, além de ampliar a capacidade de atendimento, facilita o acesso dos comunitários aos serviços, reduzindo o deslocamento até o Hospital de Porto Trombetas”, conta Abreu.

Para o diretor médico, Gustavo Estanislau, os diferenciais são a qualidade do atendimento e dos profissionais, além da estrutura do hospital. “A busca constante é pela excelência. Atualmente, o hospital está com um grande projeto de melhoria buscando qualidade e segurança para o paciente por meio de auditorias para conquistar selos e certificações hospitalares. Também temos projetos visando humanização e sustentabilidade”, declara Estanislau.  

Fonte: Comunicação/MRN

Criado em 2021-07-23 09:25:40

Inscrições para Prêmio Protagonismo Amazônico no Cinema são prorrogadas até 25/07

Em aditivo publicado no dia 21 de julho, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) prorrogou as inscrições para o Edital de Apoio à Produção de Curta Metragem – Prêmio Protagonismo Amazônico no Cinema, que vai apoiar até oito projetos audiovisuais de documentários com prêmios de R$5.000,00. O novo prazo vai até 25 de julho.

O edital é realizado pela Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), e Núcleo de Produção Digital do Tapajós (NPD Tapajós), com apoio da Fundação de Integração da Amazônia (FIAM) e patrocínio da Secretaria Nacional do Audiovisual/Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Os interessados podem se inscrever até as 18h do dia 25 de julho, somente por formulário on-line, de acordo com as orientações do edital nº 01/2021-FIAM. Podem participar do concurso produtores independentes (pessoa física) ou microempreendedores individuais (MEI) que tenham atuação no audiovisual há pelo menos dois anos, residência fixa no estado do Pará e idade igual ou superior a 18 anos até o encerramento das inscrições.

Os documentários deverão ter duração máxima de 26 minutos, abordando o tema “olhar amazônico”. Além do curta, os selecionados deverão produzir, pelo menos, cinco ações de divulgação em redes sociais e realizar a exibição gratuita do filme em plataforma virtual.

O cronograma previsto conta com as seguintes fases:

- Inscrições on-line (49 dias), de 7 de junho até as 18h do dia 25 de julho de 2021, momento para envio do projeto e documentos pessoais e comprovantes solicitados;

- Habilitação (eliminatória, para verificar documentos dos inscritos);

- Classificação (classificatório e eliminatória, em que será avaliado o teor do projeto do candidato por Comissão Ad Hoc);

- Homologação do Resultado Final (após somatório de pontos e divulgação da lista de classificação);

- Convocação (pagamento dividido em 2 parcelas);

- Execução (fase de 75 dias para conclusão do curta) e relatório final.

O resultado da seleção está previsto para o dia 13 de agosto de 2021. A preparação do curta documental e ações virtuais deverão acontecer de 4 de setembro a 18 de novembro de 2021. 

Acesse o edital nº 01/2021-FIAM e anexos na página de editais da Procce.

Para mais esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Comunicação/Ufopa, com informações da Procce

Criado em 2021-07-23 09:04:06

Diocese de Óbidos comemora os 54 anos de Ordenação de Dom Martinho

“Adiutor Gaudii Vestri” – Distribuidor da Vossa Alegria.

Nesta quinta-feira, dia 22, a Diocese de Óbidos comemora os 54 anos de Ordenação Sacerdotal do seu Bispo Prelado Emérito, Dom Frei Martinho Lammers-OFM.

Dom Martinho Lammers-OFM, nasceu em 22 de dezembro de 1939. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 04 de junho de 1961; em 22 de julho de 1967 foi ordenado sacerdote em Salvador-BA. Em junho de 1968 chegou a então Prelazia de Óbidos; em 10 de fevereiro de 1976 foi nomeado Vigário Geral; em 05 de abril de 1976 foi eleito Vigário Capitular da Prelazia e em 21 de julho de 1976 foi nomeado Prelado Nullius de Óbidos. Tomou posse como administrador Apostólico em 06 de novembro de 1976. Nomeado Bispo da Prelazia em 08 de agosto de 1979 e Ordenado Bispo Prelado na Catedral de Sant’Ana a 04 de outubro de 1979, como Lema: ‘’Adiutor Gaudii Vestri” – Distribuidor da Vossa Alegria.

E com a alegria e sorriso que lhe são peculiares serviu a nossa Prelazia, hoje Diocese de Óbidos, Atualmente como Bispo emérito da Diocese de Óbidos, continua sua missão servindo na Diocese de Canindé.

Com as bençãos de Senhora Sant'Ana, que possamos lembrar e celebrar por muitos anos o dia do seu SIM.

Fonte: Diocese de Óbidos

Criado em 2021-07-22 15:38:14

SANT´ANA 2021: Procissão saiu da Igreja de Santa Terezinha

Nesta quarta-feira, dia 21,  a procissão (carreata) da Festividade de Sant´Ana saiu do Bairro de Santa Terezinha, Igreja de Santa Terezinha, paróquia de São Marinho de Lima, percorreu por vários bairro até chegar na Catedral de Sant´Ana, onde aconteceu a missa celebrada por Padre Leonardo, que neste dia teve como tema: "O Senhor deu o pão do céu, como alimento”.

Logo após a missa, a programação aconteceu no Cliper de Sant´Ana, onde os obidenses se reuniram e puderam apreciar o jantar e participar do leilão e bingos, obedecendo o distanciamento social por conta da pandemia.

Notários e Convidados: Paróquia São Martinho de Lima, Comunidades da área Urbana com suas Pastorais e Movimentos, Associação Comercial e Empresarial de Óbidos e seus colaboradores, Comerciantes em Geral.

www.obidos.net.br – Fotos de Vander N Andrade

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId6c433c4cd9

  • Click to enlarge image d (35).jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProIdf3fec91311

Criado em 2021-07-21 23:33:50

Em Óbidos, Secretaria de Saúde realizou “Caminhada ao Ar Livre” 

A Secretaria do de Saúde de Óbidos – Semsa realizou na manhã nesta terça-feira, dia 21, a ação Caminhada ao ar livre: Aliando Hábitos Saudáveis. O objetivo geral foi desenvolver práticas e técnicas utilizando os exercícios físicos ao ar livre nas ações de atendimento de saúde do município, executando políticas de bem-estar e de socialização, com trocas de informações entre os usurários das diversas áreas para estimular e melhorar o âmbito social e de saúde da população. PÚBLICO-ALVO da ação foram Homens e mulheres de diversas faixa etária .

As principais atividades de boas práticas físicas realizadas com os pacientes foram  alongamentos e  caminhadas, aferição no início da atividade da Pressão Arterial, saturação, temperatura e dos batimentos cardíacos do grupo da caminhada.

Fonte: Comunicação/PMO

FOTOS...

  • Click to enlarge image caminhada (1).jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId8105d44737

 

Criado em 2021-07-21 16:00:30

SANT´ANA 2021: Noite dedicada a Pastoral da Juventude

Nesta terça-feira, dia 19,  a Festividade de Sant´Ana dedicou o dia à Pastoral da Juventude, sendo que a tradicional procissão (carreata) que saiu do Bairro do Bela Vista, Escola Municipal Raimundo Cardoso de Araújo,  passou pelo Bairro da Cidade Nova, Lourdes e Centro, até chegar na Catedral de Sant´Ana, onde aconteceu a missa celebrada pelo Pe. Marcus Vinicius, que neste dia teve como tema: "Fazer a vontade do Pai!"

Logo após a missa, a programação aconteceu no Cliper de Sant´Ana, onde os obidenses se reuniram e puderam apreciar o jantar e participar do leilão e bingos, obedecendo o distanciamento social por conta da pandemia.

Notários e Convidados: Pastoral da Juventude, Catequese de Crisma, Projeto Cultura pela Paz e Juventude em Geral.

www.obidos.net.br – Fotos de Vander N Andrade

FOTOS...

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId9864fa9334

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProIdd2784be08e

 

Criado em 2021-07-21 02:07:08

Em Óbidos, SEMSA anuncia a vacinação contra covid-19 para pessoas de 27 à 29 anos

A Secretaria de Saúde de Óbidos – Semsa divulgou nesta terça-feira, dia 20, a nova agenda de vacinação contra covid-19, sendo que a faixa etária que será vacinada são pessoas de 27 a 29 anos.

A vacinação acontecerá na sexta-feira, dia 23, no Ginásio da Assembleia de Deus, no horário de 07h30 até as 18h.

www.obidos.net.br

Criado em 2021-07-20 23:01:01

SANT´ANA 2021: Procissão saiu da Comunidade NS de Lourdes

Nesta segunda-feira, dia 19,  a Festividade de Sant´Ana teve inicio com a tradicional procissão (carreata) que saiu da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, passou por vários bairros até chegar na Catedral de Sant´Ana, onde aconteceu a missa, que neste dia teve como tema: "Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!”.

Logo após a missa, a programação aconteceu no Cliper de Sant´Ana, onde os obidenses se reuniram, obedecendo o distanciamento social por conta da pandemia, e puderam apreciar o jantar, e participar do leilão e bingos.

Notários e Convidados: Comunitários da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, Comunidades das Ilhas, Pastoral do Dizimo, Senhora de Lourdes, Membros da Pastoral Familiar, ECC, ACOB, Rotary Clube, as ANAS e Congregação Mariana.

www.obidos.net.br - Vander N Andrade

FOTOS....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId5f7c0b43a0

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProIdfeb39d2261

Criado em 2021-07-20 15:08:26

SANT’ANA 2021:  Dia dedicado ao Círio das Crianças

ÓBIDOS | Neste domingo, dia 18, a Festividade de Senhora Sant´Ana, em Óbidos, dedicou o dia da programação às Crianças, realizando o Círio das Crianças,  cujo tema foi: “Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel!”

Neste dia, a Procissão (carreata) iniciou na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Veríssimo, no centro de Óbidos, percorreu várias ruas até chegar a Catedral de Sant´Ana, onde aconteceu a missa diária, logo após a programação aconteceu o leilão e bingo no Cliper de Sant´Ana transmitida em uma Live.

O responsável pela Liturgia desta noite foi Comissão do Círio das Crianças, Alunos e Servidores da Escola José Veríssimo, Infância e Adolescência Missionária, Associação dos Amigos do Menino Jesus, Pastoral da Criança, Catequistas e Catequizando de 10 Eucaristia, Coroinhas, Grupo de Escoteiros Pauxis, Doutores Mais Palhaços e Servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social- SEMDES.

  • Click to enlarge image c (1).jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId3c1de28596

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId407a533acb

www.obidos.net.br - Fotos de Vander N Andrade

 

Criado em 2021-07-19 18:32:21

SANT’ANA 2021: Procissão  saiu da comunidade de São Pedro, Bairro de Bela Vista

Neste sábado, dia 17 a Festividade de Senhora Sant´Ana dedicou o dia da programação à Comunidade Santíssima Trindade e São Pedro, do Bairro de  Bela Vista, cujo tema foi: "Eterna é a sua misericórdia".

Procissão Terrestre iniciou por volta das 19h, percorreu várias ruas até chegar a Catedral de Sant´Ana, onde aconteceu a missa. Logo após a missa, no Cliper de Sant´Ana, aconteceu uma a apresentação cultural, leilões e bingos, programação que foi transmitidas pelas redes sociais.

O responsável pela Liturgia desta noite foi a Comunidade São Pedro – Bela Vista, que teve como Notários e Convidados: Comunitários e Grupos da Comunidade São Pedro, Comunidades da Região do Paraná de Baixo, Colônia de Pescadores Z19, Grupos Musicais e Bandas da Cidade.

FOTOS DESTE DIA....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId372a5fb53e

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProIdfc8abd012e

www.obidos.net.br - Fotos de Vander N Andrade

Criado em 2021-07-18 02:59:22

SANT´ANA 2021: Diácono Marcus Vinícius Silva foi ordenado padre

ÓBIDOS - Aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 16, mais uma noite da Festividade de Santa´Ana, quando houve a procissão (carreata), que saiu da Igreja de Fátima, percorreu várias ruas até chegar na Catedral de Sant´Ana, onde aconteceu a Santa Missa.

Diferente dos dias anteriores, a Santa Missa foi especial, pois  aconteceu a ordenação presbiteral do jovem Marcus Vinícius Fernandes da Silva, que pela imposição das mãos do Bispo da Diocese de Óbidos, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, o então Diácono recebeu o segundo grau da ordem e agora é o mais novo Padre da Diocese.

  • Click to enlarge image 00.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProId08dacf6db1

Fotos_da_Missa_de Ordenação

Durante a celebração, Dom Bernardo presidiu  todo o rito da ordenação presbiteral que foi constituída das seguintes partes: homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

A ordenação que foi realizada por Dom Bernardo, teve a presença do clero da Diocese de Óbidos, alguns padres de outras dioceses, dos familiares de Marcus , do povo de Óbidos e algumas paróquias da diocese.

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProIdf90302752a

Fotos_da_Missa_de Ordenação

Marcus Vinícius Fernandes da Silva

O jovem Marcus Vinícius Fernandes da Silva é obidense da Diocese de Óbidos (PA), passou cerca de quatro anos na Arquidiocese de Juiz de Fora para cursar Teologia. Antes de ir para Juiz de Fora, ele passou dois anos (2015 e 2016) na Diocese de Würzburg, na Alemanha, e outros três em Santarém (PA), onde cursou Filosofia no Seminário São Pio X. O lema escolhido para inspirar seu sacerdócio foi “A ti, meu Deus, elevo meu coração”.

A primeira Missa presidida por Padre Marcus Vinícius será no dia 17 de julho, às 8h30, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Óbidos, onde deu os primeiros passos na sua caminhada vocacional.

www.obidos.net.br – Fotos de Vander N Andrade

Criado em 2021-07-17 11:51:22

Manejo responsável pela conservação da floresta

Criação da Área de Proteção Ambiental Jará e Projeto SAFs contribuem para valorizar e proteger a biodiversidade em municípios no oeste do Pará.

Com cerca de 500 milhões de hectares cobertos por florestas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o segundo país do mundo com maior área vegetal. Para lembrar a importância de preservar este e outros recursos naturais, em 17 de julho é celebrado o Dia de Proteção às Florestas. No oeste do Pará, duas experiências desenvolvidas por empresas de mineração e parceiros locais mostram a importância de valorizar e proteger a biodiversidade nesta região. 

APA Jará guarda 5 mil hectares de floresta em Juruti

Com o objetivo de garantir a conservação de 5 mil hectares de floresta, entre áreas de várzea e igapós, igarapés, lagos e áreas consolidadas na área urbana de Juruti, a Alcoa, juntamente com a Prefeitura de Juruti, e o Imazon firmaram parceria para criar a Área de Proteção Ambiental Jará (APA Jará).  Foram investidos R$ 1,5 milhão por meio da Alcoa Foundation e o processo envolveu reuniões comunitárias, consulta pública, a oficialização de criação e a posse do Conselho Gestor da APA, em dezembro de 2020. A criação da unidade estabelece regras de conservação no principal manancial da zona urbana e representa um importante avanço para o desenvolvimento sustentável no município.

A APA Jará está localizada entre a sede do município e o Lago Curumucuri (limites a oeste e leste) e entre as vias de acesso que ligam a cidade de Juruti às comunidades Jangada e Santa Maria do Curumucuri (limites Norte e Sul). De acordo com o Imazon, responsável pelo estudo de viabilidade técnica, a APA Jará traz importantes benefícios ambientais, sociais e econômicos. Entre os quais destacam-se:

- Proteção da biodiversidade, através da contenção do avanço do desmatamento;

- Regulação da temperatura local, através da manutenção de áreas verdes;

- Manutenção do uso dos recursos aquáticos, através da proteção de nascentes, rios e igarapés;

- Oportunidades de geração de renda, através do turismo de base comunitária e da produção sustentável e comercialização de produtos da agricultura familiar e da natureza como a bacaba, açaí, castanha, cipós, peixes ornamentais, farinha, entre outros;

- Fomento à educação ambiental;

- Melhoria da qualidade de vida da população através da criação do espaço para lazer, esportes e contemplação da natureza.

Conselho Gestor

O Conselho Gestor, que tem caráter consultivo, é composto por 24 representantes da sociedade civil e do poder público e tem papel fundamental na gestão ambiental e administrativa da APA, uma vez que deverá apoiar e orientar o gestor nas tomadas de decisão, fazer denúncias de mau uso dos recursos naturais e ajudar no planejamento e na execução das ações contidas no Plano de Manejo, em elaboração.

“No Conselho estão várias instituições, tanto do poder público quanto da sociedade civil. Então, abre-se um grande e importante espaço de discussão e trabalho coletivo voltado para o uso adequado da área e de seus recursos naturais”, comenta o pesquisador do Imazon e coordenador do projeto de criação da APA Jará, Renan Moura.

De acordo com o gerente de Sustentabilidade da Alcoa Brasil, Fábio Abdala, o Conselho dialoga com as exigências nacionais de gestão das Unidades de Conservação. “O Conselho é um requerimento necessário de toda UC. Então, todas elas devem ter o órgão para permitir uma participação e controle social de forma que a comunidade participe da gestão dessas unidades”, argumenta.

A Alcoa apoia e vem impulsionando iniciativas de conservação em toda a região de Juruti. Além da APA do Jará, a empresa contribuiu para a criação da Reserva Extrativista de Vida Silvestre Lago Mole (Revis Lago Mole), região considerada berçário da fauna e da flora do município e arredores, e vem incentivando os comunitários a expandirem novos métodos de produção agrícola através dos sistemas agroflorestais, método baseado em plantio que evita a queima da floresta e permite a conservação do solo, produção diversificada e sustentável.

Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais em Oriximiná

No município de Oriximiná, mais de 20 famílias das comunidades ribeirinhas Boa Nova, Casinha, Saracá, Camixá e Bom Jesus, participam do Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), iniciativa do Programa de Educação Socioambiental da Mineração Rio do Norte (MRN) em cumprimento a condicionantes do Ibama, desenvolvido desde 2005 e executado atualmente em parceria com a consultoria Florestas Engenharia.

Atividades do SAFS em Oriximiná antes da pandemia 

Os 29 agricultores participantes recebem capacitações como cursos, visitas técnicas e oficinas, nas quais são trabalhadas metodologias coletivas e individuais, compartilhando saberes tradicionais locais e técnicas agroecológicas. “O objetivo deste projeto é promover a conservação das florestas nas comunidades atendidas, promovendo o reflorestamento por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais e, ao mesmo tempo, gerando renda para as famílias”, declara Genilda Cunha, analista de Relações Comunitárias da MRN e coordenadora do projeto.

Entre os principais produtos em termos de volume e de renda gerada para as famílias estão limão, laranja e tangerina. Também há produção, consumo e comercialização de abacaxi, milho e banana. “A contribuição dos produtos dos SAFs na renda dos agricultores depende da intensidade do manejo que cada família dedica ao plantio, além de ter relação com condições climáticas e com as estações ao longo do ano”, explica Juliana Mello, consultora do projeto.

Aprimoramentos - As capacitações voltadas para a melhoria do manejo dos plantios já existentes foram intensificadas em 2018, quando um diagnóstico do projeto apontou para a necessidade de um acompanhamento mais próximo. Neste mesmo ano foram feitas capacitações sobre gestão da propriedade rural, criação de galinha caipira e agroecologia, visando apresentar técnicas que permitissem aos agricultores realizarem de forma independente os tratos culturais adequados aos seus SAFs, recuperando a produtividade. Em 2019, o projeto promoveu junto a cada família uma rodada de planejamento, considerando a renovação e implantação de novas áreas de cultivo. Foram distribuídas mais de 14 mil mudas de 15 espécies.

Autoridades e representantes de entidades na solenidade de criação da APA Jará antes da pandemia

Entre as capacitações promovidas pelo projeto no final de 2019, antes da pandemia, estão o curso de legislação sobre a atividade agrícola, em que se aprofundou o conhecimento dos agricultores sobre normas que regem a produção agrícola sustentável, incluindo produção orgânica, certificações, fabricação de defensivos e adubos orgânicos. Também foram realizadas visitas técnicas, complementadas por interações via telefone para os comunitários que têm acesso a este meio, quando as visitas não puderam ser mais realizadas em decorrência da crise de Covid-19.

Além das atividades de aprimoramento técnico, o projeto também promoveu a entrega de equipamentos e materiais para o plantio das 14 mil mudas entregues. Os agricultores receberam kits com ferramentas para poda, plantio e o manejo dos SAFs. No início de 2020 foram entregues 25 sacas de adubo para ser aplicado de acordo com o resultado das análises de solo, realizadas no ano anterior. “O suporte com as capacitações, consultorias de normas, visitas técnicas e apoio com materiais são diferenciais que fazem do SAFs uma experiência positiva de manejo responsável de plantios, valorizando a conservação das florestas e contribuindo com o incremento de renda das famílias participantes”, declara Jéssica Naime, gerente de Relações Comunitárias da MRN.

Retomada - Por conta da crise de Covid-19, o projeto ocorreu apenas nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, precisou ser interrompido em março do ano passado e tem perspectiva de retomada a partir de agosto deste ano caso o contexto da pandemia esteja sob controle. “Ainda não foi possível executar ações nas comunidades atendidas. Também não tivemos ação à distância porque atuamos em comunidades rurais em áreas remotas, onde até o acesso a sinal de telefone é dificultoso. Temos como meta entrar em campo, visitando as famílias beneficiárias do projeto, a partir de agosto, se for considerado seguro pela equipe de saúde e segurança da MRN. Tomaremos todas as medidas preventivas, considerando distanciamento social, atendimentos individualizados, evitando aglomerações, uso de máscaras e higienização de mãos e das superfícies”, assinala a coordenadora do SAFs.

FONTE: Comunicação/MRN

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=4320#sigProIde63252c1c6

Criado em 2021-07-17 10:06:22

  • Início
  • Anterior
  • 212
  • 213
  • 214
  • 215
  • 216
  • 217
  • 218
  • 219
  • 220
  • 221
  • Próximo
  • Fim

HOME     |      CONTATOS     |     EQUIPE
Copyright © 2005. Óbidos - Pará - Brasil
Site Obidos.Net.Br / Chupaosso.Com.Br

Estamos há 20 anos contando a História de Óbidos.
Todos os direitos reservados.

Ver quantos acessos teve os artigos
32847386