Vítimas de escalpelamento poderão ter prioridade no programa habitacional "Sua Casa"

Vítimas de escalpelamento poderão ter prioridade no programa habitacional "Sua Casa"

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou a inclusão das vítimas de escalpelamento no programa habitacional “Sua Casa”. Esse programa, criado pelo Governo do Pará e administrado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), auxilia famílias em situação de vulnerabilidade a construir, reconstruir e obter habitações dignas. A proposta apresentada pelo deputado estadual Carlos Bordalo, foi aceita pelos parlamentares presentes e aguarda a sanção do Poder Executivo estadual.

A busca iniciativa oferece prioridade às famílias das vítimas de escalpelamento, especialmente se a vítima for menor de idade. Atualmente, o programa já prioriza diversas categorias, como famílias vítimas de sinistros, em condições habitacionais precárias, em situação de vulnerabilidade social, chefiadas por mulheres, pessoas com deficiência, idosos, com menor renda familiar, e residentes em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O presidente da Cohab, Luís André Guedes, enfatiza que essa expansão é crucial para melhorar as condições habitacionais das famílias, especialmente aquelas que vivem em regiões ribeirinhas e possuem baixa renda. O deputado Bordalo justifica o projeto ao destacar a necessidade de fornecer apoio diferenciado às vítimas de escalpelamento, que frequentemente ocorrem em áreas com habitações precárias.

O "Sua Casa" visa melhorar a qualidade de vida da população por meio da construção, ampliação, melhoria ou adaptação de habitações, fornecido auxílio para aquisição de materiais de construção e pagamento de mão de obra. O valor máximo concedido é de R$ 21 mil. Desde 2019, o programa já beneficiou mais de 200 mil pessoas em mais de 130 municípios paraenses, totalizando mais de 40 mil residências construídas, reconstruídas ou ampliadas. A Cohab investiu mais de R$ 350 milhões para melhorar os índices habitacionais do estado.

www.obidos.net.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar