A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento – SEMAB, incentiva os produtores da agricultura familiar, assentados, comunidades quilombolas e tradicionais, no cultivo e manejo da agrobiodiversidade amazônica em suas propriedades, sobretudo, aquelas espécies que oferece e garante, segurança alimentar e renda complementar importante na economia da família.
Em geral, o açaí, andiroba, bacaba, buriti, cacau de várzea, caju, camu-camu, castanha da amazônia, copaíba, cumaru, cupuaçu, patauá, pupunha, taperebá, tucumá, uxi, entre outras espécies, compõem ou integram (em número reduzido de indivíduos) as unidades produtivas dos agricultores; mas, em muito dos casos, a produção não é devidamente valorizada e aproveitada para a nutrição e monetização.
Mas, diante da atual conjuntura da bioeconomia no Brasil e no mundo, assim como da alimentação saudável, cada uma dessas espécies da agrobiodiversidade amazônica, com propriedades benéficas comprovadas, vem cobrando destacada atenção pelas indústrias inovativas de alimentos, nutracêuticas, farmacêuticas, cosméticos e de energia. Por exemplo, o camu-camu (Myrciaria dubia) é uma frutífera arbustiva que produze frutos de rica concentração de ácido ascórbico (vitamina C) e antioxidantes; ativos naturais bem superior ao encontrado em outros frutos.
Nesse sentido é que a SEMAB está produzindo mudas da agrobiodiversidade amazônica, como forma de promover o aumento sustentável da área cultivada dessas espécies com potencial econômico (seja em áreas de várzea como em terra firme) e, consequentemente, a produção seja comercial para exportação e/ou industrialização. Na aquisição das sementes para produção das mudas, deve-se muito aos parceiros como: os próprios agricultores, a agroindústria Mondial Exportadora e a SEDAP.
Mais FOTOS clique na imagem.....
http://www.obidos.net.br/index.php/noticias/6017-semab-incentiva-o-cultivo-da-agrobiodiversidade-amazonica-com-potencial-economico#sigProId890f5c67ea
http://www.obidos.net.br/index.php/noticias/6017-semab-incentiva-o-cultivo-da-agrobiodiversidade-amazonica-com-potencial-economico#sigProId890f5c67ea
FONTE:Informações e fotos Semab