AMIZADE SINCERA

AMIZADE SINCERA

Otávio Figueira.

A Escala Richter é um sistema de medição elaborado por Charles Richter e Beno Gutenberg utilizado para quantificar a intensidade dos terremotos conforme a sua manifestação na superfície terrestre. Seu limite, teoricamente, não existe, mas é comum a convenção de que não haja terremotos que ultrapassem o grau 10.

Essa escala surgiu para medir não tão somente a magnitude dos terremotos, mas também para comparar suas intensidades entre si, conferindo uma noção relativa da força de um abalo sísmico em relação a outro. Assim, tremores muito fracos possuem um grau menor e aqueles mais evidentes possuem uma graduação maior.

A Escala Richter, por definição, é uma escala logarítmica. Isso quer dizer, por exemplo, que um tremor de intensidade cinco é 10 vezes mais forte que um de escala quatro e, consequentemente, 100 vezes mais forte que um de nível três.

A meu sentir, no entanto, a mesma sistemática de escala de medição não pode ser aplicada em se tratando de amizade entre pessoas e famílias por entender ser uma análise bastante particular de cada indivíduo ou situação apresentada.

Em tempos passados a evidência de atitudes firmes, fortes e sinceras relacionadas entre pessoas impressionava bastante em que tudo se iniciava pelo empenho da palavra proclamada, no ato do evento sem quaisquer formalidades que carecesse da presença cartorial, por exemplo. Para tanto, porém, não se exigia assinar nota promissória, duplicata, rascunho ou quaisquer documentos para, ao fim e ao cabo, a negociação fosse cumprida em sua totalidade.

Com efeito, somente para ilustrar tal afirmativa, meu pai, Pedro  Xapury, necessitava comprar um terreno para edificar nossa casa. Família numerosa, grana curta, enfim, sem condições financeiras para satisfazer seu desejo. Seu vizinho e compadre João de Andrade Rego, sabendo de suas aspirações para sair do aluguel, propôs a ele a compra de um quinhão de terra para posterior quitação.

Entretanto, de pronto, para não falhar com sua palavra caso viesse a empenhar, não aceitou a oferta do seu compadre João Rego. Diante da negativa, sem o conhecimento de meu pai , seu João, demostrando uma grande amizade, comprou um terreno no nome do papai e, só depois de muito tempo, para não levar um fdp, o avisou  do feito.

Com o passar do tempo, contudo, o imóvel foi quitado e no ano de 1968, após o seu falecimento, o nosso irmão-pai Haroldo construiu nossa casa para, enfim, sairmos do aluguel como nosso pai tanto almejou.

Por outro lado, recentemente nossa família passou e passa  por momentos de provações em que diversas pessoas demostraram o seu apreço e consideração, cada um ao seu modo, e  como na letra da canção que contempla: “Uma boa amizade é mais forte do que a morte, mesmo longe da saudade vai ficando até mais forte...”, tudo nos remete para  uma profunda reflexão em que fica evidenciado, que uma amizade sincera não pode haver uma escala de prioridades e atendimentos e, sim, uma doação de algo como amor e carinho, que possa aplacar, confortar,  um momento de dor e de  incertezas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar