Menu

  • HOME
  • Pra Você
  • Fotografias
  • Videos
  • Contatos

Menu serviços

  • Equipe do Site
  • Publicidade.

Menu Site

  • Home
  • Artigos
  • Noticias
  • Óbidos
    • Sobre Óbidos
    • Óbidos: ontem e hoje
    • Culinária
    • Educação
    • Arquitetura
    • Museu Contextual
    • Museu Integrado
  • Cultura
    • Artes
    • Biografias
    • Folclore
    • Lendas
    • Literatura
    • Musica
    • Poesia
  • Carnapauxis
    • Blocos
    • Notícias
    • Histórico
  • Esporte
  • Festas
  • Entrevistas
  • Mídias
    • Audios
    • Fotografias
    • Pra Você
    • Vídeos
    • Publicidade
  • Turismo
    • Óbidos
    • Dicas de Turismo
Obidos.Net.Br Obidos.Net.Br Obidos.Net.Br
  • Home
  • Artigos
  • Noticias
  • Óbidos
    • Sobre Óbidos
    • Óbidos: ontem e hoje
    • Culinária
    • Educação
    • Arquitetura
    • Museu Contextual
    • Museu Integrado
  • Cultura
    • Artes
    • Biografias
    • Folclore
    • Lendas
    • Literatura
    • Musica
    • Poesia
  • Carnapauxis
    • Blocos
    • Notícias
    • Histórico
  • Esporte
  • Festas
  • Entrevistas
  • Mídias
    • Audios
    • Fotografias
    • Pra Você
    • Vídeos
    • Publicidade
  • Turismo
    • Óbidos
    • Dicas de Turismo
Pesquisar por:
Pesquisar somente:

Total: 8212 results found.

Página 1 de 411

Festival do Jaraqui 2026 encerra com o desfile da Rainha

A Praça José Veríssimo recebeu um bom público neste domingo (21) para o encerramento do Festival do Jaraqui 2026, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural de Óbidos. A programação foi marcada por muita música, valorização dos artistas locais, gastronomia regional e pela escolha da Rainha do Festival.

As atividades tiveram início ao meio-dia e se estenderam durante toda a tarde e noite. No espaço do evento, moradores e visitantes puderam saborear o jaraqui preparado de diversas maneiras, com destaque para as versões assada e frita, que fizeram sucesso entre os participantes.

Preparação dos Jaraquis

Um dos momentos mais aguardados da programação foi a apresentação da candidata ao título de Rainha do Festival do Jaraqui 2026. A jovem Fernanda encantou o público durante o desfile e foi oficialmente coroada como Rainha desta edição do evento. Ao final da apresentação, ela recebeu a faixa e um presente das mãos da diretora da Associação Cultural Obidense (ACOB), Maria Alice Aquino.

Durante a entrega da faixa à Fernanda

A programação também contou com apresentações musicais ao longo do dia, reforçando a proposta do festival de valorizar os talentos locais e promover a cultura obidense. O encerramento da festa ficou por conta do cantor Netinho Moreno, que subiu ao palco para comandar o show de encerramento, animando o público e encerrando com grande estilo mais uma edição do festival.

Realizado pela Associação Cultural Obidense (ACOB), com produção da Banda Energia Produções Artísticas e Eventos e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Óbidos, o Festival do Jaraqui reafirma sua importância como um dos principais eventos culturais do município.

Além de movimentar a economia local, o festival fortalece as tradições da cidade, reunindo moradores e visitantes em uma grande celebração da música, da gastronomia e da identidade cultural obidense.

GALERIA DE FOTOS....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=0#sigProId8af30792f2

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=0#sigProId73f2084813

www.obidos.net.br 

 

Criado em 2026-06-22 01:51:42

Óbidos se prepara para a Festividade de Sant’Ana 2026; confira os principais eventos da programação

A Diretoria da Festividade de Sant’Ana divulgou nesta semana parte da programação oficial da edição 2026, que será realizada no período de 12 a 26 de julho, em Óbidos. Considerada a maior manifestação religiosa do município, a festividade dedicada à padroeira dos obidenses reunirá momentos de fé, devoção, evangelização e confraternização comunitária.

Além das celebrações que marcarão os dias da festa, a programação deste ano contempla uma série de atividades preparatórias, envolvendo famílias, comunidades, repartições públicas, comerciantes e grupos religiosos, fortalecendo o espírito de união e preparação espiritual para a grande celebração.

De acordo com informações divulgadas pela Diretoria em suas redes sociais, em breve será apresentada também a programação litúrgica completa, contendo os horários das Santas Missas, novenas e demais celebrações religiosas que acontecerão durante a festividade.

Com o tema “Sant’Ana, ensina-nos a ser solo fértil de amor e semente de paz”, a Igreja convida os fiéis a viverem intensamente este tempo de graça e renovação espiritual.

Pré-festa

As atividades preparatórias terão início ainda no mês de junho:

  • 23 de junho (terça-feira) – Reunião com os Noitários;
  • 25 de junho (quinta-feira) – Coletiva de Imprensa;
  • 1º de julho (quarta-feira) – Missa de envio das imagens para a peregrinação nas famílias.

Programação preparatória de julho

  • 2 a 10 de julho – Novena em Família;
  • 2 a 4 de julho – Visita da imagem de Sant’Ana aos comércios;
  • 6 a 10 de julho – Visita da imagem de Sant’Ana às repartições públicas;
  • 6 de julho (segunda-feira) – Adesivação da Padroeira;
  • 8 de julho (quarta-feira) – Acolhida da Imagem Peregrina;
  • 10 de julho (sexta-feira) – Luau Jovem com Sant’Ana;
  • 11 de julho (sábado) – Missa da Transladação.

Momentos especiais da festividade

A programação geral também destaca alguns momentos importantes que acontecerão ao longo do período festivo:

  • Adoração ao Santíssimo nos dias 16 e 23 de julho, às 18h;
  • Caminhada de Fé com Sant’Ana, no dia 18 de julho, às 16h, na Comunidade Cipoal;
  • Sacramento do Batismo, nos dias 19 e 25 de julho, às 9h;
  • Santas Missas diariamente, às 19h30.

Tempo de preparação e fé

A Festividade de Sant’Ana é um dos eventos religiosos mais tradicionais da Amazônia e mobiliza milhares de fiéis de Óbidos e de diversas cidades da região. Durante o mês de julho, a Catedral de Sant’Ana se transforma em um grande centro de peregrinação, oração e encontro das famílias obidenses.

A organização reforça o convite para que a população acompanhe e participe das atividades preparatórias, vivenciando cada momento como uma oportunidade de fortalecimento da fé e da devoção à padroeira.

“Programe-se, participe e viva intensamente este tempo de graça. Que Senhora Sant’Ana nos conduza, desde já, a uma preparação espiritual profunda para celebrarmos, com alegria e fé, a nossa grande festa.”, destaca a mensagem divulgada pela Diretoria da Festividade.

Festividade de Sant’Ana 2026

Período: 12 a 26 de julho de 2026
Tema: “Sant’Ana, ensina-nos a ser solo fértil de amor e semente de paz”
Local: Catedral de Sant’Ana e comunidades da Diocese de Óbidos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO.....

  • Click to enlarge image progrma (1).jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=0#sigProId6cbad671e3

www.obidos.net.br

 

Criado em 2026-06-22 01:16:15

Usina da Paz de Óbidos será inaugurada no dia 25 de junho

A população de Óbidos viverá um momento histórico na próxima quinta-feira, dia 25 de junho de 2026, com a inauguração da Usina da Paz (UsiPaz), um dos maiores projetos de inclusão social do Governo do Pará. A cerimônia está marcada para as 10 horas da manhã, no complexo localizado às margens da Rodovia PA-437, Km 04, no bairro Perpétuo Socorro, próximo ao aeroporto municipal.

A nova unidade chega para fortalecer as políticas públicas voltadas ao bem-estar da população, oferecendo um espaço moderno e multifuncional destinado à promoção da cidadania, da inclusão social e da geração de oportunidades para crianças, jovens, adultos e idosos.

A entrega da Usina da Paz de Óbidos faz parte da expansão do programa para a região do Baixo Amazonas e ocorre logo após a inauguração da unidade de Santarém. Com a abertura da nova estrutura, o Pará alcança a marca de 33 Usinas da Paz em funcionamento, consolidando o projeto como uma das principais iniciativas de transformação social do Estado.

O complexo foi planejado para atender diferentes áreas essenciais da vida da população, reunindo serviços de assistência social, saúde, cultura, esporte, lazer e qualificação profissional em um único espaço. A proposta é garantir atendimento humanizado e ampliar o acesso a oportunidades que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores.

Além de oferecer serviços essenciais, a UsiPaz surge como um ambiente de acolhimento e convivência, incentivando talentos, promovendo inclusão e criando perspectivas para milhares de famílias obidenses.

A chegada do empreendimento representa um importante investimento em cidadania e desenvolvimento social, sendo considerada uma das maiores conquistas recentes para o município. A expectativa é que o novo espaço contribua diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população, fortalecendo políticas públicas e ampliando o acesso a direitos fundamentais.

Com a inauguração da Usina da Paz, Óbidos passa a contar com um equipamento público de grande alcance social, que promete transformar vidas e deixar um legado duradouro para as futuras gerações.

GALERIA DE FOTOS....

  • Click to enlarge image 02.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=0#sigProIdbd9acc66b4

www.obidos.net.br

Criado em 2026-06-21 20:14:30

Segunda noite do Festival do Jaraqui 2026 teve shows de artistas obidenses

A Praça José Veríssimo voltou a reunir um bom público na noite desta sexta-feira (20), durante a segunda noite do Festival do Jaraqui 2026, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural de Óbidos. A programação foi marcada por muita música, valorização dos artistas locais e celebração da cultura regional.

Moradores e visitantes prestigiaram as apresentações dos músicos obidenses Didico e Adriano, que levaram ao palco um repertório variado, passeando por diferentes ritmos musicais e garantindo a animação do público presente. Encerrando a programação da noite, a cantora Gracerlane realizou um show vibrante, colocando a plateia para cantar e dançar.

Além das atrações musicais, o festival segue fortalecendo a identidade cultural do município, reunindo gastronomia, entretenimento e a tradição que faz do jaraqui um dos símbolos da culinária obidense.

Encerramento acontece neste domingo (21)

A programação do Festival do Jaraqui 2026 será encerrada neste domingo (21), com atividades iniciando ao meio-dia na Praça José Veríssimo. Durante todo o dia, diversas bandas se apresentarão ao público, enquanto os visitantes poderão saborear o jaraqui preparado de diferentes formas, como assado, frito, escabeche, caldeirada e outras receitas tradicionais da gastronomia amazônica.

Um dos momentos mais aguardados da programação será o desfile das candidatas ao título de Rainha do Festival do Jaraqui 2026. A escolha da representante do evento acontecerá no início da noite, valorizando a beleza, a simpatia e a cultura local.

O encerramento da festa ficará por conta do cantor Netinho Moreno, que sobe ao palco para comandar o show de encerramento do festival, prometendo animar o público e fechar com chave de ouro mais uma edição do evento.

O evento é realizado pela Associação Cultural Obidense (ACOB), com produção da Banda Energia Produções Artísticas e Eventos, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Óbidos, o Festival do Jaraqui reafirma sua importância como um dos principais eventos culturais do município, atraindo moradores e visitantes para celebrar a música, a gastronomia e as tradições que fazem parte da identidade obidense.

GALERIA DE FOTOS....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=0#sigProIddad146ce5f

www.obidos.net.br - Fotos de Vander N Andade

 

Criado em 2026-06-21 13:14:34

ÓBIDOS: Festival do Jaraqui 2026 inicia com valorização da cultura local e shows de artistas obidenses

A Praça José Veríssimo foi palco, na noite desta sexta-feira (19), da abertura oficial do Festival do Jaraqui 2026, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural de Óbidos. A programação reuniu moradores e visitantes em uma grande celebração da cultura, da música e da gastronomia regional.

A cerimônia de abertura contou com a participação de representantes da Associação Cultural Obidense (ACOB), entre eles Maria Alice Aquino e Neyla Azevedo, além de representantes da Banda Energia, Adenildo Ribeiro, responsável pela produção do evento. Em seus pronunciamentos, os participantes destacaram a importância do Festival do Jaraqui para a valorização da identidade cultural obidense e para o fortalecimento das atividades desenvolvidas pela ACOB, entidade que mantém o Museu Integrado de Óbidos, espaço dedicado à preservação da memória e da história do município.

A primeira noite do festival foi marcada pela animação dos artistas locais Marlene Show e Foguinho, o Rei do Cabaré, que levaram ao público um repertório diversificado, passeando por vários ritmos musicais e garantindo a participação dos presentes.

Como a abertura coincidiu com a partida entre Brasil e Haiti, a organização instalou um telão na praça para que o público pudesse acompanhar o jogo. A vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 foi comemorada pelos torcedores, que permaneceram no local celebrando até altas horas da noite.

Com o tema “Tradição, cultura e sabor em uma grande celebração”, o Festival do Jaraqui segue neste sábado (20) e domingo (21), oferecendo uma programação diversificada que valoriza as manifestações culturais locais e destaca o jaraqui, um dos peixes mais apreciados da culinária amazônica.

O evento é realizado pela Associação Cultural Obidense (ACOB), com produção da Banda Energia Produções Artísticas e Eventos, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Óbidos.

História do Festival

O jaraqui foi declarado Peixe Símbolo de Óbidos por meio de lei de autoria do vereador Hugo Ferrari (in memoriam). Já o Festival do Jaraqui foi idealizado pela professora Idaliana Marinho de Azevedo, quando presidia a Associação Cultural Obidense, na década de 1980.

Durante os dias de festival, o peixe símbolo dos obidenses é servido das mais variadas formas: frito, assado, em escabeche ou caldeirada. Sempre acompanhado de farinha, limão e sal, o jaraqui é considerado uma das maiores expressões da culinária regional.

A tradição está diretamente ligada à localização privilegiada de Óbidos, situada na parte mais estreita do Rio Amazonas, conhecida como a “Garganta do Amazonas”. É por esse trecho que os cardumes passam durante a piracema, geralmente nos meses de maio e junho, período que coincide com a pesca do jaraqui e com a realização do festival.

Assim, mais do que uma festa gastronômica, o Festival do Jaraqui representa um momento de valorização da cultura, das tradições e da identidade do povo obidense.

GALERIA DE FOTOS...

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=0#sigProIdbbf84aafa7

www.obidos.net.br - Fotos de Vander N Andrade

Criado em 2026-06-20 13:40:05

Governo Municipal anuncia mudanças no cronograma do PSS para a contratação de Agentes Comunitários de Saúde

O Governo Municipal divulgou o novo cronograma do Processo Seletivo Público nº 001/2026, por meio do edital de retificação nº 02/2026, para a contratação de Agentes Comunitários de Saúde.

As alterações incluem as novas datas para aplicação da prova, divulgação de resultados, prazos para recursos, entrevistas e resultado final do certame.

É fundamental que todos os candidatos acompanhem o cronograma atualizado para não perder nenhum prazo.

Confira as novas datas na imagem e acesse o edital de retificação para mais informações.

Para mais informações, acesse as redes sociais do Governo Municipal ou o site obidos.pa.gov.br no menu Concursos e Processos Seletivos.

- CLIQUE AQUI para ver o Edital na íntegra

FONTE:Comunicação/PMO

Criado em 2026-06-18 14:28:08

Base Candiru apreende 117 quilos de 'supermaconha' em embarcação no rio Amazonas

A droga estava dividida em 107 tabletes escondidos em caixotes lacrados e foi encontrada após trabalho de inteligência do Grupamento Fluvial, com o apoio de cães farejadores.

Equipes das forças de segurança pública do Pará que atuam na Base Integrada Fluvial Candiru, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), apreenderam mais de 117,2 quilos de substância análoga à maconha em uma única ação na tarde desta quarta-feira (17). O entorpecente estava escondido em três caixotes transportados no interior de um veículo embarcado em uma balsa. 

Segundo os agentes, a embarcação saiu de Manaus (AM) e tinha como destino o município de Monte Alegre, Oeste do Pará. Em uma tentativa de dificultar a ação dos agentes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), que atuam na base, os criminosos dividiram a carga ilícita em 107 tabletes e a acondicionaram em três caixotes lacrados com pregos. Para abrir, foi necessário o uso de uma marreta. 

As investigações seguem para identificar o responsável pelo envio do veículo utilizado para transportar a droga como encomenda. O encarregado pelo setor de cargas da embarcação foi conduzido à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos e, após ser ouvido, foi liberado. O material apreendido também foi apresentado à autoridade policial competente e será encaminhado para perícia. 

Integração

Apesar da estratégia utilizada pelos criminosos, a carga foi localizada graças ao trabalho integrado das equipes de segurança e ao apoio dos cães farejadores Tupã e Átila. “Nossa equipe está treinada para identificar qualquer sinal anormal que indique que algo está errado. Como resultado, temos a apreensão expressivas, como a realizada hoje pelos policiais”, afirmou o titular da Segup, Ed-Lin Anselmo.

Instalada no estreito de Óbidos, região do Baixo Amazonas, a Base Candiru integra o sistema de segurança fluvial criado pelo governo do Pará. “As operações ocorrem em uma das áreas consideradas estratégicas para o narcotráfico na Amazônia, além de outros crimes. Por isso, nesse ponto, a Segup atua com inteligência para retirar de circulação essas substâncias e os traficantes”, acrescentou o secretário.

Bases integradas

Além da unidade do Baixo Amazonas, outras duas bases reforçam o combate ao tráfico de drogas nos rios do Pará: as Bases Antônio Lemos, em Breves, entregue em 2022, e a Baixo Tocantins, em Abaetetuba, em março de 2026. Instaladas em pontos estratégicos da malha fluvial do Estado, as três unidades já foram responsáveis pela apreensão de mais de 7,5 toneladas de drogas até maio de 2026.

As três juntas realizam uma cobertura de mais de 260 mil km² de área.

Para o diretor do GFlu, coronel da PM Marcelo Albuquerque, “às organizações criminosas tentam inovar, mas as equipes estão preparadas para qualquer situação”. Ele reforçou que “o trabalho integrado das forças de segurança, aliado ao apoio dos cães farejadores e ao monitoramento permanente das embarcações, tem sido fundamental para ampliar as apreensões e prender criminosos”.

Tecnologia

Em média, cada base atua com 25 agentes das Polícias Civil, Militar e Federal, do Corpo de Bombeiros, do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), além de servidores da Secretaria da Fazenda e da Receita Federal (Sefa/Sefaz). Ao todo, as ações operacionais contam com sete lanchas, das quais quatro são blindadas, equipadas com alta tecnologia e capazes de atingir mais de 60 km por hora. 

As embarcações estão equipadas com radar e câmera termal, permitindo a atuação dos agentes em qualquer horário e possibilitando maior visualização de criminosos nos rios. Já as bases possuem tecnologia com rádios marítimos e digitais, câmeras, radar, além de plataformas de comunicação direta com as comunidades para o recebimento de denúncias, garantindo atuação rápida e flagrante dos crimes. 

FONTE: Agência Pará

 

Criado em 2026-06-18 13:33:52

Enem 2026: MEC amplia prazo para pagar taxa de inscrição até dia 22

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na manhã desta quarta-feira (17), a ampliação do prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 até a segunda-feira (22). Antes do anúncio oficial, a data final de pagamento seria nesta quarta-feira.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante  no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Meios de pagamento

O pagamento da taxa de inscrição do exame pode ser feito pelos candidatos não isentos em qualquer banco, casa lotérica ou por meio de aplicativos bancários.

Não serão aceitos pagamentos de inscrições por meio de depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.

As opções de pagamento da GRU Cobrança são o Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dentre outros e pode variar de acordo com a instituição financeira do pagador.

Nos casos de Pix, a GRU Cobrança traz o QR Code para o participante quitar a taxa de inscrição.

Somente a quitação da taxa é o que garante a participação dos candidatos não isentos no exame nacional.

Sem devolução de valor

O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, se realizado em duplicidade ou se for diferente de R$ 85.

Assim como não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem.

O edital público  do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

Isentos do Enem

No Enem 2026, o Inep concedeu gratuidade para pessoas dos seguintes perfis e, por isso, não será gerada GRU Cobrança para pagamento.

  • alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
  • alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
  • estudantes participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
  • participantes que informaram na inscrição que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico.

Cronograma do Enem 2026

  • novo prazo para pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 22 de junho;
  • resposta à solicitação de atendimento especializado: 26 de junho;
  • recurso à negativa de atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;
  • resultado do recurso: 10 de julho;
  • aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

FONTE: Agência Brasil

 

Criado em 2026-06-18 13:14:38

STF confirma regras para responsabilizar big techs por conteúdo ilegal

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira (17) a tese final do julgamento dos recursos protocolados contra a decisão da Corte que ampliou a responsabilidade civil das big techs por conteúdos ilegais. 

O texto deverá basear os processos que tramitam no Judiciário de todo o país e esclarece a decisão na qual o Supremo reconheceu, em junho do ano passado, a responsabilidade das plataformas pelas postagens ilegais feitas por seus usuários.

Na semana passada, o julgamento dos recursos foi concluído, mas a tese final da decisão ficou pendente para a sessão de hoje.

A Corte confirmou que as plataformas podem ser responsabilizadas civilmente pelos danos decorrentes gerados por terceiros.

"O provedor de aplicações de internet será responsabilizado civilmente, de forma solidária, nos termos do art. 21 do Marco Civil da Internet pelos danos decorrentes de conteúdos gerados por terceiros em casos de crime ou atos ilícitos, sem prejuízo do dever de remoção do conteúdo, salvo se demonstrada dúvida razoável quanto à ilicitude", diz a tese.

A responsabilização será aplicada em casos de falhas sistêmicas das redes, ou seja, quando as plataformas deixarem de adotar medidas de prevenção ou de remoção dos conteúdos ilícitos.

O Supremo também fixou prazo de 60 dias para que as big techs implementem as medidas determinadas para ampliar a responsabilidade civil por conteúdos ilegais.

Entre as medidas, as empresas devem proibir acesso dos usuários a vídeos com exploração e abuso sexual, violência física e indução a comportamentos que levem a danos à saúde física ou mental de crianças ou adolescentes. Além disso, as plataformas são obrigadas a manter representante legal no país para receber intimações da Justiça.

O fim do processo que tratou das responsabilidades também foi declarado pelos ministros. Dessa forma, não cabe mais questionamentos.

Responsabilização 

Em junho do ano passado, o STF decidiu pela inconstitucionalidade parcial do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.

O dispositivo estabelecia que, "com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura", as plataformas só poderiam ser responsabilizadas pelas postagens de seus usuários se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar o conteúdo ilegal.

Dessa forma, antes da decisão do STF, as big techs não respondiam civilmente pelos conteúdos ilegais, como postagens antidemocráticas, mensagens com discurso de ódio e ofensas pessoais.

O texto final da decisão definiu que o Artigo 19 não protege os direitos fundamentais e a democracia. Além disso, enquanto não for aprovada nova lei sobre a questão, os provedores estarão sujeitos à responsabilização civil pelas postagens de usuários.

Pela decisão, as plataformas devem retirar os seguintes tipos de conteúdo ilegais após notificação extrajudicial:

  • Atos antidemocráticos;
  • Terrorismo;
  • Induzimento ao suicídio e automutilação;
  • Incitação à discriminação por raça, religião, identidade de gênero, condutas homofóbicas e transfóbicas;
  • Crimes contra a mulher e conteúdos que propagam ódio contra a mulher;
  • Pornografia infantil;
  • Tráfico de pessoas.

Em caso de descumprimento, as plataformas deverão ser responsabilizadas pelos danos morais e materiais causados pelos usuários a terceiros.

FONTE: Agência Brasil

 

Criado em 2026-06-18 11:24:17

Óbidos se prepara para o XXXVI Festival do Jaraqui com três dias de cultura, música e gastronomia

A cidade de Óbidos já vive a expectativa para a realização do XXXVI Festival do Jaraqui, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural obidense. A programação acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de junho, na Praça José Veríssimo, reunindo moradores e visitantes em uma grande celebração da cultura, da música e da gastronomia regional.

Com o tema “Tradição, cultura e sabor em uma grande celebração”, o festival promete oferecer ao público uma programação diversificada, valorizando as manifestações culturais locais e destacando o jaraqui, um dos peixes mais apreciados da culinária amazônica.

Entre as atrações confirmadas estão apresentações de danças locais, carimbó, quadrilhas juninas, serestas e shows com bandas locais, além da tradicional oferta de pratos à base de jaraqui, que dão identidade ao evento e atraem apreciadores da gastronomia regional.

O Festival do Jaraqui é reconhecido por promover o fortalecimento da cultura popular, incentivando artistas locais e proporcionando momentos de lazer para toda a família. A programação também movimenta a economia do município, beneficiando comerciantes, artesãos e empreendedores do setor alimentício.

A realização do evento é da Associação Cultural Obidense (ACOB), com produção da Banda Energia Produções Artísticas e Eventos, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Óbidos.

Ao longo de seus 36 anos de história, o Festival do Jaraqui consolidou-se como uma das mais importantes celebrações culturais do oeste paraense, preservando tradições e fortalecendo a identidade do povo obidense.

A expectativa da organização é de que um grande público prestigie os três dias de programação, celebrando a cultura amazônica em um ambiente de confraternização, música, dança e muita alegria.

www.obidos.net.br

Criado em 2026-06-17 14:02:52

ÓBIDOS: SECULT abre inscrições para os concursos de quadrilha junina e carimbó do ‘Arraiá dos Pauxis’ 2026

Grupos e associações folclóricas interessados poderão se inscrever para o 4º Concurso Intermunicipal de Carimbó e 5º Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcut) divulgou dois editais de chamamento público para os concursos do “Arraiá dos Pauxis”, edição 2026, que será realizada nos dias 3 e 4 de julho na Praça da Cultura, no Centro de Óbidos.

Os editais que já estão disponíveis no diário eletrônico do município normatizam o prazo e os critérios para as inscrições do 5º Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas e para o 4º Concurso Intermunicipal de Carimbó.

As inscrições para os concursos do festival do “Arraiá dos Pauxis” em 2026 têm prazos distintos e podem ser realizadas presencialmente na sede da Semcut ou virtualmente.

Para o 5º Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas, as inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas no período de 12 de junho até às 23h59 do dia 22 de junho de 2026, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., podendo ser realizadas de forma presencial na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de 8h às 14h.

Já para o 4º Concurso Intermunicipal de Carimbó, as inscrições podem ser realizadas no período de 15 de junho até às 23h59 do dia 22 de junho, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou presencialmente na sede da Semcut, que fica localizada na Rua Ildefonso Guimarães, nº 48 - Centro, de 8h às 14h.

Premiação

De acordo com o edital, a premiação do Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas será a seguinte:

1º Lugar: R$ 10 mil + 01 troféu

2º Lugar: R$ 6 mil + 01 troféu

3º Lugar: R$ 4 mil + 01 troféu

Além disso, serão concedidas premiações individuais com a entrega de troféu para os melhores nas categorias apresentador, marcador, rainha (troféu mais faixa), casal caipira, casal de noivos e melhor rainha da diversidade.

Para o Concurso Intermunicipal de Carimbó, a premiação ficou estabelecida da seguinte forma:

1º Lugar: R$ 10 mil + 01 troféu

- 2º Lugar: R$ 6 mil + 01 troféu

3º Lugar: R$ 4 mil + 01 troféu

Também serão concedidas premiações individuais com a entrega de troféus e certificados para os melhores nas categorias apresentador, rainha, rei e casal de peru.

A ordem de apresentação será definida por sorteio que será realizado no dia 23 de junho às 19h com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Óbidos.

- Edital do Concurso Intermunicipal de Carimbó

- Edital do Concurso Intermunicipal de Quadrilha Junina

Fonte: Comunicação/PMO Por: Érique Figueirêdo e foto Odirlei Santos Ascom/Pmo

Criado em 2026-06-16 00:48:37

Em Óbidos, campanha de doação de sangue será realizada nos dias 18 e 19 de junho

Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira, 15, a mobilização entre os voluntários.

Em clima de Copa do Mundo, é assim que o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio do Hemocentro Regional de Santarém, está mobilizando os moradores de Óbidos, no oeste do Pará, para participarem da campanha municipal de doação de sangue que será realizada nos dias 18 e 19 de junho.

A ação faz parte da campanha “Junho Vermelho”, que visa ampliar o número de doadores em todo o país. O mês foi escolhido por ser um período do ano em que os hemocentros registram quedas expressivas nos estoques, e as demandas por transfusões costumam aumentar.

O objetivo é coletar 200 bolsas de sangue, que devem ser encaminhadas para o Hemocentro em Santarém, que atende à demanda regional de 22 municípios.

O local de atendimento dos voluntários para a coleta será nas dependências do Hospital Santa Casa de Misericórdia Dom Floriano Loewenau, no Centro da cidade. Os atendimentos vão ser realizados de forma ininterrupta, das 7h às 17h.

A coordenadora da Agência Transfusional da Secretaria de Saúde, Ana Júlia Sarrazin, explica que todo o suporte necessário será repassado para os doadores e reforça o apelo para o comparecimento da população nos dois dias da campanha.

“Estamos envolvidos com esse clima de Copa do Mundo e esperamos que a nossa população nos ajude e ‘marque um golaço’ pela solidariedade, vindo até a Santa Casa para fazer a sua doação. Nós sabemos que é uma época de clima festivo, mas entendemos também que nada impede que os doadores que já estão acostumados e os que ainda não doaram, mas têm interesse, compareçam e participem desse ato que, é sempre importante ressaltar, salva vidas”, lembrou Ana Júlia.

Para doar sangue, você deve ter entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos somente com a autorização dos pais), pesar no mínimo 50 kg, apresentar documento oficial com foto e estar em boas condições de saúde. Além disso, é obrigatório estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas) e alimentado (evitar comidas gordurosas 4 horas antes).

Em caso de dúvidas sobre quem pode doar sangue, entre em contato com a Ouvidoria da Secretaria de Saúde (OuvSus) pelo telefone (93) 99198-7527.

Por: Érique Figueirêdo e Foto:Odirlei Santos -  AASCOM-PMO

Criado em 2026-06-15 23:56:01

Sant’Ana se despede de Santarém e inicia peregrinação em Manaus

A imagem peregrina de Senhora Sant’Ana, padroeira da Diocese de Óbidos, encerrou neste domingo, 14 de junho, sua passagem por Santarém (PA) e já chegou a Manaus (AM), última etapa da peregrinação que percorre cidades onde residem comunidades de obidenses antes do retorno da santa à sua terra natal para a Festividade de Sant’Ana 2026.

A despedida de Santarém aconteceu durante a Santa Missa celebrada às 8h30, na Catedral Metropolitana de Santarém. A celebração foi presidida pelo Padre Adalberto Santos, pároco da Catedral de Sant’Ana, reunindo fiéis e devotos que acompanharam os últimos momentos da peregrinação na cidade.

Durante sua passagem por Santarém, a imagem de Sant’Ana visitou comunidades, paróquias e residências, proporcionando momentos de oração, evangelização e fortalecimento da fé entre os devotos. A programação integrou a caminhada preparatória para a tradicional festividade da padroeira dos obidenses.

Chegada à capital amazonense

Recepção da imagem de Sant´Ana em Manaus

Após concluir sua missão em Santarém, a imagem peregrina seguiu viagem para Manaus. A chegada ocorreu às 14h30 deste domingo, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde foi recebida pela comissão organizadora da peregrinação na capital amazonense.

Ainda no mesmo dia, às 18h, foi celebrada a Santa Missa de abertura da peregrinação em Manaus, marcando oficialmente o início da programação junto à comunidade obidense residente na capital do Amazonas. A celebração reuniu devotos e famílias que foram acolher a padroeira da Diocese de Óbidos.

Nos próximos dias, Senhora Sant’Ana visitará residências de obidenses e devotos, levando sua mensagem de fé, esperança e união às famílias que vivem longe de sua cidade de origem, mas mantêm viva a devoção à santa.

Retorno para a Festividade de Sant’Ana 2026

Manaus será a última cidade a receber a peregrinação deste ano. Após o encerramento da programação na capital amazonense, a imagem retornará a Óbidos no início de julho, quando a cidade se prepara para celebrar uma das maiores manifestações religiosas da região amazônica.

A Festividade de Sant’Ana 2026 será realizada de 12 a 26 de julho, reunindo milhares de fiéis, romeiros e visitantes em uma programação marcada por celebrações religiosas, manifestações culturais e demonstrações de fé em homenagem à padroeira da Diocese de Óbidos.

Galeria de Fotos....

  • Click to enlarge image 01.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=0#sigProId30c3da2c06

www.obidos.net.br - Fotos e informações: Enzo Carvalho

 

Criado em 2026-06-14 23:35:36

HISTÓRIA DE ÓBIDOS 10: Prédio histórico que atravessou séculos e se tornou sede da Diocese de Óbidos

Localizado em uma das áreas mais elevadas do sítio urbano de Óbidos, um dos prédios mais emblemáticos da cidade guarda em suas paredes parte significativa da história econômica, educacional e religiosa do município. Atualmente conhecido como sede da Diocese de Óbidos, o imóvel testemunhou diferentes fases do desenvolvimento da região amazônica ao longo de mais de um século.

Construído em 1886, em estilo eclético inspirado na arquitetura europeia da época, o casarão foi erguido para servir de residência da família de Vicente Augusto Figueiredo, importante fazendeiro obidense e filho de imigrantes italianos que chegaram à região em meados do século XIX.

A construção ocorreu durante um período de prosperidade econômica para Óbidos. Naquele momento, a economia local era impulsionada pela produção de cacau, pela pecuária e pela exportação de produtos extrativos da Amazônia, como castanha-do-pará, látex e óleos vegetais. A intensa presença de imigrantes, especialmente na zona lacustre do município, contribuiu para a formação de grandes propriedades rurais e para o fortalecimento da economia regional.

Após o falecimento de Vicente Augusto Figueiredo e de sua esposa, Maria Barroso Figueiredo, o imóvel passou a ser alugado para famílias influentes da cidade e também para oficiais militares que serviam no quartel instalado nas proximidades.

Da educação à missão religiosa

Ao longo de sua trajetória, o prédio assumiu diferentes funções. No final da década de 1940, passou a abrigar o Grupo Escolar de Óbidos, transferido do prédio onde funcionava o antigo Bar Andrade. A instituição permaneceu no local até a década de 1950 e, posteriormente, daria origem à tradicional Escola José Veríssimo, uma das mais importantes da história educacional do município.

O destino do imóvel mudaria novamente com a reorganização da estrutura da Igreja Católica na região. Desde o retorno dos franciscanos a Óbidos, em 1909, a área permanecia vinculada à Prelazia de Santarém. Essa realidade mudou em 1958, quando foi criada a Prelazia de Óbidos.

Com a necessidade de instalar a nova sede administrativa da Igreja, o então prefeito Raimundo Lucas de Menezes adquiriu o casarão de Eti Bacelar — cuja esposa era integrante da família Figueiredo — e o doou a Dom Floriano, primeiro bispo da nova prelazia. A partir desse momento, o edifício passou a desempenhar um papel central na vida religiosa do oeste paraense.

A antiga Prelazia de Óbidos

Durante décadas, a Prelazia de Óbidos coordenou a ação pastoral em uma extensa área da Amazônia, abrangendo as paróquias de Santo Antônio, em Alenquer; São Raimundo Nonato, em Curuá; São João Batista, em Faro; Nossa Senhora da Saúde, em Juruti; Catedral Prelatícia Nossa Senhora Sant’Ana, em Óbidos; Santo Antônio de Pádua, em Oriximiná; e Santa Isabel, em Terra Santa.

A sede episcopal foi estabelecida na Catedral de Sant’Ana, principal templo católico da cidade e um dos símbolos da fé dos obidenses.

Além do trabalho dos padres diocesanos, a prelazia contou com a atuação de diversas congregações religiosas, entre elas a Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), a Congregação do Verbo Divino e as congregações femininas das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e das Irmãs Franciscanas de Maristella.

O nascimento da Diocese de Óbidos

Um novo capítulo dessa história foi escrito em 21 de janeiro de 2012. Naquela noite, centenas de fiéis participaram de uma missa campal realizada na Praça de Sant’Ana, marcando oficialmente a instalação da Diocese de Óbidos.

A criação da nova diocese havia sido anunciada em novembro de 2011 pelo Papa Bento XVI, elevando a antiga prelazia à condição de diocese. Na mesma ocasião, foi nomeado o seu primeiro bispo, Dom Frei Bernardo Johannes Bahlmann.

A mudança representou um importante reconhecimento da relevância pastoral e histórica da Igreja Católica na região amazônica, consolidando Óbidos como centro religioso de uma vasta área do oeste do Pará.

Patrimônio que preserva a memória da cidade

Mais do que um edifício histórico, a sede da Diocese de Óbidos simboliza diferentes momentos da trajetória do município. Residência de uma influente família de fazendeiros, espaço educacional e centro administrativo da Igreja Católica, o casarão permanece como um marco arquitetônico e cultural da cidade.

Sua história reflete a própria evolução de Óbidos: do período de prosperidade econômica do século XIX à consolidação de sua importância religiosa na Amazônia, preservando uma memória que continua viva para as atuais e futuras gerações de obidenses.

www.obidos.net.br - Por João Canto  - Informações pesquisadas no Museu Integrado de Óbidos

 

Criado em 2026-06-14 11:47:16

Peregrinação de Sant’Ana em Santarém encerra neste domingo (14) com missa na Catedral Metropolitana

A peregrinação da imagem de Senhora Sant’Ana em Santarém chega ao seu momento de encerramento neste domingo, 14 de junho, após uma semana de intensa devoção, encontros e fortalecimento da fé entre os obidenses que vivem na região do Tapajós. Desde o último dia 7, a padroeira de Óbidos tem percorrido residências de famílias devotas, levando mensagens de esperança, bênçãos e união aos lares santarenos.

Durante os dias de peregrinação, dezenas de famílias participaram da visita da imagem peregrina, vivenciando momentos de oração, reflexão e confraternização. A programação faz parte da preparação para a Festividade de Sant’Ana, que acontecerá de 12 a 26 de julho, uma das mais tradicionais manifestações religiosas da região amazônica.

De acordo com a Coordenação da Peregrinação em Santarém, a programação de encerramento será realizada neste domingo (14), com a celebração de uma Santa Missa na Catedral Metropolitana de Santarém, às 8h30. A expectativa é reunir obidenses, familiares, amigos e devotos de Sant’Ana em um momento especial de comunhão e agradecimento.

A coordenação reforça o convite a todos os obidenses residentes em Santarém e municípios vizinhos para participarem da celebração. O encerramento da peregrinação representa não apenas o fim de uma etapa da caminhada da imagem peregrina, mas também o fortalecimento dos laços de amizade, fé e identidade cultural que unem as comunidades de Santarém e Óbidos.

Após a celebração deste domingo, a imagem peregrina seguirá viagem para a cidade de Manaus, onde será recebida por devotos que já se mobilizam para dar continuidade à peregrinação em preparação à Festividade de Senhora Sant’Ana.

A passagem da imagem por diversas cidades da Amazônia tem permitido que obidenses residentes fora de sua terra natal mantenham viva a devoção à padroeira, renovando tradições e fortalecendo a fé que atravessa gerações.

GALERIA DE FOTOS....

  • Click to enlarge image 02.jpg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=0#sigProIda6cd645444

www.obidos.net.br  - Fotos e informações de Enzo Carvalho

 

Criado em 2026-06-13 14:14:12

Em Óbidos, a Escola São Francisco celebra a cultura junina no “Arraiá do Chicão”

A Escola São Francisco realizou na noite desta quinta-feira, 11 de junho, mais uma edição do tradicional “Arraiá do Chicão”, reunindo alunos, professores, servidores, familiares e a comunidade obidense em uma grande celebração da cultura junina. O evento aconteceu na quadra da escola, que recebeu uma decoração especial com bandeirinhas, balões e elementos típicos que deram ainda mais charme à festividade.

O clima de alegria tomou conta do espaço, onde o público pôde prestigiar diversas atrações culturais e saborear comidas típicas das festas juninas. As barracas ofereceram delícias como mingau, canjica, bolos e outras iguarias tradicionais, agradando crianças, jovens e adultos.

Vídeo da apresentação de Carimbó....

Um dos momentos mais aguardados da programação foi a apresentação dos alunos da escola, que encantaram o público com danças e coreografias preparadas especialmente para a ocasião. Vestidos com trajes caipiras, os estudantes demonstraram talento, criatividade e espírito de equipe, arrancando aplausos dos presentes.

O evento também contou com a participação de grupos folclóricos convidados, entre eles os grupos de carimbó Forte Pauxis e Coração da Amazônia, além de diversas quadrilhas juninas que levaram animação e beleza ao arraial. Entre as atrações estiveram as quadrilhas Coração Junino, Sensação Junina, Encanto Pauxis, Evolução Junina e outros grupos que contribuíram para o sucesso da festa.

Mais do que uma programação festiva, o “Arraiá do Chicão” reafirmou a importância da valorização das tradições culturais e do fortalecimento dos laços entre escola, família e comunidade. O evento proporcionou momentos de confraternização e preservação das manifestações populares que fazem parte da identidade cultural da região.

Com a chegada do mês de junho, as tradicionais quermesses e festas juninas se espalham pelas escolas e comunidades de Óbidos, atraindo um grande público. A participação dos obidenses demonstra que a cultura junina permanece viva e forte, sendo uma das manifestações mais aguardadas e prestigiadas do calendário cultural do município.

GALERIA DE FOTOS....

  • Click to enlarge image sfrancisco (10).jpeg
  •  
View the embedded image gallery online at:
https://www.obidos.net.br/index.php/component/search/?start=0#sigProId0a402d3b20

www.obidos.net.br

Criado em 2026-06-12 13:53:11

A Arte de Albino Gomes: talento, superação e inspiração amazônica

Por João Canto.

Óbidos é reconhecida como um verdadeiro celeiro de talentos. Na literatura, na música, na dança, no artesanato e nas artes plásticas, a cidade continua revelando artistas que ajudam a preservar e fortalecer a rica cultura obidense. Entre esses nomes está o pintor Albino Gomes, cuja trajetória é marcada pela criatividade, perseverança e amor pela arte.

Em fevereiro de 2026, durante o Carnapauxis, em uma programação gastronômica realizada no Museu Integrado de Óbidos, o artista expôs sua arte. Enquanto o espaço recebia o evento gastronômico, Albino apresentava ao público parte de sua produção artística, atraindo a atenção de visitantes e admiradores da cultura local. Foi nesse ambiente de celebração da arte e das tradições obidenses que surgiu a inspiração para este registro de sua trajetória.

Segundo informações reunidas pelo professor Carlos Vieira, Albino Silva Gomes nasceu em 31 de março de 1967, na comunidade Costa do Parú, município de Óbidos. Filho de Severiano Barros Gomes e de Terezinha Pereira da Silva, cursou o Ensino Fundamental na Escola Municipal Felipe Patroni, na cidade de Óbidos.

Albino Gomes

Sua história é marcada pela superação. Aos seis anos de idade, foi acometido pela poliomielite, doença que lhe causou hemiplegia do lado direito do corpo. Diante da limitação física, passou a utilizar a mão esquerda para realizar suas atividades, superando as dificuldades de coordenação motora. Aos 16 anos, descobriu sua aptidão para a pintura e iniciou uma jornada artística que se consolidaria ao longo das décadas.

Além dos desafios impostos pela doença, Albino também enfrentou dificuldades financeiras. Sem recursos para adquirir materiais convencionais, transformou a necessidade em criatividade. Seus quadros ganharam vida sobre suportes variados, como discos de vinil, pedaços de madeira, compensados e outros materiais reaproveitados que encontrava ao seu alcance.

Autodidata, o artista desenvolveu uma linguagem própria, inspirada principalmente na exuberância da Amazônia. Em suas obras, animais, plantas e paisagens surgem reinterpretados pela sensibilidade de quem observa a natureza não apenas com os olhos, mas também com a memória e a imaginação.

Devido às limitações físicas, Albino raramente se afasta de casa. Ainda assim, suas telas revelam cenários vivos e cheios de detalhes, resultado das lembranças da infância, quando percorria trilhas na mata e mergulhava nas águas do rio Amazonas. Essas experiências permanecem presentes em sua arte, transformando-se em cores, formas e sentimentos que encantam quem observa seus trabalhos.

Ao longo de sua carreira, Albino Gomes participou de diversas exposições em Óbidos, Santarém e Belém, incluindo mostras realizadas no Centro de Convenções da Amazônia. Seu talento conquistou admiradores por onde passou, ampliando o reconhecimento de sua obra e consolidando seu nome entre os importantes representantes das artes plásticas da região.

Mais do que pinturas, as obras de Albino contam histórias de resistência, sensibilidade e amor pela Amazônia. Sua trajetória demonstra que a arte pode superar barreiras e transformar desafios em expressão cultural, enriquecendo ainda mais o patrimônio artístico de Óbidos e do Pará.

www.obidos.net.br – Por João Canto

 

Criado em 2026-06-11 20:03:52

ARP promove Bingão Social para arrecadar recursos destinados à reforma da associação e construção de escola maçônica

A ARP preparou uma programação especial para o mês de julho, confira no final desta matéria.

A Diretoria da Associação Recreativa Paixão (ARP) está mobilizando a comunidade obidense para participar do 1º Bingão Social, que será realizado no próximo dia 18 de julho de 2026. A iniciativa tem como objetivo arrecadar recursos para a recuperação da sede da associação e para o início das obras de uma futura escola maçônica em Óbidos.

O bingo é uma parceria entre a ARP e a Loja Maçônica de Óbidos e contará com premiações atrativas. Entre os prêmios estão uma motocicleta, dois mamotes, uma novilha e uma bicicleta. Ao todo, serão disponibilizadas 300 cartelas, ao valor de R$ 250,00 cada. Os interessados em colaborar podem procurar membros da diretoria da ARP ou da Maçonaria para adquirir suas cartelas.

De acordo com Williams Canto, um dos organizadores do Bingão Social e integrante da diretoria da associação, os recursos arrecadados serão fundamentais para dar continuidade às melhorias na estrutura da entidade, que passa por um amplo processo de revitalização.

Segundo ele, as obras incluem a recuperação da parte elétrica, restauração do piso, pintura interna e da fachada, além da execução de um sistema para redirecionamento das águas da chuva da quadra esportiva, problema que há anos causa danos ao grande salão da associação.

Williams destacou ainda que diversas ações já foram concluídas, entre elas a recuperação do telhado, serviços de dedetização e controle de pragas, instalação de iluminação externa, limpeza geral do prédio, retirada de entulhos e a recolocação dos tacos do antigo salão.

A expectativa da diretoria é que a revitalização permita o retorno das tradicionais atividades sociais que marcaram a história da ARP, especialmente durante o mês de julho, resgatando momentos de lazer e confraternização vividos por várias gerações de obidenses.

Programação de Julho da ARP 2026

Com o objetivo de reviver os grandes eventos que fizeram parte da trajetória da associação, a ARP preparou uma programação especial para o mês de julho:

11 de julho – Baile Sentinela

  • Banda da Polícia Militar
  • Banda Woltz
  • Banda Lazer

18 de julho – Manhã de Sol

  • 1º Bingão Social dos Construtores
  • Parceria entre a ARP e a Loja Maçônica de Óbidos

24 de julho – Baile Fim de Férias

  • Pré-show com PH Ritmos
  • Show principal com Valtinho e Banda

A diretoria convida os associados, ex-frequentadores e toda a comunidade obidense a participarem da programação, contribuindo para a recuperação de um dos espaços sociais mais tradicionais da cidade.

Contato de Williams Canto para adquirir Cartelas do Bingo - 93 9210-8150

www.obidos.net.br - Fonte: Diretoria da Associação Recreativa Paixão (ARP) e Loja Maçônica de Óbidos.

 

Criado em 2026-06-10 17:38:48

Pesquisa da Ufopa aponta baixa toxicidade da oleorresina de copaíba da Amazônia

Pesquisa conduzida por cientistas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e instituições parceiras demonstrou que a oleorresina de copaíba (Copaifera epunctata) apresenta baixo risco de toxicidade em testes pré-clínicos e atividade antimicrobiana contra bactérias Gram-positivas associadas a infecções cutâneas. Os resultados foram publicados na revista internacional Natural Product Research, da editora Taylor & Francis.

Bálsamo natural extraído da árvore Copaifera, a oleorresina de copaíba é amplamente utilizada por populações tradicionais da Amazônia como anti-inflamatório, analgésico e cicatrizante natural. É considerada um "antibiótico natural" usado no tratamento de feridas, inflamações e infecções. Apesar do uso histórico, ainda são limitados os estudos que avaliam de forma sistemática sua segurança toxicológica segundo critérios exigidos por agências reguladoras.

O estudo avaliou a segurança e o potencial antimicrobiano da oleorresina extraída de espécimes da região amazônica, mais especificamente da Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, situada na região do Baixo Amazonas, com o objetivo de verificar possíveis efeitos tóxicos e gerar dados que subsidiem o uso seguro do produto na medicina tradicional e no desenvolvimento de fitoterápicos.

De acordo com os pesquisadores, os resultados contribuem para preencher essa lacuna ao demonstrar que a oleorresina de Copaifera epunctata apresenta baixo risco toxicológico em testes pré-clínicos e potencial antimicrobiano contra bactérias Gram-positivas, o que pode explicar seu uso tradicional no tratamento de infecções cutâneas.

 “Após análises, o nosso estudo demonstrou que a copaíba é um produto de alta segurança biológica e com efeito antimicrobiano”, explica José Sousa de Almeida Júnior, farmacêutico-bioquímico do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), que conduziu o estudo. A análise integra sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa.

Também assinam o artigo pesquisadores da Ufopa vinculados ao PPGSND; ao Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGBIO), vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef); ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA), vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco); e do departamento de Engenharia Química do Instituto Militar de Engenharia (IME). O estudo contou com financiamento da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Baixo risco toxicológico em testes pré-clínicos

De acordo com o artigo, nos ensaios de toxicidade oral aguda realizados em ratos Wistar, não foram observadas alterações comportamentais nem sinais clínicos de intoxicação, como tremores, convulsões, salivação, diarreia ou letargia. Também não houve perda de peso corporal. “De acordo com o protocolo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD 423), a oleorresina foi classificada na categoria 5, indicando baixa toxicidade e dose letal estimada superior a 2.000 mg/kg”, explica José Sousa de Almeida Júnior.

Nos testes de toxicidade dérmica aguda, conduzidos por 14 dias, os animais não apresentaram alterações na pele, mucosas, sistema respiratório ou sistema nervoso central. A análise macroscópica de órgãos internos, após eutanásia, não identificou sinais de reações tóxicas, e não foram registradas mudanças no consumo de ração e água ou no ganho de peso.

“No teste de irritação ocular (HET-CAM), a oleorresina não provocou sinais de decomposição celular (lise), hemorragia ou coagulação, reforçando o perfil de baixa toxicidade do produto nas condições avaliadas”, afirma o pesquisador.

Composição química e atividade antimicrobiana

A caracterização química revelou predominância de sesquiterpenos (73,28%) e diterpenos (26,72%). Entre os principais constituintes identificados estão o β-cariofileno (cerca de 40%), β-bisaboleno, α-humuleno, β-selineno e ácido caurenoico.

Segundo os autores, a presença de compostos como β-cariofileno e ácido caurenoico pode estar relacionada ao efeito antimicrobiano observado, uma vez que esses metabólitos já foram associados a alterações na membrana bacteriana e a atividades anti-inflamatórias e antibacterianas em estudos anteriores.

Nos ensaios microbiológicos, a oleorresina apresentou concentração inibitória mínima (MIC) promissora contra bactérias Gram-positivas frequentemente associadas a infecções de pele, como Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Streptococcus pyogenes. Também foi observada ação bactericida contra S. epidermidis e S. pyogenes. Não houve atividade contra bactérias Gram-negativas, como Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli, nas concentrações testadas.

Artigo disponível aqui (em inglês): Preclinical safety and antimicrobial evaluation of copaifera epunctata amshoff oleo-resin from the Amazon region

Ascom/Ufopa
Fotos: acervo da pesquisa

 

Criado em 2026-06-09 21:04:28

ENEM: Prazo de inscrição é prorrogado até dia 12 de junho

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo de inscrição para o Enem 2026 até o dia 12 de junho, próxima sexta-feira. Com isso, os interessados ganham uma semana a mais para se inscrever na principal porta de entrada do ensino superior gratuito do Brasil.

Para se inscrever, basta acessar a Página do Participante do Enem na internet e preencher as informações solicitadas. Para os estudantes não isentos, o prazo para pagar a taxa de inscrição vai até o dia 17 de junho. 

A prorrogação não altera as datas de aplicação do exame, que permanece marcado para os dias 8 e 15 de novembro, em todo o país.

Isenção

Têm direito à isenção da taxa de R$ 85 para inscrição do Enem os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino; os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; e pessoas de famílias de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico).

Os participantes do programa Pé-de-Meia do governo federal também se enquadram nos requisitos para isenção da taxa de inscrição. Independentemente de ser isento, o candidato deve fazer a inscrição no Enem.

O estudante do Pé-de-Meia que concluiu o ensino médio em 2026 e participar dos dois dias de prova do Enem receberão um incentivo adicional de R$200.

Todos os detalhes do Enem 2026 estão no edital da prova com informações sobre atendimento especializado para pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, diabéticos, idosos ou com outra condição específica.

O Inep ainda preparou uma seção de perguntas e respostas para tirar as dúvidas mais comuns dos participantes. Confira aqui. 

Cronograma

  • Inscrições: de 25 de maio a 12 de junho;
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 17 de junho; 
  • Solicitação de atendimento especializado e nome social: de 25 de maio a 12 de junho;
  • Resultado do atendimento especializado: 26 de junho;
  • Recurso do atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;
  • Resultado do recurso: 10 de julho;
  • Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

FONTE: Agência Brasil

Criado em 2026-06-09 20:43:29

  • Início
  • Anterior
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • Próximo
  • Fim

HOME     |      CONTATOS     |     EQUIPE
Copyright © 2005. Óbidos - Pará - Brasil
Site Obidos.Net.Br / Chupaosso.Com.Br

Estamos há 20 anos contando a História de Óbidos.
Todos os direitos reservados.

Ver quantos acessos teve os artigos
32789354