Ação de saúde itinerante atendeu a população da Comunidade Alema com consultas especializadas, exames, cirurgias e assistência social.
O Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus concluiu com êxito a sua 145ª Expedição de assistência à saúde na Amazônia. Realizada entre os dias 20 e 27 de agosto, a missão ancorou na Comunidade Alema, no município de Terra Santa (PA), alcançando a marca de 6.323 atendimentos e procedimentos gerais prestados à população ribeirinha.
Ao longo dos dias de atividades, a equipe médica e de voluntários ofereceu atendimento humanizado e estrutura hospitalar completa.
A expedição registrou 786 consultas médicas especializadas:
- Clínica Geral: 293 atendimentos
- Pediatria: 140 atendimentos
- Oftalmologia: 139 atendimentos
- Ginecologia: 115 atendimentos
- Cirurgia Geral: 76 consultas
- Anestesiologia: 23 consultas
Na área de saúde bucal, o setor odontológico somou 624 atendimentos, sendo 113 consultas de avaliação e 511 procedimentos clínicos e preventivos realizados.
A estrutura flutuante viabilizou a realização de 2.064 exames e diagnósticos:
- Exames Laboratóriais: 1.292
- Ultrassonografia: 247
- Exames Oftalmológicos: 220
- Raio-X: 132
- Mamografia: 118
- Eletrocardiograma: 55
No setor cirúrgico e de internação, foram executadas 56 cirurgias (24 de média e grande complexidade e 32 pequenos procedimentos), além de 29 internações hospitalares (22 cirúrgicas e 7 clínicas). No apoio farmacêutico e de enfermagem, realizaram-se 899 triagens e a entrega de 520 kits de medicação orientada. O total acumulado de exames gerais aplicados atingiu 2.477 procedimentos.
Além dos cuidados médicos e hospitalares, a missão desempenhou um papel social relevante na acolhida dos moradores da região:
Almoços servidos: 1.345 refeições oferecidas gratuitamente a pacientes e acompanhantes.
Total de Atendimentos de Saúde: 4.978 procedimentos médicos diretos.
A ação reafirma o compromisso do Barco Hospital em levar atendimento de saúde, dignidade e assistência humanitária às comunidades da Amazônia paraense.
FONTE: Sedcom/Diocese de Óbidos