Entrevista com Aucimário Santos, Coordenador Geral da Festividade de Sant´Ana 2019

Entrevista com Aucimário Santos, Coordenador Geral da Festividade de Sant´Ana 2019

A Festividade de Senhora Sant´Ana de 2019, que acontecerá no período de 14 a 26 de julho de 2019, terá como Coordenador Geral o Advogado Aucimário Ribeiro dos Santos, que este ano, juntamente com sua equipe, aceitaram o desafio de coordenar a Festividade de Sant´Ana. Conversamos com Aucimário que nos falou sobre os preparativos para mais uma festividade. Veja a entrevista:

Obidos.Net.Br: Fale um pouco sobre seu projeto para a Festividade de Sant´Ana deste ano?

Aucimário: Este ano Eu e minha esposa Melinda Savino, fomos convidados a Coordenar a Festa maior dos Obidenses e para tanto, convidados alguns amigos a juntamente conosco organizamos a Festividade de Santana do ano de 2019. Assim, a coordenação geral da festividade encontra-se assim constituída: Aucimário Santos, Melinda Savino, Beto Bentes, Betânia Iudice, Roberto Romero, Francisca Gercilene Amaral, Maranon Rocha, Cristiane Souza, Pe. Davenir Andrade e Diácono Adalberto Santos. A Coordenação já vem trabalhando desde novembro de 2018, organizado tudo para que em julho todos os Obidenses e visitantes possam ter uma excelente festa. Dentro desta tônica podemos dizer que o principal projeto é de fazer com que a Festividade de Senhora Sant’Ana se realize com o brilho costumeiro e que se consiga evangelizar mais e mais.

Logicamente que de ano para ano se acrescentam inovações e melhorias para que se venha a alcançar as metas propostas e este ano não será diferente. Em nossas reuniões, a coordenação geral vem discutindo e elaborando algumas novidades a fim de se tornar cada vez mais participativa a festividade, um exemplo disso foi a escolha do tema central da festividade, que este ano foi escolhido pela comunidade através de votação.

O Círio Fluvial

Quanto ao Círio Fluvial, este ano continuaremos com a proposta de englobar as paróquias que fazem parte da Diocese de Óbidos, visto que Senhora Sant’Ana, também é a padroeira da Diocese. Desta forma, este ano o Círio Fluvial terá início na Paróquia Nossa Senhora da Saúde na cidade de Juruti. Durante o percurso da transladação que ocorrerá no dia 13 de julho, visitaremos as paróquias de São Sebastião, localizada na Vila de Tabatinga e Sagrado Coração de Jesus, na Vila de Juruti Velho – ambas no município de Juruti.

No dia 14 o Círio terá início da Cidade de Juruti, seguindo para a Comunidade Muratubinha (Nossa Senhora da Conceição), onde teremos missa e a imagem será colocada na balsa ornamentada, de onde partirá em direção a Óbidos. Nossa previsão é que por volta das 19:30/20:00 horas o Círio fluvial esteja em nosso Município. Após a chegada do Círio Fluvial de Senhora Sant’Ana, terá início o Círio Terrestre, seguindo em procissão até a Catedral de Sant’Ana.

Obidos.Net.Br: Haverá as peregrinações de Sant´Ana nas Capitais e em outras cidades, como nos anos anteriores?

Aucimário: A peregrinação de Santana será mantida, pois atende ao principal objetivo da festividade que é evangelizar e unir cada vez mais a comunidade Obidense residente fora de Óbidos. Porém, este ano teremos uma pequena alteração quanto ao início da peregrinação, ou seja, iremos começar a peregrinação de Sant’ana pela cidade de Manaus. O cronograma será o seguinte: a imagem peregrina de Sant’Ana seguirá dia 25 de abril para a capital do Amazonas onde permanecerá até o dia 25 de maio, quando seguirá para Belém. Na Capital dos paraenses peregrinará até o dia 15 de junho, quando segue pra o Estado do Amapá. Em Macapá permanecerá até o dia 22 de junho, quando retorna para Belém, onde continuará peregrinando até o dia 01 de julho. Dia 02 de julho segue para Santarém onde ficará até 09 de julho, momento no qual retornará para Óbidos.

Obidos.Net.Br: Geralmente a divulgação da Festividade de Sant´Ana é um pouco tardia. Este ano a programação vai sair com antecedência para divulgarmos?

Aucimário: Nós já estamos divulgando a festividade desde o início do ano. Este ano a Festividade de Sant’Ana, tem um perfil e uma FanPage no Facebook, que vem divulgando notícias sobre a festividade e colocando a comunidade por dentro dos acontecimentos da festividade. Também estamos divulgando nos sites ligados a nossa terra, notícias relativas aos eventos ligados a festividade, tais como enquete para escolha do tema da festividade; Almoço festivo de Sant’Ana; lançamento do cartaz da festividade, etc. Agora, quanto a programação da festividade, relativa às procissões, noitários etc. Essa só será divulgada com a revista da festividade que somente será divulgada em maio. Assim como a programação cultural que já esta toda fechada, porém só será integralmente divulgada com o folder da festividade, também em maio. Mas já se encontra em nossas redes sociais o convite para o show da dupla sertaneja católica Álvaro e Daniel que realizarão um grande show no dia 20 de julho. Aproveito, também para comunicar que a Banda Warilow que fez uma mega show no ano passado, show este até hoje comentado em Óbidos, este ano novamente irá nos brindar com um mega show no dia 19 de julho. Todos estão convidados.

Obidos.Net.Br:  O Cartaz da Festividade já está pronto?

Aucimário: Com certeza. O cartaz já está pronto e inclusive já está em Óbidos e será lançado dia 21 de abril, às 19 hs, na catedral de Sant’Ana, durante a missa da Pascoa.

Obidos.Net.Br: Como está a programação cultural para este ano, você pode adiantar alguma atração?

Aucimário: Este ano teremos uma festividade bastante curta, vez que serão somente 13 dias de festa, onde teremos somente um final de semana. Assim, tivemos que nos virar nos 30 para englobar todas as atividades que são realizadas dentro da festividade. Assim, teremos cavalgada, círio das crianças, caminha de fé com Sant’Ana, show de calouros mirim, Show Nacional, Show Regional, Artistas locais, Comidas gostosas etc. Tudo o que não pode faltar em uma Festividade de Sant’Ana. Iremos ter, também, algumas novidades que serão divulgadas no momento oportuno.

Obidos.Net.Br:  Como está a programação religiosa para este ano, o programa já está pronto?

Aucimário: Assim como a parte “profana”, a programação religiosa também já está toda pronta, visto que já foi montada toda a programação de processões missas etc. Assim, como a liturgia está toda sendo pensada para agradar ao mais fervoroso fiel. O programa, como afirmado alhures, será lançado no mês de junho e trará toda a programação litúrgica da festividade.

Obidos.Net.Br:  Como será o financiamento do evento? Já tem patrocínio?

Aucimário: Estamos correndo atrás como todo ano. Como se sabe a festividade depende de muitos patrocinadores que nos ajudam todo ano a realizar com êxito a Festa maior do povo católico Obidense e da diocese de Óbidos. Já temos alguns patrocínios certos e estamos correndo atrás de outros para que possamos arcar com os custos da festividade. Porém, toda ajuda é bem vinda e quem quiser ajudar nos agradecemos grandemente. Para doações, elas podem ser realizadas através de contato com a Coordenação Geral ou diretamente na conta nº 22.259-3, Agência 0256-9, do Banco do Brasil em nome da Festividade de Sant’Ana.

Obidos.Net.Br: Os Bingos no Cliper vão ter muitos prêmios?

Aucimário: Os bingos como sempre são muito prestigiados e um evento que agrega muito à festividade e como sempre deverão ter muitos prêmios, haja vista que a festividade sempre recebe muitas doações de nossos conterrâneos. Mas reforçamos, também o pedido por doações, tanto para o Bingo como para o leilão.

Obidos.Net.Br: Observamos que a quantidade de embarcações no Círio Fluvial a cada ano diminui. Vocês pretendem motivar os donos de embarcações para participar?

Aucimário: Na realidade, não observamos uma menor quantidade de embarcações, o que observamos é uma maior qualidade, posto que temos em nosso círio embarcações de grande porte tipo ferry boats, que nos últimos anos transportam inúmeras pessoas gratuitamente para prestigiarem o Círio. Desta forma entendemos que os círios são bastante prestigiados pela população, tanto os que acompanham nas embarcações como os que aguardam a chegada em terra. Mas desde já reforçamos o convite para a comunidade prestigiar o nosso Círio deste ano, pois teremos inovações e muitas novidades. Aliás, essa é uma tônica de nossas festividades, elas sempre inovam.

Obidos.Net.Br: E o leilão de Gado vai ter novidade?

Aucimário: Diz a máxima que “em time que está ganhando não se mexe”. No entanto, estamos estudando a possibilidade de informatizar o leilão. Porém, ainda não está nada definido, pois estamos sopesando os pros e os contras. Poderá ser uma novidade.

Obidos.Net.Br:   Que outras providências estão sendo tomadas no momento?

Aucimário: Como já informado acima, desde meados de novembro de 2018, estamos reunindo e tomando medidas a fim de que possamos realizar este ano uma bonita e participativa Festividade de Senhora Sant’Ana, assim estamos realizando muitos estudos e conversas com setores chaves a fim de se possa conseguir materializar tudo que se tem em mente. Inclusive a coordenação Geral no início do mês fez uma viagem para verificar in loco o percurso da transladação e do círio a fim de cronometrar e tomar medida para que tudo ocorra dentro da mais perfeita ordem e com a mais absoluta segurança. Logo, estamos correndo para equalizar e deixar tudo em ordem para que tenhamos, mais uma vez um Círio e Festividade de Sant´Ana, com o brilho de sempre ou até melhor.

Obidos.Net.Br: Suas considerações finais!

Aucimário: Gostaria de agradecer, inicialmente a Deus que nos presenteou com o dom da vida e a oportunidade de contribuir com nossa comunidade; ao Site Chupaosso, que é parceiro da Coordenação e sempre que solicitado nos presta importante auxílio e apoio. Agradecer todos os membros da Coordenação Geral que assumiram juntamente comigo e minha Esposa Melinda Savino o desafio de organizar a Festa maior dos Obidenses e da Diocese de Óbidos. Agradecer aos membros das demais coordenações, (cozinha, ornamentação, bar, Círio Fluvial, liturgia, Procissões, leilão, Bazar, etc.) que assumiram conosco o compromisso de materializar a Festividade de Senhora Sant’Ana 2019. Agradecer também a todos que vem nos auxiliando, seja com valores, seja com incentivo, etc. Nosso muito Obrigado! E nos colocamos a disposição para o que ocorrer, quem quiser nos ajudar de qualquer forma, com doações de prêmios, dinheiro, alimentos e agradecemos desde já.

Não poderia deixar de agradecer aos Padres Geraldo, Joaquim e Nilton, párocos das paróquias de Nossa Senhora da Saúde (Juruti), Sagrado Coração de Jesus (Juruti Velho) e São Sebastião (Tabatinga), respectivamente, pelo inestimável auxilio que tem nos dado, nosso muito obrigado.

Por João Canto

www.obidos.net.br - Fotos Cedidas por Aucimário Santos

 

 

Óbidos

Veja Mais...

Artigos

Veja Mais...

Eduardo Figueira. Uma foto, digamos assim, funciona como uma chave que abre o arquivo de nossas memórias. Lembranças que às vezes vêm de lampejos e vão...

Cultura

Veja Mais...

Na última sexta-feira, dia 01 de março de 2024, o auditório do CESUPA - Campus Alcindo Cacela II, foi palco do aguardado lançamento do livro...

Festas

Veja Mais...

Esporte

Veja Mais...

Neste domingo, dia 14, sob um céu chuvoso em Belém do Pará, o estádio Mangueirão foi o palco de uma batalha intensa entre os rivais Paysandu e Clube do...

Pra Você

Veja Mais...

Fotografias

Veja Mais...

As fotos postadas referem-se a postagem do artigo "ÓBIDOS: 326 Anos de História e Cultura", de João Canto.  

Este Quartelfoi projetado pela Comissão da Vila Militar da capital federal, sendo construído em terreno próprio, um pouco abaixo da Fortaleza de...

ÓBIDOS | Conheça a história da Praça Barão do Rio Branco - Antigo Largo da Cadeia, hoje Praça de Sant´Ana. CLIQUE AQUI

ÓBIDOS | Fotos do Balneário do Curuçambá, há 10km da cidade de Óbidos.

ÓBIDOS | No porto de Cima, em Óbidos, fica o monumento centenário, Cabeça do Padre, antigo local de captação de água. FOTOS...   View the embedded...