Óbidos ampliará a testagem para HIV e sífilis durante as ações da campanha ‘Dezembro Vermelho’

Óbidos ampliará a testagem para HIV e sífilis durante as ações da campanha ‘Dezembro Vermelho’

Campanha faz parte da estratégia nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras IST’s.

De 1° a 16 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizará a campanha “Dezembro Vermelho”.

Com o tema “Prevenir é sempre a melhor escolha”, a mobilização nacional busca conscientizar a população a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, pelo contato sexual sem o uso de preservativos com um parceiro infectado.

De acordo com a titular da Semsa, Ana Elza Tavares, a campanha, além de disponibilizar informações sobre a prevenção das IST’s, também oferecerá serviços que ajudam no diagnóstico precoce de doenças causadas por essas infecções.

“A campanha Dezembro Vermelho é uma forma de gerar grande mobilização na luta contra as IST’s, principalmente o HIV/AIDS. Nesse momento, queremos chamar a atenção para a prevenção e proteção dos direitos das pessoas infectadas, bem como, conscientizar a todos a respeito das infecções causadas pelo contato sexual sem proteção. Durante esse mês, vamos ter programações e ações voltadas a prevenção, educação em saúde, testagens, atualização de vacinas para todas a pessoas que procurarem o CTA e as nossas Unidade Básicas de Saúde”, destacou.

Um cronograma de ações estratégicas foi preparado para que a população tenha acesso aos serviços da campanha. As atividades iniciam na próxima quinta-feira (1°) com uma ação que será realizada na Praça José Veríssimo, no Centro da cidade, iniciando às 8h e encerrando às 13h.

Ação extra da campanha, vai disponibilizar profissionais para realizar em praça pública a educação em saúde sobre o “Dezembro Vermelho”, com ênfase na prevenção, detecção e diagnóstico de HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Além disso, será feita a distribuição de preservativos masculinos e femininos, testagem para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, atualização vacinal para Hepatite B, e verificação de PA e Glicemia.

Ao longo do período da campanha os serviços também estarão disponíveis nas UBS’s e no CTA, que fica anexo ao Hospital Municipal José Benito Priante.

Dezembro Vermelho

A campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs.

Como prevenção é importante observar o próprio corpo durante a higiene pessoal – o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial – e procurar o serviço de saúde ao perceber qualquer sinal ou sintoma. O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis, o HIV/Aids e as hepatites virais B e C. As UBS’s disponibilizam gratuitamente preservativos masculinos e femininos.

Importância do Sexo Seguro

Geralmente, o termo “sexo seguro” é associado ao uso exclusivo de preservativos, por mais que essa seja uma estratégia fundamental a ser sempre estimulada, possui limitações. Assim, outras medidas de prevenção são importantes para uma prática sexual segura, dentre elas:

Imunizar-se contra hepatite A (HAV), hepatite B (HBV) e HPV;

Discutir com a parceria sobre a testagem para HIV e outras ISTs;

Testar-se regularmente para HIV e outras ISTs;

Realizar exame preventivo de câncer de colo do útero (colpocitologia oncótica);

Realizar Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), quando indicado;

Realizar Profilaxia Pós-Exposição (PEP), quando indicado;

Conhecer e ter acesso à anticoncepção e concepção.

Fonte: Comunicação/Pmo

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar