ÓBIDOS: Prefeitura divulga Nota sobre o risco da ocorrência de casos de doença de Haff

ÓBIDOS: Prefeitura divulga Nota sobre o risco da ocorrência de casos de doença de Haff

NOTA DE ALERTA EPIDEMIOLÓGICO

Assunto: Dispõe sobre o risco da ocorrência de casos de doença de Haff

Descrição:

A doença de Haff é caracterizada por sintomas de rabdomiólise (urina escura, fraqueza e dores musculares) associado ao consumo de pescados de água doce, devido a uma toxina que induza essa condição e, consequentemente, o desenvolvimento da doença.

Esta doença é considerada rara, porém houve um aumento no número de notificações no país.

O município de Óbidos, até o momento, registra 3 casos suspeitos e nenhum confirmado. Ressaltamos que os referidos casos seguem em processo de investigação epidemiológica e tão breve tenhamos um resultado, informaremos a população.

A doença de Haff não possui tratamento específico e diante do risco de ocorrência em nosso município a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, recomenda a não ingestão de pescado das espécies: pirapitinga (Piaractus brachypomus), tambaqui (Colossoma macropomum) e pacu (Piaractus mesopotamicus).

Conforme estudo feito pela Fiocruz, a toxina também está relacionada à crustáceos como o camarão, sendo indicada a cautela no consumo do mesmo.

A Vigilância em Saúde emite o presente alerta epidemiológico com o objetivo principal de avisar os profissionais de saúde da rede pública e privada quanto a identificação de notificação precoce, bem como o poder público municipal, quanto à necessidade de medidas preventivas cabíveis.

Orientamos a população que caso apresentem sintomas como: fraqueza, dor muscular, dor de cabeça, dormência, urina escura, iniciados de 2 a 12 horas após o consumo de peixe, que busque imediatamente atendimento médico.

Prefeitura de Óbidos

Comentários  

0 #1 Hugo Jr Ferrari 25-06-2022 09:48
Já não basta a covid agora essa doença do peixe chamado de rallf, qualquer sintoma a pessoa tem que procurar um posto de saúde ou um médico.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar