Óbidos foi incluído no Mapa de Turismo Brasileiro

Óbidos foi incluído no Mapa de Turismo Brasileiro

O número de cidades da região oeste do Pará com potencial turístico apresentou mudança nos últimos três anos, conforme aponta um novo levantamento do Ministério do Turismo (MTur), divulgado em julho de 2016. O novo Mapa do Turismo Brasileiro, elevou de três em 2013 para oito em 2016, o número de cidades que grande potencial para o turismo, incluindo agora os municípios de Monte Alegre, Juruti, Óbidos, Alenquer e Prainha.

No levantamento divulgado no ano de 2013, estavam incluídos no Mapa do Turismo apenas os municípios de Santarém, Belterra e Oriximiná. De acordo com o Mtur, para a atualização do mapa na versão 2016, foram realizadas oficinas e reuniões em todos os estados. A validação do mapa também foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

Mapa

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo Brasileiro no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. A construção é feita em conjunto com os órgãos de turismo dos estados e municípios.

Os 65 municípios do Pará presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional.

O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúne características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Pelo mapa, Santarém aparece na categoria B. O município de Oriximiná compõe classificação C. A cidade de Belterra, D. Os novos municípios incluídos no mapa, como
Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Alenquer e Prainha possuem classificação D.

Pará

No Pará, o mapa ganhou novas cidades em sua composição, passando de 23 para 65 o número de municípios participantes nas seis regiões turísticas: Amazônia Atlântica (24 cidades); Tapajós (12); Xingú (8); Marajó (9); Belém (5) e Araguaia-Tocantins (7). Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

FONTE:G1/Santarém

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS