MUDANÇA DE HÁBITO, artigo de Otávio Figueira

MUDANÇA DE HÁBITO, artigo de Otávio Figueira

Otávio Figueira.

Embora já tenha sido tema de filme líder de bilheteria em 1993 com a atriz Whoopi Goldberg, no nosso cotidiano deparamos com situações análogas guardadas as devidas proporções.

No caso em tela descrevo hábitos em nossa cidade até então preservados em menor escala, é claro, haja vista o decorrer do tempo, avanço tecnológico e até mesmo a insegurança flutuante na cidade.

Refiro-me, pois, a tradicional residência do Sr. Guilherme e D. Ana Mendonça Sarrazin, situada na esquina da Trav. Oswaldo Cruz com Marcos Rodrigues de Souza, de tamanho médio, porém habitada até então por uma família numerosa.

Com efeito, era praxe após o jantar reunir familiares e amigos na imensa calçada para colocar assuntos em dia. Tal "formalidade", entretanto, remontou décadas.

Na residência da saudosa madrinha Francisca das Chagas (Chaguita), por exemplo, na praça de Sant'Ana, com a presença entre outros próceres, do meu inesquecível pai, Pedro Xapury, era rotina esses encontros em que vários assuntos faziam parte da agenda diária, inclusive política, em que decisões importantes para o desenvolvimento da cidade passavam, necessariamente, por esse bate papo.

Por outro lado, com o passar do tempo, descendentes viajaram, mudaram de residência, constituíram famílias, faleceram e a sobrevivência seguiu seu curso normal.

Recentemente, nossa grande amiga e vizinha, Maria, partiu e sua irmã, parceira e companheira, Tânia, mudou-se de lar deixando assim um vácuo de solidão e melancolia em um ambiente outrora bastante movimentado e que agora se encontra temporariamente fechado.

Portanto, em sua nova residência, Tânia tem procurado paulatinamente manter à tradição, pois não é à toa que esse exercício diário ficou conhecido entre amigos e frequentadores como "calçada da fama".

Galeria de Fotos...

www.obidos.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar