Emater renovará convênio para apoio às cooperativas

Emater renovará convênio para apoio às cooperativas

Na terça-feira, dia 15 de janeiro, a diretoria executiva (Direx) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) fortaleceu a parceria com o Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) – PA, em reunião com o presidente, Ernandes Raiol, no escritório central, em Marituba, região metropolitana de Belém. Participaram ainda da reunião o presidente do Conselho de Administração do Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob) Central Amazônia, Carlos Edilson Santana, e a assessora da presidência da Emater Ana Lima.

As instituições renovarão o convênio por dois anos, prorrogáveis por mais dois. O objetivo é promover eventos, capacitações e consultorias de modo a aperfeiçoar o atendimento às cooperativas e associações da agricultura familiar no Pará. Existe o planejamento, também, da oferta de um Master Business Administration (MBA) em gestão de cooperativismo para técnicos da Emater a fim de qualificar, cada vez mais, a mão-de-obra extensionista no apoio à organização social no campo.

De acordo com o Raiol, hoje no Pará mais de 60 cooperativas são oficializadas como da agricultura familiar, muitas delas funcionando como “centrais de cooperativas”, o que facilita a administração e o acesso às políticas públicas. “A parceria com a Emater é fundamental para a OCB. Os benefícios são para o público das cooperativas, associações e pequenas e médias empresas rurais. O Cooperativismo, em parceria com o governo do estado, por meio da Emater, vai fazer um trabalho magnífico, na renovação de um convênio com bases melhores, em prol do desenvolvimento sustentável”, diz.

Para a presidente da Emater, Cleide Amorim, o momento é de estruturar o atendimento, a partir de qualificação e quantificação: “Nossa gestão é de parcerias. Cada público nosso demanda uma especificação, um amoldamento na assistência técnica e extensão rural. A parceria com a OCB valoriza e reconhece a organização social como uma das diretrizes da Emater”, afirma.

FONTE: Agência Pará

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar